Abrir Uma Padaria Gourmet

Conheça o segredo das padarias que fazem o maior sucesso entre os consumidores hoje no Brasil!

O setor de panificação está aumentando cada dia mais e hoje representa um dos seis maiores segmentos industriais do Brasil. Este é um dado muito relevante a ser considerado pelo empreendedor que quer abrir uma padaria gourmet.

É possível notar ainda algumas mudanças nessa área. O aumento da tecnologia e também de variedade de serviços não é só uma estratégia para superar os varejistas alimentícios, mas também para ganhar destaque no cenário industrial gastronômico.

As padarias estão se reinventando para vencer a concorrência, e assim têm conseguido atender as necessidades dos clientes, principalmente aqueles mais exigentes.

Quem optar hoje em empreender neste nicho, você deve mesmo considerar abrir uma padaria gourmet. Ao longo deste post você entenderá o motivo desta afirmação.

No Brasil, a receita do famoso pão francês, alimento importante na alimentação dos brasileiros, chegou em meados de 1835, no Rio de Janeiro, dando início ao surgimento das padarias.

É difícil sentir o cheiro de um pãozinho quentinho e fresquinho, recém saído do forno,  e não se sentir impelido a entrar em uma padaria, certo? Mas, afinal, quais os segredos das padarias que fazem tanto sucesso com os consumidores?

O que significa o termo Gourmet?

Segundo o site conceito.de – A palavra Gourmet é de origem francesa e na sua tradução pode significar também Gastrônomo, ou seja, uma pessoa que conhece e aprecia a alta gastronomia com seus pratos e sabores mais requintados.

Quando empregamos o termo Gourmet como “adjetivo”, estamos qualificando receitas  de preparos mais refinados. Logo, o termo gourmet é totalmente associado ao mais elevado grau da gastronomia. Sendo assim, o que determina se um prato pode ou não ser considerado gourmet é a qualidade dos ingredientes e a forma de sua preparação.

O conceito de gourmet já não é considerado mais algo exclusivo de restaurantes finos e tem se inserido em outros nichos alimentícios. Isso tem levado muitos empreendedores da panificação à investirem pesado para abrir uma padaria gourmet.

Abrir uma Padaria Gourmet?

Sim, abrir uma padaria gourmet!  Este tipo de estabelecimento é um conceito novo no segmento, e que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira. A idéia é recente e foi trazida de outros países com tradições gastronômicas reconhecidas mundialmente. Portanto, tem um potencial de crescimento e sustentabilidade enorme diante do cenário econômico empreendedor de nosso país.

Importante: “É só você observar, apesar da crise financeira, bares, restaurantes, praças de alimentação e padarias estão sempre lotadas de consumidores!”

O que difere uma padaria gourmet de uma padaria tradicional?

As características mais marcantes e importantes de uma padaria gourmet  estão em dois quesitos imprescindíveis em um cenário gourmet, isto é, na qualidade e no requinte do preparo de suas iguarias. A qualidade e o requinte são percebidos em tudo que envolve o ambiente, isto é, desde o preparo dos produtos com muito esmero, até o atendimento personalizado e diferenciado. Tudo em uma padaria gourmet é especialmente pensado para atender as necessidades de apreciação gastronômica do cliente.

Um exemplo disso está no preparo do pão. Ao contrário das padarias tradicionais, a fermentação da massa é feita em um processo natural, decorrente de leveduras presente no ambiente e não induzida por elementos químicos. Isso faz com que os produtos levem mais tempo para ficar prontos, porém,  é aí que está o caráter artesanal requintado do preparo.

Os produtos raros, produzidos com requintes artesanais em sua forma e sabor ganham o gosto dos clientes que apreciam sabores novos e que buscam novidades gastronômicas à todo instante. Essas características devem ser muito estudadas e inseridas no plano de negócios de quem deseja abrir uma padaria gourmet.

O segredo do sucesso das Padarias Gourmet

Além da qualidade e do requinte no preparo de cada receita, que são os quesitos mais importantes em uma padaria gourmet, há também alguns outros fatores que as tornam ainda mais atraentes e especiais, e que garantem o sucesso deste tipo de empreendimento.

As padarias gourmet têm uma produção limitada, já que seus produtos têm um modo de preparo mais rigoroso e refinado, conferindo assim um posicionamento de estiloPremium, agregando mais valor a cada produto.

Outro grande diferencial é que elas trabalham com opções para o café da manhã, almoço, jantar e até mesmo a “ceia” da madrugada para aquele lanchinho básico pós “balada” ou um belo “caldo gourmet” durante o inverno para os amantes da noite, pois muitas funcionam 24 horas por dia, deixando claro que o cliente pode ter a comodidade de encontrar aquilo que ele quer na hora que desejar.

Os cardápios são extensos e a variedade de escolhas gigantescas. Nessas padarias você tem garantia de:

  • Comodidade;
  • Praticidade;
  • Um ambiente aconchegante;
  • Bom atendimento;
  • Equipamentos de qualidade.

Espaço

Uma padaria gourmet é muito valorizada também pelo tipo de ambiente que proporciona aos seus frequentadores. Nela você identifica um estilo clássico, com móveis planejados e equipamentos modernos.

É um lugar ideal para um bate papo com os amigos, e muitas já são utilizadas também para reuniões em qualquer dia da semana, nos horários mais variados, por muitos homens e mulheres de negócios. Realmente o ambiente de uma padaria gourmet é um dos maiores fatores de sucesso entre os consumidores. Invista mesmo em um ambiente requintado ao considerar abrir uma padaria gourmet.

Conclusão

Sabendo de tudo isso, você empreendedor, que quer abrir uma padaria gourmet, entendeu o por quê deste tipo de estabelecimento ser um verdadeiro sucesso de frequência e vendas entre 10 em cada 10 consumidores que apreciam requinte e qualidade quando o assunto é gastronomia?

É um setor que só tem a crescer, por isso quem entra para esse meio precisa estar atento às novidades e tendências do segmento..

O que se destaca ainda nessas padarias é a parte operacional, pois os estabelecimentos investem em uma excelente equipe de trabalho, bem preparada para oferecer os produtos diferenciados e agradar até mesmo os mais difíceis perfis de clientes.

Padarias gourmet… uma novidade que agrada e que veio para ficar!

Muito sucesso ao abrir uma padaria gourmet!

Alguma dúvida em relação à este assunto? Poste-os nos comentários!

Até muito breve!

Leia também: A importância da Contabilidade para Padarias Gourmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *