Montar Uma Empresa

Como montar uma empresa – 4 cases de sucesso para você se inspirar!

Se você está pretendendo montar uma empresa, é interessante conhecer alguns cases de sucesso para se inspirar. Um case de sucesso é a forma como podemos abordar a trajetória de uma empresa, onde podem ser mostrados os obstáculos e como eles foram superados a partir da implementação de estratégias adequadas.

Para montar uma empresa, não precisamos pensar em ideias inéditas, mesmo que seu objetivo seja bastante específico. Normalmente, os obstáculos e dificuldades são praticamente os mesmos para qualquer empreendedor iniciante.

Assim, quando encontramos uma empresa que conseguiu sucesso em seu ramo de atuação, devemos buscar conhecer o que os empresários fizeram para chegar ao topo e usar o seu exemplo como modelo para conseguirmos o mesmo intento.

Você tem o que é preciso para montar uma empresa?

Montar uma empresa não é uma tarefa das mais simples. Além da burocracia que precisamos enfrentar, principalmente junto aos órgãos responsáveis pela legalização de um empreendimento, ainda temos que superar outros desafios, como, por exemplo, a elaboração de um plano estratégico, a busca do melhor local para a empresa, a contratação de uma equipe capacitada para os objetivos empresariais e a divulgação, com estratégias de marketing adequadas, entre outros.

Os cases de sucesso de empresas que conseguiram superar esses desafios são inspiradores e podem ajudar o empresário que pretende montar uma empresa. Certamente, cada empresa possui uma história toda própria, da mesma forma que as pessoas. No caso de um empreendimento, a história da empresa vai refletir o conhecimento do empreendedor e sua trajetória.

Como cada pessoa tem uma forma diferente de agir e de enfrentar desafios, também encontramos nas empresas situações semelhantes, em que os obstáculos foram superados graças ao conhecimento e à capacitação dos profissionais nela envolvidos.

Devemos lembrar que os desafios enfrentados devem se transformar na motivação para que sejam superados e que as soluções sejam encontradas. E, nesse caso, os cases de sucesso servem como um parâmetro para que o empreendedor possa encontrar a melhor solução para o seu próprio problema.

Veja alguns cases de sucesso e tenha inspiração para montar uma empresa:

 

  • Cacau Show

 

Aos 14 anos, Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, começou a revender chocolates. Conseguindo sucesso com sua atividade, em 1988 descobriu que seu fornecedor não iria suprir sua demanda.

Para não perder vendas, Alexandre comprou toda a matéria prima para a confecção de ovos e buscou um cozinheiro com experiência para ajudá-lo. Conseguiu uma cozinheira que acabou se tornando sua primeira funcionária. Com o resultado alcançado, o empresário começou uma pequena loja no bairro da Casa Verde, em São Paulo, que foi o início da rede Cacau Show.

Em 1992, começou a produzir panetones, ao mesmo tempo em que investiu em novos pontos de venda, com pequenos quiosques em feiras de Natal, e em um novo mix de produtos, com salgados e sucos para variar o cardápio.

Hoje a Cacau Show é um verdadeiro sucesso, ensinando o empreendedor que quer montar uma empresa a acreditar no que faz e a observar as oportunidades que o mercado oferece.

 

  • China in Box

 

Robinson Silva, o fundador da China in Box, é formado em odontologia e trabalhava como dentista antes de se tornar um empreendedor. Depois de retornar de uma viagem aos Estados Unidos, onde trabalhou em um restaurante chinês, descobriu que grande parte dos clientes fazia os pedidos por telefone e, assim, resolveu lançar um modelo de negócio semelhante ao que conheceu na viagem.

Dessa forma, criou a China in Box, um serviço que, basicamente, consiste no delivery de comida chinesa. Mesmo sendo um modelo de empresa bastante comum, a China in Box já atua há mais de 20 anos e exigiu muita persistência nos primeiros anos.

Atualmente a China in Box é uma franqueadora, possuindo mais de 150 unidades em todo o Brasil, tendo se tornado uma empresa bem consolidada.

 

  • Natura

 

A Natura surgiu no final da década de 1960 através de Jean-Pierre Berjeaut e Antonio Luiz da Cunha Seabra, que começaram a vender cosméticos e produtos de beleza produzidos a partir de composições naturais de alta qualidade.

No início, os produtos da Natura começaram a ser vendidos de porta em porta, criando um novo segmento de atuação: a consultoria. Através desse sistema, o consultor tem contato direto com o cliente, ajudando a encontrar o que procura para melhorar sua própria aparência.

Hoje, a Natura conta com mais de 250 mil consultores em todo o Brasil, vendendo cosméticos diretamente ao consumidor em mais de 4.500 municípios. Com o tempo, a Natura passou por uma reformulação da marca que impressiona pela estratégia e qualidade.

 

  • Coco Chanel

 

Não podemos deixar de comentar uma marca já mais antiga e conhecida no mundo todo. Coco Chanel foi uma francesa, nascida em 1883 e que se tornou a fundadora da marca Chanel S/A, sendo a única estilista a figurar entre os 100 nomes mais importantes da história.

Coco Chanel foi abandonada pelos pais e criada em um orfanato até os 18 anos, dividindo seu tempo entre o trabalho de costura e o canto, sem nunca se conformar com os padrões então impostos ao sexo feminino.

Com um pensamento muito à frente do seu tempo e dona de uma personalidade marcante, Coco se tornou responsável pela quebra de padrões dentro do mundo da moda, como o uso de calças femininas, revolucionando o estilo de sua geração.

Sua dedicação e bom gosto fizeram com que seu trabalho fosse reconhecido no mundo todo, admirado e divulgado por celebridades e, entre as lições que deixou aos empreendedores, está a importância de se ter coragem para quebrar regras e padrões, assumindo na própria vida o papel de protagonista e responsável pela construção do próprio futuro.

Os cases de sucesso são muitos em nossa história e devem servir como inspiração para montar uma empresa. Para o empreendedor que se mune de persistência e coragem, qualquer momento é o momento certo para começar um novo negócio e conseguir bons resultados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca!

Curta nossa página do Facebook @rocacontabil

Nós podemos te ajudar a abrir sua empresa.

Somos um escritório contábil especializado em contabilidade para abertura de empresas no Morumbi, em São Paulo.

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *