Vestir A Camisa

Você veste a camisa da empresa ?

O comprometimento é importante para os resultados

As empresas precisam de colaboradores que vistam a camisa, você já ouviu essa expressão? Com certeza já ouviu.

O que isso significa?

Vestir a camisa da empresa:

Envolve duas palavras simples, mas difíceis de encontrar tanto por parte dos colaboradores quanto por parte das empresas: compromisso e comprometimento.

Significa pensar e se sentir como parte da empresa, tendo noção de que se a empresa for bem você também vai bem e se a empresa for mal, consequentemente você também irá mal.

Não significa dar todo o seu potencial e não receber nada em troca. Deve haver sinergia na relação colaborador-empresa e empresa-colaborador, sendo assim satisfatória para ambos.

É necessário que exista essa relação de troca. É preciso que a empresa vá além do que o funcionário espera dela. Da mesma forma, é preciso que o funcionário vá além de suas atribuições, é preciso absorver e por em prática os valores e crenças da empresa, conhecer a sua missão e comprometer-se com ela para contribuir de forma efetiva e significativamente

Quantas vezes você andando pelo pátio da empresa viu um prego, um pedaço de ferro no chão e não juntou?  Pois esse prego pode furar o pneu de um veículo da empresa e gerar uma despesa desnecessária.  Isso é vestir a camisa. Isso é ver o que pode estar errado ao seu redor e mesmo que não seja sua atribuição, que tente resolver.

Quantos funcionários fumam e depois jogam os “tocos” de cigarro no chão? Alguém terá que limpar isso… Pra empresa é um custo a mais…  Quanto mais custo a empresa tiver, menos sobra para um possível aumento de salário. Lembre-se que você é avaliado em todo o tempo.

Quantas vezes, você saiu da sala e não apagou as luzes? Não é meu… o Patrão é rico…  Ouço muito isso.

Esse funcionário que está sempre jogando contra a empresa, que diz o patrão é rico, infelizmente está literalmente “dando um tiro no pé”.

Gostaria que você fizesse agora, um exercício mental: Imagina o seu local de trabalho. Sua mesa, lá na empresa. A máquina no qual você trabalha. Imagine olhando ao redor…

Agora me diga: O que você pode fazer, o que poderia sugerir para melhorar esse ambiente? Para evitar desperdícios lá no seu local de trabalho…  Qual sua sugestão para que possa produzir mais, melhor e menos tempo?

Sua contribuição é muito importante, pois você que trabalha 8 horas por dia, por no mínimo 5 dias da semana nesse local é a pessoa que mais tem a falar, como podemos mudar para melhor!

Pense nisso e faça hoje mesmo esse exercício na empresa onde trabalha.

Vá até seu gerente e lhe diga suas sugestões para melhorar o desempenho, para reduzir custos ou para melhorar algum processo.

Agora sim, você vestiu a camisa da empresa. Imagine todos saberem que a empresa agora produz mais e melhor, reduz melhor seus custos por uma ideia que partiu de você? Já pensou nisso?

Fonte: http://www.programacases.com.br/coluna/voce-veste-a-camisa-da-empresa-

Trechos: http://eder-adm.blogspot.com.br/2011/08/eu-visto-camisa-da-mepresa.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *