Acredite O Planejamento Gestao Estrategica E Mentalidade Adaptavel E Importante

A importância do Planejamento – Mentalidade – Gestão

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Uma das principais funções administrativas, o Planejamento, o “P” do PODC ( Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), como função é fundamental para as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, é a dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais.

As organizações nascem com propósitos às vezes não tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungadas com o mercado, e isto é que na maioria das vezes leva uma organização a uma morte prematura.

O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização, aos seus propósitos futuros.

A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, isto é sonho, sonhar é bom, mas até mesmo sonhos para se tornar realidade devem estar atrelados a possibilidades verdadeiramente possíveis.

planejamento-estrategico- Roca-Contabil

Imaginar aonde vamos estar em um determinado tempo é um exercício interessante, pois por meio disto é que vamos construir possibilidades, e estas possibilidades é que são a tentativa de perpetuação, ou melhor, a tentativa de uma duração mais longa para a nossa empresa.

“Mentalidades são fundamentais para se ter sucesso”

Para se ter uma ideia, segundo dados do Sebrae, 80% das empresas fecham nos primeiros 5 anos de vida. E das que restam, 80% fecham com 10 anos de vida.

Isso significa que, a cada 20 empresas, 19 fecham sem ficarem abertas por muito tempo, e isso acontece por vários motivos. Entretanto, o que predomina, é a falta de preparação psicológica do empreendedor. “A mentalidade adequada”.

Aprender técnicas é importante, porém, eu acredito que aquele que entende de mentalidades, negócios e comunicação, tem uma capacidade maior de adaptação sobre qualquer mudança de mercado.

O fato é que, aquele que entende de princípios de marketing, comunicação e negócios, consegue traçar estratégias de crescimento constante e que irão funcionar a longo prazo.

Por que a Gestão é tão importante para o seu negócio?

A Gestão proporciona uma visão geral do negócio

Construir um grande negócio é uma tarefa que exige muita dedicação, inteligência e, claro, capacidade de gestão. Sem que o empreendedor saiba gerenciar a empresa, as chances de um pequeno problema se transformar em catástrofe rapidamente aumentam à medida em que a empresa cresce.

Gestão Empresarial Roca Contabil

A gestão eficiente, aquela que é bem feita integrando todos os setores da empresa, é capaz de oferecer uma visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. Com essas informações, as pessoas capazes de tomar decisões dentro da empresa podem equilibrar o negócio e fazer com que ele retome o crescimento.

 

A Gestão é o alicerce para o planejamento seguro

A gestão também impacta no planejamento da empresa. Ainda que seja natural que um empreendimento tome alguns riscos para continuar crescendo, esses riscos podem ser medidos, bem como evitados ou prevenidos, de acordo com a maneira com que a gestão influencia o planejamento da empresa.

A maneira como você compra matéria-prima de fornecedores, contrata serviços ou planeja o lançamento de um novo produto em um novo mercado é afetado pela forma como você toca o seu negócio. Isso não representa apenas boas decisões, mas desde a administração do fluxo de caixa até as pessoas que você escolher contratar. Todo esse plano passa diretamente pela gestão da empresa.

A Gestão permite focar na eficiência e lucratividade

Nenhum dado da sua empresa será tão afetado por uma boa gestão do que aquele que diz respeito à eficiência do negócio. O motivo é simples: gerenciar uma empresa não significa apenas criar maneiras de vender mais, mas também de gastar menos e conseguir melhores resultados com os mesmo recursos.

a-relevancia-da-gestao-empresarial-Roca Contabilidade

E neste contexto uma boa gestão impacta de forma positiva em todos os pontos. Através dela é possível criar metodologias de trabalho capazes de aumentar sua lucratividade via redução de custos, melhor aproveitamento do tempo e de recursos. Ou seja, uma boa gestão fará sua empresa mais lucrativa sem que você precise investir muito. Ela também aponta o caminho para investimentos quando estes forem exigidos.

Sustentabilidade da empresa

A sobrevivência de um negócio e a consequente transformação dele em um sucesso é completamente baseado em uma boa gestão. Mesmo ótimos produtos irão sucumbir ao fracasso se não houver uma base sólida de gerenciamento dos gastos, lucros e investimentos. Para isso o empreendedor deve tirar proveito do que a tecnologia pode oferecer em se tratando de ferramentas de gestão, mas também procurar por pessoas e parceiros capazes de ajudá-lo a desenvolver o negócio. Caso contrário, as chances da empresa existir no futuro serão muito pequenas.

Fontes:

Blog Geração de Valor

Guia meu Negocio Online

Administradores.com.br

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *