Modelo De Negócios Para Padarias

Modelo de Negócios para Padarias

Como estruturar a abertura de uma padaria de sucesso

De acordo com Instituto Tecnológico da Panificação, Alimentação e Confeitaria (ITPC) o setor de panificação é um dos que mais crescem no Brasil. O crescimento do setor em 2016 foi de 3,08% (crescimento nominal) em relação a 2015, atingindo um faturamento de R$ 87,4 bilhões.

Apesar da crise financeira que ainda ronda o país e o crescimento nominal do setor ter sido menor que anos anteriores, se considerarmos que o brasileiro não abre mão de um bom cafezinho e de um pãozinho sempre quente e fresquinho, além de muitas guloseimas saborosas e demais itens vendidos em uma padaria, e ainda aliarmos a tudo isso o seu conhecimento e habilidades culinárias, o momento pode ser bom para você pensar em estruturar um modelo de negócios para padarias e investir em seu próprio negócio no ramo da panificação.

Se você tiver um bom plano de negócios, definir cuidadosamente o conceito de padaria que você quer administrar e tiver um excelente plano financeiro para iniciar e gerir o negócio, você tem grandes chances de fazer sucesso neste segmento.

Você vai gostar de ler este artigo: Cuiabano deixa carreira de advogado para investir em padaria artesanal

Suas Escolhas definem a cultura do lugar

Escolher o seu público alvo, o tipo e a variedade de produtos que você servirá para este público e tipo de ambiente físico de seu estabelecimento é o que irá lhe ajudar a determinar a “cultura” do seu estabelecimento.

Dependendo da sua localização, você pode segmentar sua padaria para atender estudantes universitários, condomínios locais, centros comerciais ou turistas. Você deve decidir se servirá apenas pães, bolos, doces e muffins, ou irá expandir sua estrutura para incluir refeições, sopas e lanches diversos. Se você for servir refeições, você pode se concentrar apenas no café da manhã e almoço ou expandir para incluir o jantar.

Sua atmosfera conceitual será uma mistura de decoração, iluminação, sabores e cheiros. Você precisa ser proativo e decidir como você deseja que sua padaria seja notada por seus potenciais clientes. Os aromas provenientes de sua cozinha aberta será o seu grande cartão de visitas.

Artigo interessante: 9 franquias de padarias e confeitarias para investir

Pesquisa de mercado é essencial

Suas chances de sucesso serão muito maiores se você pesquisar o mercado que você estará servindo. Em seu modelo de negócios para padarias determine quem serão seus clientes-alvo e de onde virão.

Se você for depender em parte do tráfego de pedestres, então você precisará considerar de onde estes pedestres vêm e para onde eles vão? Se este for o caso, o ideal seria você se localizar em uma avenida movimentada. Observe quantos estabelecimentos concorrentes existem na mesma região. Inclua barracas de rua, outras padarias, lanchonetes, restaurantes e qualquer outra pessoa ou estabelecimento que possa ser um concorrente. Tente estimar o que os torna bem sucedidos e quais serão os seus diferenciais.

Você vai gostar de ler: 6 dicas de como superar a crise e aumentar as vendas em sua padaria!

SWOT

À medida que seu modelo de negócios para padarias começar a tomar forma, faça uma análise SWOT em seu empreendimento, e defina: seus pontos fortes, suas fraquezas, suas oportunidades e as ameaças.

Considere seus pontos fortes suas habilidades de cozimento, por exemplo – e suas fraquezas – como a falta de experiência nos negócios. Estes são fatores internos que você pode desenvolver ou mudar. Se tiver experiência limitada, por exemplo, entre em contato com o SEBRAE de sua cidade e inicie um programa de educação continuada sobre gestão e administração de padarias. Esta atitude será de grande ajuda!

Oportunidades são as opções que podem fazer sua padaria se destacar em um mercado insuficientemente servido, enquanto as ameaças podem vir de potencial concorrência forte.

A análise SWOT irá ajudá-lo a firmar o seu modelo de negócios para padarias e esclarecer quais os passos que você precisa tomar para ir adiante com a sua ideia e assim abrir uma padaria de sucesso.

Você vai gostar muito deste artigo: Quero Abrir uma Padaria: – 8 dicas para você empreender com muito sucesso!

Plano de negócios para padarias

A etapa final para a construção de seu modelo de negócio para padarias é escrever um plano de negócios. Você pode contratar alguém para escrevê-lo para você ou pode fazê-lo sozinho, através de pesquisas ou utilizando um modelo pronto da Internet.

Você precisará ter um plano de negócios para padarias bem estruturado se pretender obter um empréstimo de alguma instituição financeira ou de um investidor privado. Um plano de negócios para padarias tem um formato padrão, incluindo um resumo executivo, descrição de sua padaria e os produtos que você irá vender, uma breve biografia de você e seus sócios -, se houver – uma visão geral do mercado, plano de marketing e um resumo financeiro.

A seção financeira inclui seus custos de inicialização – aluguel, equipamentos, utilitários, mão-de-obra e suprimentos – e uma previsão de suas vendas. Você pode desejar dar uma projeção do melhor cenário e do pior cenário, incluindo pontos de equilíbrio. Com o plano de negócios para padarias concluído e em mãos, você poderá avaliar o empreendimento e ver se abrir uma padaria hoje no brasil é uma oportunidade realmente rentável.

  • E então, está pensando em abrir uma padaria?
  • Você já estruturou o seu modelo de negócio?
  • Você sabia que constar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para padarias pode ser o grande diferencial para o sucesso do seu empreendimento no segmento da panificação?

A Roca Contábil é uma empresa de contabilidade que já atua há mais de 35 anos no mercado e é especializada em contabilidade para o segmento de panificação. Portanto, se você precisar de ajuda para abrir sua padaria, legalizar o seu negócio, melhorar o seu plano financeiro, fazer um planejamento tributário e expandir o seu negócio, entre em contato conosco. Nossos especialistas têm a solução ideal para a sua necessidade!

Venha tomar um café conosco!

Muito sucesso e até breve!

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *