Gestao Contabil Empresarial

Gestão Contábil: Informações contábeis são ferramentas de apoio indispensáveis para gestão empresarial

“Contabilidade é a ciência que registra e classifica todas as transações e eventos de caráter financeiro de uma empresa. É também a arte de fazer relatórios significativos, análises e interpretações dessas transações e eventos, e com muito critério, comunicar os resultados aos gestores e empresários responsáveis pelas tomadas de decisões mais importantes da corporação”.

Ao entendermos a definição de contabilidade conforme acima, fica muito claro que a contabilidade não se limita às atividades inter-relacionadas e envolvidas apenas em escriturar e registrar as transações e a preparação das demonstrações financeiras ou apuração de impostos de uma empresa. A contabilidade pode e deve ser utilizada como uma das principais ferramentas de gestão do negócio, dada à importância dos dados por ela levantados, analisados e armazenados.

Por ser alimentada diariamente pelas transações da empresa, a contabilidade é considerada indispensável para gestão empresarial.

Mas afinal, o que é Gestão?

Gestão significa muitas coisas para muitas pessoas. Para um leigo, gestão significa um cargo exercido por uma pessoa extremamente ocupada, que fica numa sala com ar condicionado, com uma tabela de check-list em mãos, sentado em uma cadeira almofadada, atendendo ao telefone e comandando outras pessoas. Para outros, a gestão é exercida pelo dono da empresa, e consiste em assinar contratos e documentos. Mas na realidade, gestão é o processo de planejamento, organização, recursos humanos, direcionamento, coordenação e controle das atividades empresariais. Gestão também é definida como técnicas de liderança, tomadas de decisões e coordenação de equipes, processos e fluxos estratégicos e operacionais.

Qual o papel da Gestão Contábil para uma organização?

Muitos entendem a função da Contabilidade Gerencial ou o processo de Gestão Contábil apenas com o levantamento de dados e fornecimento de informações aos gestores de um negócio. Porém, dentro de uma organização, a Gestão Contábil, implica em vários escopos de processos. É ela quem define o planejamento financeiro, por exemplo, para que o mesmo seja executado considerando sempre  as melhores alternativas que podem render benefícios extraordinários para o futuro do negócio.

É a Gestão Contábil que auxilia a empresa na avaliação de desempenho econômico-financeiro, para as tomadas de decisões com maior segurança e projeção resultados para um crescimento sustentável do empreendimento..Mas nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta de apoio indispensável e sim como uma obrigatoriedade exigida por lei.

Uma das maiores causas de mortalidade das empresas é não saber utilizar as informações contábeis como ferramenta de gestão de forma adequada.

Por isso é de suma importância manter as informações contábeis como uma das principais ferramentas estratégicas de gestão do seu negócio.

Roca indica: assista ao nosso vídeo 1º vídeo da série

A importância do Contador no seu negócio Parte 1!

Entendendo a Gestão Contábil

Gestão Contábil é a operação que gera, analisa, comunica e utiliza as informações financeiras e não financeiras relevantes ao apoio de gestores e empresários nas tomadas das decisões mais importantes de uma organização.

A Gestão Contábil combina contabilidade, finanças e gestão estratégica com as competências empresariais e as técnicas que você precisa para adicionar valor real à qualquer organização. Contadores especializados em contabilidade gerencial são qualificados para trabalhar em qualquer departamento da empresa, e não apenas na área financeira, aconselhando os gestores sobre as implicações financeiras de grandes decisões, formulação de estratégia de negócios e monitoramento do risco empresarial. Eles vão muito além dos números.

As informações contábeis quando utilizadas como ferramenta de gestão, podem trazer grandes resultados para a empresa, pois ela são responsáveis por fornecer dados fundamentais sobre a saúde financeira do negócio. Sendo assim, quando o empresário decide utilizar a Gestão Contábil como processo integrante às rotinas empresariais, ele coloca sobre o contador a função de apoiá-lo nas tomadas de decisões embasadas em todo o desempenho econômico-financeiro da empresa, além de auxiliar no controle das atividades e no uso eficiente de recursos.

Devido à complexidade do mercado, as empresas necessitam de informações contábeis como mecanismo capaz de garantir a antecipação e análise de tendências, assim como adaptação e inovação. Para que isso aconteça as empresas precisam ter uma rotina de contabilidade, e assim saber gerenciar os recursos físicos e humanos da melhor forma.

A contabilidade como ferramenta indispensável de gestão!

Por conta do excesso de exigências fiscais, principalmente em relação ao cumprimento da política fiscal e tributária brasileira, os empresários acabam enxergando os contadores como responsáveis apenas pela contabilidade fiscal, e sub utilizam um importante instrumento para a empresa, que é a contabilidade gerencial.

Muitos empresários também, dão muito mais importância para a contabilidade financeira do que para a gestão contábil. Porém, a Gestão Contábil está interligada totalmente à Contabilidade Financeira. Esta correlação entre as duas é fundamental para a gestão empresarial, a fim de que as atividades relacionadas possam ser planejadas e o desempenho possa ser avaliado em tempo hábil.  A contabilidade fornece as informações que serão úteis para a gestão do negócio ao destacar a importância do estabelecimento de controles internos para cada planejamento e processos em execução.

Em contraste com a contabilidade financeira que é útil para stakeholders externos como, investidores e instituições financeiras e também o governo, a contabilidade gerencial tem função vital particularmente e de forma proposital para a gestão interna da organização, mantendo a total confidencialidade das informações.

Roca indica: assista ao nosso 2º vídeo da série

A importância do Contador no seu Negócio Parte 2

Uma Gestão voltada ao crescimento econômico sustentável

Quando a contabilidade é utilizada como uma ferramenta gerencial, ela não se concentra apenas no presente, mas também proporciona uma visão de futuro aos gestores, fornecendo dados que podem facilitar o planejamento e as funções de controle. Ela fornecerá cada informação de acordo com a exigência de gestão.

Através dos processos de Gestão Contábil, os planos são estabelecidos e coordenados com a preparação de orçamentos, normas, investimentos de capital etc., visando sempre a lucratividade e o crescimento sustentável da organização.

Os processos de Gestão Contábil envolvem a análise das demonstrações financeiras e a interpretação das mesmas, de modo a apresentá-las à gestão de uma forma simples e compreensível, suavizando o processo de tomada de decisão. Além disso, é através da Gestão Contábil que as informações relacionadas com a eficácia, eficiência e crescimento de uma organização empresarial é apresentado à direção..

Conclusão

Não é exagero algum dizer que os processos de Gestão Contábil devem ser considerados como um trunfo empresarial, pois eles criam valor inestimável para uma organização corporativa.

Uma assessoria contábil ou um profissional contábil especializado em contabilidade gerencial, agrega toda a força de suas atividades, atuando com muito vigor, usando todas as suas habilidades que são extremamente fortes, habilidades estas adquiridas através de conhecimento, experiência, e  qualificações educacionais ao longo de muita vivência empresarial. Eles ocupam uma posição-chave durante a execução de suas funções como maiores aliados dos gestores e empresários quando participam do dia a dia de uma empresa.

O Contador Gerencial hoje, é exigido pelo conselho gestor de organizações sérias para apresentação de relatórios periódicos com dados necessários para as decisões empresariais mais assertivas. Seu papel é em grande parte de natureza consultiva, por isso ele é o grande conselheiro dos gestores, sendo consultado sempre que uma decisão importante precisa ser tomada, a fim de que ele possa fornecer as informações necessárias relativas à resistência e desempenho de uma empresa, os seus objetivos, eficiência e eficácia operacional.

Em resumo, a contabilidade gerencial ou gestão contábil é uma ferramenta indispensável de apoio à gestão empresarial para empresas que querem ter um crescimento sustentável!

Até a próxima!

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *