Benefícios Do Simples Nacional Para Startups

Benefícios do simples nacional para startups: conheça todos eles!

O conhecido Simples Nacional, ou Super Simples, é um regime tributário voltado especialmente a micro e pequenas empresas. De uma forma simplificada, ele irá englobar os tributos dos Estados, do Distrito Federal, da União, e dos municípios. Por isso, é imprescindível que você conheça as vantagens e benefícios do Simples nacional para startups.

Se você começou sua startup agora, tem uma micro ou pequena empresa, e tem dúvidas sobre a tributação, não se preocupe. Vamos te informar os benefícios que você terá com o simples nacional para startups, e ainda te auxiliar a entender melhor como você efetuará seu pagamento de impostos nesse regime tributário.

Os benefícios do simples nacional para startups

O simples nacional para startups é opcional, mas não deixa de ser o mais eficiente regime tributário a ser utilizado por micro e pequenas empresas. Ele é um sistema bem mais prático que os demais sistemas tributários, por conseguir arrecadar diversos tributos mensalmente de forma mais prática para essas empresas, como:

  • IRPJ;
  • IPI;
  • CSLL;
  • COFINS;
  • PIS;
  • INSS;
  • ICMS;
  • ISS.

Há certas exceções na arrecadação desses tributos, e muitas vezes o recolhimento será feito de forma distinta, de acordo com a atividade e valor de receita recebida. Porém, mesmo com certos recolhimentos particulares externos ao simples nacional, esse sistema ainda é o mais simples de arrecadação para empresas pequenas e microempresas.

Vantagens do simples nacional para startups

Há diversas vantagens com o simples nacional para startups, algumas sendo certas para todas que optarem pelo regime, enquanto outras não necessariamente sendo aplicáveis para certas empresas.

  1. Possibilidade de menor tributação

Certas empresas conseguirão, nesse regime tributário, reduzir quantias destinadas para os tributos, principalmente se compararmos a outros regimes tributários como o lucro real e lucro presumido.

  1. Atendimento tributário simplificado

A simplificação do pagamento dos mais diversos tributos, e a facilidade de atender às legislações previdenciária, trabalhista e tributária, são algumas das vantagens mais bem vistas do simples nacional.

  1. Tributar conforme receber as vendas

Uma espécie de regime de caixa também é disponível para certos casos, onde se possibilita o pagamento dos tributos e receitas à medida que as vendas são recebidas, facilitando para diversas lojas o pagamento de tributos fracionado.

  1. Possibilidade de participação de consórcios

Com o sistema de Sociedade de Propósito Específico (SPE) um estabelecimento em sistema de tributação simples nacional poderá participar dos chamados consórcios simples, que permitem a venda e compra de serviços e produtos para facilitar o crescimento do negócio.

  1. Benefícios extras

No sistema de tributação simples nacional, há regras específicas para protesto de títulos, com a redução das taxas disponíveis, e pagamento via cheque.

‎No geral, há uma incrível conveniência para todas as empresas que optam pelo sistema do simples nacional. Além da possibilidade de economia dos impostos, a facilitação de pagamento desses tributos é uma das principais vantagens, visto que o tempo que normalmente se gasta para se pagar a tributação em outros regimes é bem maior e o processo é mais burocrático.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca. Será um prazer te ajudar.

Aproveite e confira 6 casos de sucesso sobre startups brasileiras.

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *