Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas que mantém seu quadro de pessoal é evitar a rotatividade, mantendo os colaboradores em harmonia com a administração e conscientes da importância de suas atividades para com a organização.
A dispensa de empregados e sua substituição por novos são ações que geram altos custos para a empresa, além de prejudicar a produtividade, uma vez que sempre é necessário treinar e entrosar um novo colaborador na equipe, havendo a necessidade de um tempo para que ele esteja totalmente preparado para suas funções.
Para melhorar a fidelidade de seus funcionários e reduzir a rotatividade, existem algumas atitudes que podem ser tomadas pelo empreendedor, conforme podemos ver a seguir:
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Índice
Investimento no desenvolvimento dos colaboradores
Quando a empresa concentra esforços no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, eles se tornam mais satisfeitos com sua atividade, reduzindo a rotatividade. Ao perceber que existe oportunidade de crescimento dentro da empresa, dificilmente os empregados pensam em procurar outro emprego.
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Reconhecimento do bom desempenho
O reconhecimento pelo bom desempenho é uma das melhores maneiras de motivar o colaborador. Esse reconhecimento pode ser feito através de um bônus financeiro, quando os colaboradores atingem determinada meta, ou através a escolha de funcionário do mês, por exemplo. Contudo, é importante que as ações tomadas para o reconhecimento sejam constantes, uma vez que, não havendo continuidade num determinado tipo de premiação, o efeito será totalmente contrário.
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Construção de uma relação de confiança
Uma relação de confiança só pode ser construída através da sinceridade entre as partes. Quando um superior ouve seus subordinados e oferece respostas eficazes, geram maior segurança para a realização de qualquer tarefa. Fazendo com que o colaborador se sinta seguro, ele sentirá maior estabilidade na relação de trabalho, não precisando de qualquer motivo para buscar outro emprego.
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Manter uma comunicação eficaz
A falta de uma comunicação eficiente entre a administração e os colaboradores é um dos principais motivos para gerar rotatividade e impedir a fidelização dos empregados. O administrador precisa demonstrar abertura para ouvir, sensibilidade para atender e liderança para deixar claro o que a empresa espera de cada colaborador, expondo os principais problemas e oferecendo soluções. A comunicação pode ser feita das mais diversas formas, devendo, no entanto, ser uma prioridade em todos os níveis de hierarquia da empresa. Assim, cada colaborador vai sentir que é uma peça importante no conjunto e colaborar para a melhoria dos processos.
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Investimento em colaboradores coringas
Toda e qualquer empresa possui colaboradores com maior potencial e esses devem ser melhor aproveitados, devendo ser orientados para funções que ofereçam retorno para a empresa. Um funcionário coringa, além de se sentir mais valorizado e motivado para suas atividades, também poderá ser de grande utilidade em momentos de crise. Evidentemente, esse tipo de funcionário deve receber o reconhecimento por seu trabalho e pelo desempenho.
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Exigências dentro dos limites
É bastante comum, principalmente durante as crises, que os administradores procurem utilizar ao máximo os recursos disponíveis. Contudo, é necessário entender que existem limites e que esses não devem ser ultrapassados. Quando a empresa exige demais de seus funcionários, pode receber os resultados de forma negativa. Assim, por exemplo, sobrecarga de trabalho e de funções pode provocar o esgotamento dos funcionários, gerando, além de problemas de saúde, também pedidos de demissão. O administrador deve utilizar os recursos sempre dentro dos limites para garantir menor rotatividade na empresa.
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Fornecimento de feedback
O fornecimento de feedback nos bons momentos da empresa faz parte da comunicação. O administrador, quando se sente satisfeito com o desempenho da empresa, deve fazer essa comunicação aos seus colaboradores, uma vez que de nada adianta ele próprio estar satisfeito sem que os funcionários sintam a mesma coisa. Além disso, é importante destacar que os colaboradores, quando não são informados sobre seu próprio desempenho, irão se tornar inseguros com sua estabilidade na organização. Sabendo os resultados de seu trabalho, o funcionário irá se sentir mais satisfeito, procurando se dedicar com mais empenho às suas tarefas e ajudando no desenvolvimento da organização como um todo.
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Treinamento de novos líderes
Um dos principais motivos que levam ao aumento da rotatividade é a falta de perspectivas de crescimento dentro da empresa. Mesmo em empresas de menor porte, sempre é possível promover treinamentos que possam gerar a expectativa de crescimento e desenvolvimento, oferecendo oportunidade a empregados com experiência em vez de procurar no mercado sempre que houver uma nova vaga. Com o aproveitamento e o treinamento de novos líderes, o administrador irá criar um ambiente mais saudável, gerando maior confiança entre seus colaboradores, fazendo com que se sintam mais motivados e inspirados para a execução de suas tarefas.
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Salários compatíveis com o mercado
A empresa precisa oferecer salários compatíveis com o mercado se deseja reduzir a rotatividade, impedindo que seus empregados procurem um novo emprego. O investimento feito através de treinamento, de comunicação e de todos os itens já apresentados não irão oferecer qualquer resultado se o salário pago não estiver de acordo com a capacidade e a função de cada colaborador. Não pagar o salário adequado é subestimar o trabalho e o valor do profissional contratado e isso significa que ele, na primeira oportunidade, irá procurar um trabalho que pague o suficiente para se manter motivado.
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Benefícios extras
Um dos meios de garantir menor rotatividade é oferecendo benefícios extras aos colaboradores. Os benefícios podem ser aplicados através de prêmios em dinheiro pelo alcance de metas, por um plano de saúde ou por oferta de cesta básica, entre outros. Existem diversas opções, podendo a empresa encontrar aquela que esteja dentro de suas possibilidades.
Acabar com a rotatividade sendo um bom empregador
Existem diversos meios para acabar com a rotatividade, embora não existe uma fórmula específica para isso. No entanto, o que se percebe é que a relação de emprego nada mais é do que uma extensão das relações humanas e, da mesma forma que em qualquer tipo de relacionamento, quando o administrador oferece boas condições, recebe em troca aquilo que está sendo plantado, ou seja, motivação e interesse por parte dos empregados.
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Sucesso e até logo.