Valor Percebido

Valor Percebido: Você já conhece a fórmula do sucesso?

Nos dias atuais, entender as necessidades de adaptação, é fator relevante para que o negócio consiga ser bem-sucedido.

Montar um negócio pode até ser fácil, mas geri-lo de maneira qualificada exige muita dedicação! É aí que o valor percebido entra como estratégia de força para o empreendimento.

Você sabe o que é o Valor Percebido?

Muito trabalhado nas estratégias de marketing, o valor percebido de um produto ou serviço é a percepção, ou seja, a opinião do cliente em relação aos benefícios do produto. Nesse sentido entra:

  • Garantias.
  • Qualidade.
  • Usabilidade.
  • Utilidade.
  • Preço.

Qualquer que seja o produto ou o serviço, ele é avaliado pelo cliente da seguinte forma:

– O produto vale o preço?

Por exemplo: O cliente chega numa loja de eletrodoméstico e está em busca de uma máquina de lavar que seja eficiente e moderna e que tenha boa capacidade e praticidade.

O vendedor mostra uma no valor de 3 mil reais. Ela é a mais moderna, mas não seca, apenas lava, então caberá ao vendedor oferecer algo ainda melhor: eis que surge a opção da máquina que lava e seca, havendo a agregação de mais 2 mil reais, que pode ser parcelado em até 10 x.

O valor da oferta será percebido de acordo com a utilidade e vantagens do produto oferecido e mesmo que o cliente pague um pouco a mais, poderá comprá-lo, porque está certo dos benefícios trazidos pela oferta de valor.

Começa a compreender como o Valor Percebido funciona?

Leia também: Como valorizar seu produto ou serviço?

E como gerar a percepção de valor no cliente?

O Valor Percebido pelo Cliente também é definido como VPC. Permite o estudo de 4 fontes:

  1. Como é a rivalidade do mercado?
  2. O que você oferece de melhor em suas ofertas?
  3. Qual é a fatia do mercado?
  4. E pelo que o negócio e seus produtos são orientados?

Com tantas ofertas sendo oferecidas a todo momento, conquistar o cliente se torna uma tarefa que exige estratégias muito bem definidas, do contrário, perder pra concorrência é fácil.

Nesse sentido de fazer com que o negócio ganhe destaque, é que se faz necessário trabalhar com o Valor Percebido.

Em que o Valor Percebido se baseia?

  • No posicionamento da empresa

Isso quer dizer, que o cliente quando entrar na sua empresa ou loja, observará a relevância, marca, nome que ela tem perante o mercado e se possui vantagens competitivas.

  • A qualidade da empresa

A qualidade da organização também é posta em comparação. Os clientes analisam se o empreendimento possui organização e precisão em seus trabalhos, portanto na hora de comprar algo várias áreas da qualidade são pesadas.

  • A velocidade da empresa

Como empreendedor você pode até achar que tudo está perfeito em sua logística, mas há de confirmar que sempre há ainda o que melhorar em seu empreendimento.

A entrega é parte do processo de vendas, mas infelizmente empresas que recebem uma demanda forte de compras, acaba falhando nesse sentido, por não estar com essa logística bem adequada e assim atrasos ocorrem, os clientes saem insatisfeitos e se perde muito na prestação do serviço de vendas e entrega. Por isso, para que sua empresa seja bem-conceituada na mente e lembrança dos clientes, é preciso ter valor em cada uma dessas atividades em resposta ao cliente.

Você precisa ler: PRECIFICAÇÃO: VOCÊ CONSIDERA O VALOR QUE O CLIENTE VÊ NO SEU PRODUTO?

Formulação estratégica para gerar valor a sua empresa e ofertas

O Valor Percebido é calculado de acordo com todos esses pontos-chaves, por isso se faz necessário estar sempre atento a qualidade e aos serviços oferecidos por sua empresa, da mesma forma os custos, tempo demandado para execução do trabalho deve ser considerado, para que um valor justo seja cobrado ao público-alvo.

Se 2 empresas oferecem o mesmo serviço, são consequentemente concorrentes, então o maior VPC será verificado pela clientela de acordo com a que tiver o menor custo, entrega em menor tempo e qualidade avançada.

Para achar o número do seu valor percebido, faça o seguinte cálculo:

imgem_meio_post_roca

Pronto! Agora é hora de você empreender de forma consistente e inteligente, por meio do VPC!

Preparado?

Em caso de dúvida ou necessidade, entre em contato!

Até a próxima!

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