Consultoria Para Padaria

A Consultoria para Padaria pode te ajudar a resolver esses 4 desafios sem dificuldade alguma!

O setor alimentício vem se tornando cada vez mais concorrido em decorrência do próprio mercado, com clientes cada vez mais exigindo qualidade nos produtos e com a ampliação de serviços oferecidos nessa área. Em consequência, a consultoria para padaria é uma atividade que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Merece atenção o fato de que nos últimos tempos, está havendo um crescente aumento no número de padarias, reduzindo inclusive a distância física entre elas. Dessa maneira, para que um empresário obtenha sucesso, é preciso que ele vá em busca de diferenciais para se destacar entre os concorrentes.

Esses diferenciais podem ser observados na quantidade de serviços e produtos oferecidos, como café da manhã, almoço, produtos para festas, ampliação de espaço para instalação de outros ambientes e a oferta de produtos que antes não eram encontrados nesse tipo de estabelecimento.

Consultoria para padaria: atendendo as principais necessidades

Um dos pontos essenciais para o sucesso de uma padaria é o atendimento. Em segundo lugar podemos estabelecer a qualidade dos produtos e a implementação de boas práticas de higiene e manipulação.

Com a consultoria para padaria, o empresário pode ter completa assessoria para cuidar desses desafios, garantindo o melhor treinamento para os funcionários, bem como a fidelização de clientes.

É necessário entender que não basta apenas que a padaria ofereça instalações excelentes ou equipamentos modernos. Mesmo com matéria prima de qualidade, é essencial que o estabelecimento tenha uma equipe treinada e qualificada para as exigências de um trabalho desse tipo.

A consultoria para padaria também oferece treinamento para as exigências legais, principalmente aquelas relacionadas com a vigilância sanitária. Assim, por exemplo, a padaria tem como obrigação apresentar o rótulo em todos os produtos ali produzidos, de implementação de boas práticas de fabricação e de possuir, no seu quadro de pessoal, um responsável técnico, além das exigências com relação à sua estrutura física.

Para que uma padaria consiga se manter entre os concorrentes, dessa maneira, um consultor de alimentos ou um nutricionista podem oferecer um grande diferencial, prevenindo uma série de problemas e oferecendo produtos com qualidade certificada.

Desafios que podem ser vencidos com a consultoria para padaria

A maior parte das pessoas não costuma se preocupar com relação à forma como os alimentos são produzidos ou comercializados. No entanto, prestam atenção ao ambiente, ao layout e à aparência dos produtos.

Atualmente, com a grande concorrência entre estabelecimentos comerciais, principalmente quando falamos em panificadoras, devemos analisar que todos os fatores influenciam. Um cliente que compra qualquer produto somente pela aparência da padaria, mais tarde irá perceber as diferenças no sabor do alimento que adquiriu.

Como todos os fatores influenciam, é importante destacar os principais desafios que uma consultoria para padaria pode ajudar a resolver:

1.    Layout das vitrines

Uma vitrine com layout diferenciado possibilita valorizar os produtos ali expostos. O termo utilizado atualmente para essa técnica é vitrinismo, um método que permite aumentar as vendas, fidelizando maior número de clientes e trazendo maior lucratividade para a padaria.

Podemos considerar que a vitrine é o principal ponto de ligação entre a padaria e o cliente e, dessa forma, é necessário que ela esteja de acordo com todo o layout da empresa.

Com a consultoria para padaria, o empresário terá melhor conhecimento sobre a exposição de produtos, a atenção com seu público-alvo, fatores como iluminação e disposição dos alimentos vendidos, entre outros detalhes.

O empresário deve entender que a vitrina não mostra estoque, mas sim produtos que mais despertam o paladar dos clientes. A decoração de uma vitrine deve se ligar, portanto, na experiência visual do cliente.

Além disso, o empresário deve providenciar periodicamente mudanças em sua vitrine, de forma que o cliente possa perceber visualmente detalhes que o levem a uma nova experiência de compra.

2.    Qualidade dos produtos oferecidos

O setor de panificação vem crescendo em ritmo mais acelerado do que outros setores econômicos nos últimos anos. Segundo a Abip – Associação Brasileira da Indústria da Panificação, esse setor foi responsável pelo crescimento de 2,8% no número de empregos, representando, em números atuais, mais de 21 mil empregados contratados diretamente, enquanto que o número total de pessoas trabalhando em panificação está em mais de 800 mil empregos diretos e mais de 1,8 milhão indiretos.

A consultoria para padaria, dessa forma, permite que o empresário possa investir ainda mais na profissionalização de sua equipe de trabalho, oferecendo constantes treinamentos e novas tecnologias para o setor.

3.    Gerenciamento de desperdícios

Um dos fatores que mais provoca redução de custos no setor de panificação é o desperdício. A economia em matérias primas vai permitir maior lucratividade e tudo deve começar com a escolha dos produtos para confecção dos alimentos.

É necessário dar atenção ainda à forma como as matérias primas são trabalhadas e como a padaria organiza sua confecção e apresentação ao público, evitando qualquer tipo de perda.

A consultoria para padaria permite que o empresário conheça melhor as situações em que os produtos podem ser desperdiçados e as formas como pode contê-lo e reduzi-lo. Um consultor também poderá oferecer novas técnicas de congelamento, apresentando as vantagens que isso pode oferecer ao empreendimento.

4.    Aplicação das normas técnicas

O último desafio que o empresário pode enfrentar sem qualquer problema em uma consultoria para padaria é a aplicação das normas técnicas. As normas são regras implementadas pelos órgãos fiscalizadores, apresentando as características de cada produto e suas necessidades, com a forma como devem ser manipulados.

Com a aplicação das normas técnicas, a padaria poderá ter melhor ordenação das atividades realizadas e com a obtenção de resultados padronizados, conseguindo rotatividade maior para seus produtos e garantindo redução de desperdícios.

As normas técnicas devem ser utilizadas na racionalização de processos, na eliminação de desperdício de tempo, matéria prima e mão de obra e ainda para oferecer melhor qualidade nos produtos comercializados pelas padarias.

Com a aplicação correta das normas técnicas o empresário, em consequência, irá conseguir aumento das vendas e melhorar a imagem de sua empresa diante dos clientes e dos concorrentes.

Contratar uma consultoria para padaria, portanto, é uma forma de alavancar os negócios e obter maior produtividade e lucratividade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca!

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *