Montar Padaria Gourmet

7 dicas para você montar uma padaria gourmet!

Nossa… logo pela manhã aquele aroma delicioso de pão quentinho! E aí, a caminho do trabalho, ao passar em frente a uma padaria, é impossível resistir a tentação provocada por esse “cheirinho” delicioso. Temos que entrar e tomar “aquele” café da manhã! Sensacional, não é mesmo?

Seja a qualquer hora do dia ou da noite, uma padaria bem estruturada, com produtos gastronômicos atraentes, cardápios variados e ambiente aconchegante é sempre uma boa pedida para os mais variados gostos e públicos.

A padaria está no ramo da alimentação. Este segmento representa um bom percentual da economia no Brasil. Em 2015, segundo dados do Instituto tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), elas movimentaram $84,7 bilhões, em uma estimativa de mais de 15 milhões de pãezinhos vendidos diariamente.

Padarias Gourmet são a sensação do momento e tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Este tipo de “bistrô da panificação” chama atenção pelos pratos e pães elaborados e muito associado cozinha de alta classe, ou, haute cuisine, em francês, que significa “alta cozinha” e envolve a excelência da arte culinária.

Em sua grande maioria, esse tipo de empreendimento é pequeno, porém, muito bem estruturado e familiar. Se você está pensando em montar uma padaria gourmet, aproveite estas 7 dicas que preparamos com muito carinho para que você inicie o seu projeto!

      1-Qualidade

Padaria Gourmet é sinônimo de qualidade. Isto é um fato! É o tipo de negócio de panificação e confeitaria que se destaca pelo uso de ingredientes finos e diferenciados em relação às padarias convencionais.

A “inovação gastronômica” na panificação sempre atrai a atenção dos clientes de gostos mais refinados, pois os mesmos são ávidos por novos sabores e apreciam demais as novidades apresentadas.

Contudo, é preciso ficar atento aos aspectos burocráticos legais já na confecção do seu plano de negócios.

       2-Aspectos burocráticos legais

De uma forma geral, a burocracia para se abrir uma padaria convencional é a mesma para se abrir uma padaria gourmet. Por isso, é necessário contar com o apoio de especialistas na legislação, isto é, uma empresa contábil especializada em contabilidade para padarias, pois estes profissionais conhecem todos os trâmites legais para que sua padaria gourmet seja regularizada e tenha muito sucesso com seu público. Veja como a assessoria contábil pode te ajudar:

  • Na definição de um regime tributário adequado, podendo ser o Simples Nacional, Lucro presumido e ainda o Lucro Real;
  • Na obtenção das licenças necessárias: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO).
  • Na orientação dos tipos societários e confecção do contrato social;
  • No registro na Junta Comercial e obtenção do CNPJ na Receita Federal;
  • Na realização adequada dos cadastros de todos os itens produzidos, revendidos e comercializados;
  • No registro correto de entrada e saída dos itens, para se manter o controle da tributação gerada;
  • entre outros aspectos importantes para a regularização do negócio;

       3-Conhecer bem o segmento

Como é possível notar, não há grandes diferenças no processo de abrir uma padaria convencional e uma padaria gourmet. A diferença está na organização depois que todos os detalhes forem acertados. Mas, é importante que o proprietário fique atento as novidades nesse setor.

Também é necessário o mínimo de conhecimento em relação a contratação de uma equipe especializada e considerar a contratação de empresas especializadas em uma decoração mais requintada para o estabelecimento.

       4-Invista

Como em todos os estabelecimentos comerciais de atendimento ao público em geral que desejam ser um sucesso de frequência e vendas,  o proprietário de uma padaria gourmet deve investir muito na satisfação total do cliente. Logo, preparar treinamentos constantes para a equipe de trabalho, contar com equipamentos de última geração para fabricação dos produtos, investir na educação continuada de seus colaboradores, e estar muito atento às inovações e tendências do setor, são fatores cruciais para o sucesso dos seu empreendimento.

        5-Decoração

A decoração é essencial para este tipo de estabelecimento, e não pode ser tratado com desleixo. Uma padaria gourmet se destaca pelo estilo clássico, podendo ter móveis planejados e uma iluminação mais aconchegante.

Sendo assim, é preciso uma análise de viabilidade financeira para controlar os recursos que serão investidos em cada aspecto do negócio. A sua assessoria contábil poderá lhe auxiliar e muito nesta questão.

       6-Pesquise

Procure escolher bem o local onde você pretende abrir o seu negócio. Uma padaria Gourmet deve ser pensada para atender um público mais seletivo, com um paladar considerado mais apurado.

O investimento para se montar uma padaria gourmet e manter um negócio assim é classificados como classe A, pois é um tipo de negócio bem mais sofisticado. Por isso ressaltamos a importância para o empreendedor – que busca ter sucesso neste segmento – da opção pela contratação de especialistas contábeis especializados em contabilidade para padarias.

      7-Criatividade

Esta é a marca registrada desse tipo de negócio. Uma padaria gourmet se destaca pela personalização das receitas e forma de atendimento É o segredo que deixa a clientela apaixonada e faz com que queiram voltar mais e mais vezes, tornando-se frequentadores assíduos de seu estabelecimento. Pense nisso!

Esperamos que essas dicas o encorajem e facilitem  iniciação do seu projeto de montar uma padaria gourmet. Se você gostou das dicas não há tempo a perder! Padaria Gourmet é um negócio lucrativo que cada dia mais cresce no Brasil!

Muito sucesso e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *