Investir Em Startups

Investir em Startups – 3 dicas para reduzir os riscos!

Investir em startups ou em qualquer outro tipo de negócio significa assumir riscos. Por mais que digam que existem segredos ou truques para fazer um investimento sem que haja chances de algo dar errado, é preciso saber que não existem investimentos sem riscos.

Contudo, é possível diminuir esses riscos e aumentar as chances do sucesso. Como fazer isso? Continue conosco!

Se você já está decidido e quer apostar em um negócio, esse post é ideal para você! 

AS DICAS PARA INVESTIR EM STARTUPS

1 – Saiba onde está pisando

Para qualquer coisa que estamos a fazer, a melhor maneira de evitar riscos é conhecer o ambiente ao redor, certo?

Investir em startups não é diferente. Por isso, é preciso conhecer bem a natureza do negócio e ter amplo conhecimento do mercado também, bem como das tendências para os próximos anos e dos outros players.

Faça pesquisas, conheça o mercado, investigue as melhores opções e converse com pessoas que trabalham no setor escolhido para, assim, diminuir os riscos de investir em startups.

Uma excelente ideia é conversar com pessoas que investiram nesse ramo e falharam, sejam empresários donos de startups ou investidores cujos projetos não obtiveram o êxito desejado.

2 – Seja mais que um simples investidor

Não adianta chegar, oferecer dinheiro, obter lucro e ir embora. Um patrocinador normalmente faria isso. Porém, você precisa ser mais que isso. Startups, como o nome sugere, são negócios que estão iniciando. Os empreendedores por trás dessas empresas também são iniciantes.

Dito isso, faz sentido que o investidor-anjo se apresente como um modelo a ser seguido pelo empreendedor, dada a sua experiência no mercado e suas habilidades de empreendedorismo, certo?

O empreendedor que possui uma startup busca um alicerce para que o seu negócio dê certo. Isso inclui alguém para conversar, caso as coisas não corram como o esperado o tempo todo, ou mesmo quando existem novidades positivas para serem divididas. Quanto mais transparente e amigável for a relação entre os investidores-anjo e os empreendedores, melhor para as duas partes!

Além disso, tente não se prender apenas ao negócio. Talvez, a ideia não se mostre tão revolucionária, a princípio. Lembre-se que por trás de ideias existem pessoas e que empreendedores com visão podem transformar uma ideia rasa em um verdadeiro oceano de lucratividade.

A resiliência, a mente aberta, a força de vontade e algumas outras habilidades são a chave para o sucesso. Portanto, se identificar alguns valores de interesse nos empreendedores, considere dar a eles uma chance de fazer acontecer.

3 – O futuro é agora

Essa dica é muito importante!

Existem incontáveis startups que buscam trazer inovações para o futuro e projetos que, à primeira vista, parecem incabíveis.

O problema é quando esses projetos realmente são incabíveis para a realidade atual. Uma forma de evitar correr riscos com projetos futuristas demais, cuja demanda ainda não é latente é investir em startups com ideias que solucionem desafios atuais.

Startups que possuam soluções para o transporte coletivo, questões relacionadas à rotina das pessoas das metrópoles, etc, podem acabar por se mostrar mais inovadoras do que os projetos futuristas de muitas empresas.

Mantenha-se atento às necessidades das pessoas e cobre os empreendedores de fazerem isso também. É preciso que todos os envolvidos estejam sempre atentos àquilo que o público-alvo quer e deseja e, no caso de você ainda não ter decidido investir em startups de um segmento específico, verifique que problemas acometem as pessoas, na maior parte das vezes, e busque por startups que ofereçam soluções para esses desafios.

Com essas três dicas, você diminuirá os riscos de investir em startups e poderá desfrutar dos resultados desse investimento. Pesquise, se especialize e torne-se um modelo para a startup em que vai investir!

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Roca! Será um prazer conversar e ajudá-lo.

Aproveite e confira os melhores tipos de startup para investir.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *