Custos Fixos De Uma Empresa

Como reduzir os custos fixos de uma empresa?

A primeira regra, considerada por diversos administradores como o princípio mais importante da administração, é que é possível para uma empresa ter algum lucro, produzir mercadorias ou serviços que tenham um alto valor agregado, com gasto de poucos recursos.

Isso é uma coisa que toda a empresa sabe, mas na rotina da gestão, colocar essa regra em prática acaba sendo algo mais complicado do que se pode parecer.

Nos tempos de crise em que estamos vivendo, em que a economia está completamente abalada, é muito mais do que essencial ser prudente e criativo quando o assunto for os gastos, por isso, saber como reduzir custos de uma empresa é indispensável.

A primeira tarefa, obviamente, é estudar o orçamento, de modo a se fazer uma separação entre os custos fixos e os custos variáveis.

Em uma tentativa de aumentar a competitividade da empresa, é muito comum que gestores se mantenham focados em uma diminuição de seus custos variáveis. Mas, pode ser muito mais útil se você estabelecer um plano de ação de cortes em seus gastos fixos, pois isso minimiza os impactos da inflação na sua receita, além de outros benefícios gerados.

Por isso mesmo que fizemos essa matéria hoje especialmente para você: Aprenda como reduzir os custos fixos de uma empresa.

Otimize a jornada de trabalho

Fazer rotinas de trabalho que sejam muito longas e exaustivas nunca é uma boa solução para aumentar sua produtividade. Encontre uma forma para que seus funcionários consigam fazer as suas funções com grande eficiência e qualidade no menor prazo que for possível.

Tente ao máximo possível criar um ambiente de trabalho em que não acontece, de forma alguma, uma pressão excessiva na ânsia por conseguir obter resultados e melhore a qualidade de vida de seus funcionários.

É importante lembrar que uma jornada de trabalho menor e eficiente minimiza ainda o consumo de energia e o gasto que ocorra quando se tem horas extras.

Use novas tecnologias

Estamos vivendo a era da tecnologia, em uma sociedade onde os avanços tecnológicos estão acontecendo o tempo todo. Um bom empreendedor sempre está procurando por tecnologias que possam ajudá-lo em seu processo de gestão.

Essas medidas são cruciais na redução dos custos fixos, porque, esses equipamentos e técnicas influenciam de forma direta nos gastos de uma empresa, já que são muito importantes para que ela funcione de maneira adequada.

Terceirize serviços

A terceirização é uma prática que já se tornou muito comum no clima empresarial. Fazer a adoção dessas medidas vai gerar resultados muito positivos em uma gestão administrativa, já que acontece uma considerável redução nos custos, no tempo que é gasto para a gestão dessas atividades e ainda existe um aumento na produtividade.

Nem pense em cometer o famoso erro de acreditar que, só porque tem uma grande experiência em seu ramo de atuação, que você já sabe de tudo e não precisa de ajuda.

Quando se contrata serviços externos, um empresário delega, à empresa contratada, a função de administrar e fazer a gestão de algumas tarefas de sua estrutura empresarial. Dessa forma, existe a possibilidade de que você direcione seus esforços somente às atividades que possuem maior importância.

Faça uma análise correta do funcionamento de sua empresa e veja quais funções podem ser terceirizadas. Os casos mais comuns são:

  • Limpeza;
  • Segurança.

Reduza gastos com energia elétrica

Existe bastante coisa que pode ser feita para otimizar a conta de luz, isso vai desde mudanças estruturais, como por exemplo, abrir novas janelas para aproveitar mais a luz do sol, até o investimento em um maquinário que seja mais eficiente energeticamente.

Viu como é fácil reduzir seus custos fixos? Coloque essas dicas em prática e veja seus gastos caindo!

Qualquer dúvida é só falar com a gente!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *