Motivacao Fator Essencial

Motivação: Fator Essencial para o Bom Desempenho do seu Negócio

Motivação: Fator Essencial para o Bom Desempenho do seu Negócio

O que é motivação ?

A motivação é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa, afinal, o desempenho do negócio depende do quanto os colaboradores estão dispostos a fazer pelo trabalho. Funcionários motivados são indiscutivelmente mais produtivos, pois se sentem estimulados a encontrar maneiras de solucionar problemas, superar desafios trazidos pelas mudanças, atingir metas, enfim, ampliar a performance profissional.

Entretanto manter os colaboradores motivados é uma tarefa bastante desafiadora aos gestores de uma organização. Para tanto, é fundamental criar um ambiente no qual as pessoas encontrem motivos significativos para agir. É necessário que o indivíduo reconheça nos objetivos da empresa os próprios objetivos e compreenda que o crescimento do negócio resulta no seu crescimento individual.

Mas como fazer isso?

É o que os gestores se perguntam sempre. Bem, a motivação é algo individual. Cada pessoa tem suas próprias razões para querer fazer determinada tarefa. Por isso, o primeiro passo de quem lidera uma equipe é observar os liderados a fim de compreender melhor o comportamento deles no ambiente de trabalho e a visão de cada um sobre o negócio. Por meio dessa observação, é possível encontrar estratégias mais eficientes para manter os colaboradores motivados e produtivos.

Sugestões de algumas ações

Além disso, algumas ações podem ajudar os gestores a motivar os funcionários, que são elas:

1º- Mostrar-se disposto a ajudar sempre que for preciso;
2º- Criar perspectivas de progresso dentro da empresa;
3º- Fornecer feedback e estar aberto ao diálogo;
4º- Estimular o desenvolvimento pessoal, por meio de incentivos à formação profissional;
5º- Estabelecer uma comunicação clara e direta; determinar metas coerentes;
6º- Trabalhar os pontos fracos;
7º- Reconhecer o bom desempenho;
8º- Recompensar os esforços, são algumas dicas de motivação muito eficientes.

Profissionais desmotivados x Empresa

Além do bem estar dos profissionais, a motivação também é importante para o bom andamento das atividades. Profissionais desmotivados podem comprometer a performance, produtividade e os resultados apresentados, já que não criam um vínculo com a organização e acabam realizando apenas o essencial, sem ampliar sua visão ou se preocupar com o desenvolvimento da empresa.

“A junção desses fatores, motivação x produtividade, tem uma medida direta, então não há como dizer que o profissional desmotivado rende mais ou igual ao motivado. Uma empresa que utiliza o fator motivação, premiação, reconhecimento, integração com família e respeito, consegue obter muito mais dos funcionários, e até mesmo superar as expectativas”. “Por isso, podemos dizer que um funcionário motivado produz o máximo do seu potencial de desempenho e performance”.

Invista no seu capital humano, todos ganham.

Leia nossos próximos posts sobre o tema.

Fontes: www.sbcoaching.com.br/blog/motivacao/motivacao-fator-essencial-desempenho-negocio/

www.catho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *