Abrir Uma Padaria

Quer abrir uma padaria, mas não sabe como? Essas atitudes serão essenciais!

Se você deseja abrir uma padaria e não sabe como, este artigo será o diferencial durante todo o planejamento do seu novo negócio!

E por falar em planejamento, essa deve ser a primeira atitude para quem quer abrir uma padaria.

O planejamento é essencial. É através dele que são definidos os rumos que o negócio deverá tomar durante toda a operação, compreendendo características do mercado, as necessidades e os desejos do público-alvo, peculiaridades da região e demanda.

PLANEJANDO

O planejamento é essencial. É através dele que são definidos os rumos que o negócio deverá tomar durante toda a operação, compreendendo características do mercado, as necessidades e os desejos do público-alvo, peculiaridades da região e demanda.

Antes de abrir uma padaria ou qualquer outro tipo de empresa, é preciso que o empreendedor compreenda o mercado, as tendências para os próximos anos, as características dos tipos de clientes para esse segmento.

Uma pesquisa de mercado deverá ser realizada, bem como um estudo da região onde o negócio será localizado. Não adianta querer atender uma demanda existente se ela não se faz presente na localização escolhida.

No caso das padarias, a demanda sempre existe. É possível encontrar uma padaria a cada esquina em alguns locais das grandes cidades. Contudo, é essencial saber onde exatamente o seu negócio deverá estar, tanto para evitar a concorrência desnecessária quanto para atender o público correto (aquele que você realmente deseja atingir).

Para ilustrarmos melhor essa situação, podemos usar o exemplo de uma Os preços serão mais elevados, o que não justificaria a localização desse tipo de estabelecimento em regiões onde a renda é menor.

Uma padaria gourmet deve ser inserida em regiões onde as pessoas possuem mais renda e o público está acostumado a consumir produtos similares.

No caso de padarias comuns, ainda é preciso investigar as necessidades e os desejos da população local. Dessa forma, fica mais fácil planejar os tipos de produtos que você deverá produzir na sua padaria e evitar desperdícios.

OUVINDO O PÚBLICO

Você pode conduzir uma pesquisa com as seguintes perguntas:

  • Você costuma frequentar padarias na região? Se sim, cite quais. Se não, diga o porquê.
  • Que tipos de produtos você consome em uma padaria?
  • Quais produtos você sente falta nas padarias que frequenta?
  • O atendimento nas padarias lhe agrada? Se sim, diga o porquê, se não, diga o que faz falta.
  • O que é mais importante para você em uma padaria – a variedade de produtos, a qualidade dos itens produzidos ou os preços?
  • Você frequentaria uma padaria com maior variedade de produtos?

Após coletar e analisar os resultados, é interessante que você conduza uma nova pesquisa, formulada com base no que foi obtido anteriormente, aprimorando a precisão das perguntas e determinando dados quantitativos, como frequência de consumo e valores, por exemplo.

As perguntas podem ser parecidas com as exemplificadas abaixo:

  • Com que frequência você consome os produtos?
  • Quantas vezes por semana você frequenta uma padaria?
  • Em média, quanto você gasta mensalmente em uma padaria?

Lembre-se de não pedir dados muito específicos. O consumidor dificilmente se lembrará o quanto ele gasta, exatamente, em uma padaria. Por isso, os números obtidos deverão servir como uma média.

Dessa forma, você poderá surprir as características ausentes em algumas padarias, fazendo com que o público se interesse e mostre preferência pelo seu negócio.

PARA ABRIR UMA PADARIA, VÁ ALÉM!

Uma atitude esperada por qualquer empreendedor é se manter atualizado sempre e buscar a renovação constante do seu negócio. Quem se contenta com o que já existe fica estagnado.

E lembre-se: tudo que fica estagnado tende a cair. Não espere que seus clientes mantenham-se fiéis à sua padaria se você continuar oferecendo os mesmos serviços por anos, sem investir em melhorias e em aumentar a atratividade do que lhes é oferecido.

Encarar algo novo como uma rotina faz parte de ser humano e, consequentemente, do comportamento de consumo. Adquirir um produto novo pode ser algo extremamente prazeroso a princípio. Mas, com o tempo, essa situação muda e cai na normalidade.

Experiências, por outro lado, ficam guardadas na memória. Portanto, um bom atendimento faz toda a diferença.

Quando for abrir uma padaria, não pense que atender bem significa dar a devida atenção ao cliente e entregar os produtos corretamente. Na verdade, isso é a obrigação de todo atendente.

Um bom atendimento vai além e é personalizado para cada cliente. Conhecer o que os clientes gostam, entender as suas preferências e saber os seus nomes de forma natural, sem qualquer tipo de memorização é um diferencial importante.

Essas práticas fazem com que a clientela se sinta realmente especial e incentiva o consumo no seu negócio, criando uma relação lucrativa e transparente de fidelidade entre consumidor e empresário.

Invista em degustações, na precificação correta, distribua brindes e o que mais for possível para manter o seu cliente junto a você, desde que isso não prejudique as finanças do seu negócio.

Com essas dicas, você poderá abrir uma padaria e não precisará se preocupar com o sucesso do seu negócio. Basta praticar o que aprendeu e manter seus clientes satisfeitos. Dessa forma, o sucesso é garantido!

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Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca. Será um prazer conversar com você!

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