Precificação Dos Produtos

Rentabilidade – Gestão de custos e construção de preços

Você já parou para pensar sobre a importância da precificação viável e justa dos produtos que oferta aos seus consumidores?

Muitas pessoas na realidade nem imaginam que existem informações relevantes que devem ser levadas em consideração na hora de precificar os produtos e serviços e Isso ocorre porque na maioria das vezes as pessoas acreditam que basta apenas colocar o lucro em cima do valor de custo e pronto.

No entanto, no mundo empresarial e industrial, para confecção de um único produto ou serviço, há alguns custos que devem ser levados em consideração para que então seja planejado a precificação das ofertas.

Importância da gestão de custos

Logo a gestão de custos tem papel importante nos negócios e saber construir os preços dos produtos para identificar se o mesmo tem rentabilidade – passa a ser essencial.

Mas você sabe o que é rentabilidade e Gestão de Custos?

Então fique atento porque essa matéria irá sanar as principais dúvidas sobre este tema tão importante.

Leia também: Como diminuir falhas na gestão do seu negócio a partir de informações contábeis

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é um dos indicadores mais importantes dentro do mundo dos negócios. Isso porque ela é capaz de mensurar o potencial que o produto tem a se pagar, baseado no investimento. Sendo assim, para a empresa crescer cada vez mais nos negócios, ter um ou vários produtos rentáveis é imprescindível para o sucesso financeiro da mesma.

Você sabe o que é a gestão de custos?

A gestão de custos por sua vez, é um importante meio de eficiência gerencial financeira. Isso porque ela é responsável pela aferição dos custos envolvidos nos processos de confecção e produção dos produtos ou ainda dos serviços.

Sem uma gestão de custos eficaz, muitas empresas acabam “chutando” o valor a ser cobrado nas suas ofertas. Essa tomada de decisão equivocada é um erro para qualquer negócio.

Sem uma análise minuciosa de todos os valores contidos em diversas etapas de elaboração da oferta, qualquer vantagem pode ficar escondida, e assim prejudicar a margem de lucro ou ainda pior, trazer prejuízos ao caixa da empresa.

Logo para ter o valor da lucratividade correta de um produto ou ainda serviço a ser oferecido, a gestão de custos se torna imprescindível para correta aferição.  

Sem uma gestão eficaz dos custos envolvidos nos processos, a empresa não consegue saber a rentabilidade dos seus produtos e serviços, e assim pode oferecê-los erroneamente, e de modo equivocado, repassar preços muito acima ou ainda muito abaixo do ideal.

Você precisa ler este artigo: Aumente a qualidade e lucratividade de seus produtos e serviços utilizando informações contábeis

A importância da correta precificação

No mundo empresarial, cada centavo de lucro conta. Não é difícil ver vários anúncios de muitas empresas que “cobrem os preços da concorrência. O fato é que para tomar essa decisão, a empresa não pode atirar no escuro apenas para ganhar cliente.

Uma gestão de custos se torna fator decisivo neste momento, afinal, para vender e ficar no prejuízo é melhor nem vender, não é mesmo?

Se no mundo empresarial, cada centavo de lucro tem valor, qual a vantagem da empresa ficar com prejuízo?

Logo, a empresa que deseja ser competitiva e trazer condições para seus clientes, necessita conhecer bem os custos envolvidos no processo, de modo direito e também indireto, bem como saber como poderá enxugá-los e também saber como recorrer as minimizações dos processos para a maximização dos lucros.  Não é complicado, basta ter um contador ao lado!

Este artigo vai ajudar você : Como a contabilidade pode ajudar no conhecimento prévio da viabilidade de um projeto?

A contabilidade como base para todas as tomadas de decisões

Não há como negar que até aqui, a contabilidade tem papel fundamental no processo. Não há como saber o que foi gasto, quanto foi pago, quais os custos diretos e indiretos dos processos nem uma análise contábil, se não houver um profissional gabaritado ao lado.  

Isso porque a contabilidade tem a missão de promover a saúde financeira de qualquer empresa, facilitando assim, de forma geral, em qualquer tomada de decisão.

Portanto, nunca deixe de manter as informações bem organizadas e controladas para uma gestão financeira eficaz. Ela é importante para a formação de preço dos seus produtos e serviços, de modo a garantir sua lucratividade e a sobrevivência sustentável de qualquer negócio e sua estruturação no mercado empresarial.

Se você ainda tiver dúvidas sobre este e outros assuntos pertinentes ao mundo corporativo, interaja conosco logo abaixo ou entre em contato. Teremos um imenso prazer em interagir com você.

Se você quer se manter atualizado sobre tudo que acontece no mundo corporativo, se cadastre em nossa Newsletter – Roca News, e receba no seu e-mail conteúdos muito relevantes sobre: Legislação Empresarial, Tecnologia, Procedimentos contábeis, Gestão Financeira e muito mais.

Compartilhe o nosso conteúdo nas redes sociais, seus amigos vão amar saber que você é uma pessoa antenada e um empreendedor de sucesso que acompanha de perto tudo sobre os negócios.

E lembre-se: Como empreendedor, conte sempre com um profissional contábil!

Até a próxima!

Aprimore a gestão dos seus negócios assistindo aos nossos vídeos:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *