Startup

Empreendedorismo: O que é uma startup?

Muita gente, principalmente os empreendedores, se perguntam o que é startup e sobre que sistema ela trabalha.

Conhecendo parte da história…

O termo conhecido como startup é usado para descrever empresas que foram recém-criadas e que também fazem parte de um sistema de rentabilidade.

As startup’s começaram a se popularizar em 1990. Surgiram a partir de ideias empreendedoras, inovadoras que estavam associadas à tecnologia. Sendo assim, essas empresas trabalharam para encontrar financiamento, mostrando que seus negócios eram esplendorosamente sustentáveis e lucrativos.

Na época, boa e grande parte do surgimento dessas empresas (startup’s), se deu no Vale do Silício – região da Califórnia, nos EUA, de onde vieram grandes empresas da tecnologia como Google, Facebook, Yahoo, Apple, Microsoft, entre outras.

Hoje, todas essas startup’s, são exemplos de empresas que deram certo e que movimentam Bilhões de dólares em seus setores de atuação.

O desafio de abrir uma startup

Uma startup se diferencia de uma empresa tradicional, já que a startup cresce em ritmo acelerado e exige ser criada com base em uma metodologia inovadora.

Muitas startup’s tem dado certo, mas começar um novo negócio com base na tecnologia, envolve vários desafios, como:

  • Explorar atividades inovadoras dentro dos nichos.
  • Buscar conhecimento e recursos que permitam apoio na criação da startup.
  • Desenvolvendo um modelo de negócio receptível, atraente e ao mesmo tempo escalável.

Uma startup que possua um modelo de negócio otimizado, deve gerar valor para clientes, para o mercado e consequentemente deve trazer lucros para seus anjos investidores. Contudo, é preciso entender que os empresários e empreendedores devem ter em mente que ao abrir uma startup existe uma série de incertezas associadas, já que algumas ideias ainda que pareçam rentáveis, podem ser inaplicáveis.

Outros pontos também precisam ser analisados para compreender os benefícios e responsabilidade de abrir uma startup.

Recursos e apoios para a startup

Fernando de La Riva – diretor-executivo da Concrete Solutions – ajudou a desenvolver 17 startup’s e esclarece que para que uma startup dê certo é preciso de um conjunto de ferramentas: design de produtos, vendas, tecnologia, capital e talento.

Por isso, na hora de decidir por abrir uma startup, analise bem todos as questões associadas ao empreendimento.

As exigências de montar uma startup

Não se cria uma startup de qualquer jeito. É preciso criar um cronograma.

  1. Primeiro, é preciso saber se a ideia de negócio se encaixa com as premissas de uma startup (tecnologia, inovação, diferencial).
  • Será preciso saber como o mercado receberá a startup, antes dela ser criada em determinado local. Averiguar o ambiente e o tamanho do público permite com que o negócio tenha capacidade de crescimento.
  1. O modelo de negócio de uma startup não pode ter um perfil um tanto fácil de ser reproduzido, evitando assim que a concorrência se aproprie de elementos do negócio.
  1. Steve Blank – professor das universidades americanas Stanford e Berkley, que é ex-empreendedor de empresas tradicionais e que hoje é um dos mais importantes pensadores das startup’s atuais, fala que o sucesso de uma startup tem mais a ver com aprendizado, descoberta e redirecionamento, do que a ideia em si – que foi implementada sobre bases que ainda necessitavam de aperfeiçoamento.
  1. Também será preciso conhecer o que o público busca e precisa.

Ideias de startup’s

E quando se fala em modelos de negócios para startup’s, eis que há uma numeração infinita de possibilidades, veja:

  • Empresas de jogos virtuais, que comercializam games e acessórios virtuais para os clientes.
  • Sistemas que geram tráfego para os e-commerce.
  • Empresas que trabalham sobre um sistema de assinaturas, nesse sistema, diversas startup’s tem ganho muito dinheiro, seja com envios de mensais de livros, bebidas, comidas, entre outros itens.
  • Conteúdos “Fremium”, que consiste em funcionalidades grátis e outras mais avançadas, que possuem cobrança para acesso.
  • Sistemas de gestão para pequenos, médios e grandes empresas.
  • Entre outras opções!

Conclusão

Apesar de existirem Startup’s muito conhecidas, o modelo de negócios das Startup’s ainda é considerado desconhecido para muitos empreendedores. Por isso a probabilidade de surgirem alguns problemas na hora de sua constituição é muito grande, isto devido ao tipo de atividade que será exercida, que muitas vezes foge ao conhecimento técnico específico da maioria.

Um risco ainda maior é que por necessariamente estes modelos de negócios serem muito inovadores, muitas vezes ainda não existe legislação específica vigente em nosso país para regulamentação fiscal, e isto é um sério convite ao lucro fácil através da informalidade e consequentemente a sonegação de impostos.

Por isso, a participação de um Escritório Contábil especializado em Contabilidade para Startup’s é vital para abertura e manutenção do negócio atrativo para os investidores. Fazer uma Gestão Contábil adequada é crucial para que uma Startup não tenha dores de cabeça com o Fisco. E mais, um bom Planejamento Tributário e Financeiro garante a segurança para as importantes tomadas de decisões que irão interferir diretamente no futuro do negócio a curto, médio e longo prazo.

Nós da Roca Contábil somos especializados em Contabilidade para Startup’s. Venha tomar um café conosco e vamos planejar juntos o melhor futuro para sua Startup. Nossa missão é garantir que Modelos de Negócios Inovadores, como startup’s sejam sempre um grande sucesso!

E então, agora que entendeu melhor o que é uma startup, ficou animado?

Tem alguma dúvida? Deixe seus comentários, queremos interagir com você!

Curta e compartilhe, seus amigos irão lhe agradecer por compartilhar informações tão valiosas!

Um forte abraço e até a próxima!

 

 

This Post Has 3 Comments

  1. Oiii, eu tô precisando de dicas pra ganhar dinheiro na internet e sobre empreendedorismo, eu agradeço por você estar compartilhando essas dicas.

    E se você puder me indicar mais conteúdo sobre os assuntos que eu pedi, eu vou ficar muito feliz. beijinhoss 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *