IMPOSTOS DE UMA PADARIA

COMO REDUZIR IMPOSTOS DE UMA PADARIA

Quando o assunto é a redução de impostos, todo empreendedor ou empresário se interessa pelo assunto. Mas e quando falamos de como reduzir impostos de uma padaria?

Na hora de trabalhar na redução de impostos de uma padaria, precisamos ter em mente que existe uma única forma de como fazer isso: a elisão fiscal.

A elisão fiscal nada mais é que um conjunto de medidas lícitas, que podem ser adotadas pelo contribuinte, a fim de reduzir o valor destinado a impostos.

E esse é um dos trabalhos mais importantes do contador dentro de uma empresa, embora não seja tudo que esse profissional é capaz de fazer dentro do seu negócio.

ELISÃO FISCAL: COMO FAZER?

O primeiro passo para realizar a elisão fiscal é entender como ela funciona.

O contador irá explorar brechas nas leis, que permitem que o empresário pague somente os impostos necessários. Apesar de parecer ilegal, é importante destacar que esse tipo de serviço segue os padrões da lei e não causa absolutamente nenhuma complicação com o fisco.

O método ilegal e criminoso é a sonegação fiscal, que difere muito do processo de elisão. Ao sonegar impostos, o empresário mascara aquilo que foi ou não pago pela sua empresa, a fim de reduzir os custos. O problema é que a Receita Federal possui tecnologia de ponta, capaz de cruzar informações em tempo real e verificar a veracidade daquilo que é declarado. Isso traz sérias consequências para a empresa e para os responsáveis.

Portanto, sonegar impostos deve estar fora de cogitação. Se você possui uma padaria e deseja pagar menos impostos através da elisão fiscal, deverá começar com o Planejamento Tributário.

COMO REDUZIR OS IMPOSTOS DE UMA PADARIA COM O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Quando o empreendedor começa o seu negócio sem o auxílio de um contador, é comum surgirem dúvidas com relação aos impostos a serem pagos. E, na maioria das vezes, também acontece de a empresa pagar mais impostos que o necessário, justamente porque o empresário não possui conhecimentos suficientes sobre o que diz respeito à contabilidade e tributação.

Apesar das funções contábeis serem bastante bem-definidas e possíveis de serem aplicadas em empresas de qualquer segmento, é preciso estudar a fundo as questões tributárias de cada segmento, devido às suas peculiaridades.

Indo além, se o empreendedor quiser reduzir os impostos de uma padaria, deverá:

  • Conhecer a fundo a legislação e as peculiaridades contábeis da sua padaria; ou
  • Efetuar a contratação de um contador especializado.

A segunda opção é mais recomendada porque, até para o contador, é simplesmente impossível memorizar todas as leis, artigos e possibilidades para economizar com os impostos.

O contador irá garantir que a sua empresa esteja enquadrada no regime tributário ideal, se é possível realizar alguma mudança e se existem gastos que podem ser reduzidos, de acordo com a sua necessidade e impacto na experiência dos clientes e dos funcionários.

Com isso, os recursos financeiros podem ser direcionados para áreas que realmente precisam deles, possibilitando uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva, a fim de garantir que os resultados desejados serão obtidos.

O Planejamento Tributário, quando realizado de forma correta, será adequado à realidade do seu negócio e levantará aquilo que deverá ser pago de forma obrigatória pela sua empresa. O que for opcional ficará de lado, em muitos casos.

A ideia é que o dono do estabelecimento consiga reduzir os impostos da sua padaria de forma eficaz e, com isso, possa garantir que o dinheiro da empresa seja utilizado para realizar melhorias e aumentar a lucratividade.

Para que isso aconteça, você deverá aplicar o que aprendeu, procurando sempre manter uma relação transparente com o seu contador e pensando em aprimorar o seu negócio de forma constante.

Que tal conferir algumas ideias criativas para começar a sua padaria?

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca. Nós temos o que você precisa para começar ou aprimorar a sua padaria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *