Contabilidade Para Startups

contabilidade para startups o caminho para o sucesso – saiba o porquê!

A contabilidade é importante em todos os modelos de negócio, porque ela influencia nos mais diversos detalhes. E isso não seria diferente com as startups, embora elas sejam um modelo de negócio relativamente recente. Confira aqui algumas vantagens que a contabilidade para startups pode proporcionar quando é bem-feita.

Muita gente não se dá conta do quanto a parte contábil de um negócio é importante e acaba pecando justamente nesse aspecto, sem notar o quanto está perdendo por não manter a contabilidade em dia. Mas, depois dessa leitura, você nunca mais vai deixar os números da sua startup de lado.

Contabilidade para startup

Em alguns casos, a contabilidade precisa ser especializada, como no da startup, por exemplo. Isso porque, como se trata de um modelo de negócios ainda muito recente no mercado, ninguém sabe ao certo como funciona a atuação dela, em que tipo de modelo se encaixa, entre outros aspectos que podem ser decididos com mais facilidade em empresas tradicionais.

Diferenças na forma de atuação da empresa

Como saber se a sua startup é uma microempresa ou uma empresa de porte médio? Nem sempre esse tipo de aspecto fica claro para o empreendedor, por isso, a contabilidade para startups, quando é feita de forma especializada, proporciona maior esclarecimento dessas coisas.

Regime tributário adequado

Os gestores podem ter dúvidas na hora de escolher um regime tributário que se adeque à startup. A complexidade tributária do Brasil é alta, e as peculiaridades do negócio influenciam no regime tributário escolhido, portanto, é preciso ter auxílio de alguém que realmente compreenda os aspectos contábeis desse tipo de negócio.

Existem três tipos de regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Geralmente, um aspecto importante que define a adequação da empresa ao regime é o faturamento, mas não é só isso que deve ser levado em conta.

Serviço Profissional

Se você já entendeu que a contabilidade para startups, quando feita de forma especializada, facilita muito a vida do gestor, deve estar preocupado com o tempo que terá que arrumar em sua agenda para conseguir cuidar dos números, não é mesmo?

Não se preocupe com isso. Você, como gestor de uma startup, deve ter o dia a dia bem corrido, e se nunca lidou com contabilidade até hoje, dificilmente vai conseguir familiaridade com essa parte.

O melhor que você pode fazer nesse caso é deixar que um profissional cuide do setor contábil da sua startup. Só ele saberá como fazer os registros corretos, em qual regime tributário a sua startup se adequa, e até mesmo como reduzir a sua carga tributária, diminuindo os impostos e fazendo com que você consiga economizar mais ao pagá-los!

Isso mesmo, a contabilidade para startups também permite economia com os tributos, mas desde que seja realizada por quem realmente domina o assunto.

Agora que você já sabe o quanto a contabilidade especializada para startups é importante e indispensável para o sucesso de seu negócio, não deixe de contratá-la para a sua startup!

A Roca é uma empresa especializada pela contabilidade para startups!

Leia muito mais sobre contabilidade e dicas de gestão para startups

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *