Como vender mais e captar mais clientes

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Vender é a principal necessidade de qualquer empresa, sendo a base para a sobrevivência do negócio. Para vender mais e captar mais clientes é essencial aplicar algumas estratégias que atraiam a atenção para o empreendimento e possam oferecer exatamente aquilo que os clientes estão buscando.
Através de estratégias bem elaboradas, o empresário pode enfrentar a concorrência, que é comum em praticamente todos os segmentos e não depende apenas da necessidade de seus clientes.

O que significa captar mais clientes

Para entender exatamente o que significa captar mais clientes, podemos simplesmente substituir o termo por alguns sinônimos, como, por exemplo, conquistar e atrair. Dessa forma, deixamos evidente que vender mais e captar mais clientes exige atitudes proativas, buscando pelos clientes onde eles estejam.
Dessa forma, podemos gerar as oportunidades para que os clientes possam procurar a empresa, oferecendo a eles as soluções que estão buscando, em vez de esperar passivamente que eles se manifestem.
Vamos apresentar aqui algumas recomendações para que sua empresa busque esse caminho e possa atingir seus objetivos com maior rapidez, gerando maior lucratividade:

  • Conheça a fundo seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é estabelecer o perfil dos clientes de uma empresa, ou seja, pessoas ou empresas que estejam buscando soluções oferecidas por sua empresa.
A definição do perfil de sua empresa irá possibilitar vender mais e captar mais clientes de uma forma mais rápida e assertiva, implantando as estratégias que efetivamente possam gerar resultados nessa prospecção, fazendo com que seu estabelecimento seja lembrado e, principalmente, procurado pelos clientes.

  • Procure por indicações de seus atuais clientes

A maior parte das empresas possui um certo número de clientes que mantém contato mais próximo com a equipe de vendas e esse relacionamento é fundamental para conseguir indicações.
Um cliente satisfeito sempre vai recomendar sua empresa para outras pessoas, principalmente quando obteve solução para seus problemas. Nesse caso, é importante que a equipe de vendas esteja sempre bem preparada para o atendimento, levando ao cliente não apenas a solução, mas também a satisfação.

  • Procurar clientes antigos de outras empresas

A equipe de vendas, normalmente, é formada por pessoas que já passaram por outras empresas, possuindo uma rede de contatos que pode ser utilizada para vender mais e atrair mais clientes.
Procure o apoio de sua equipe de vendas e ofereça gratificações ou prêmios pela quantidade de clientes dessa rede de contatos e pela quantidade de vendas por eles efetuada.

  • Contato com outros vendedores

A equipe de vendas, certamente, conhece muitos outros vendedores, que estão trabalhando em outras empresas. Procure fazer com que utilizem essa rede de contato para oferecer soluções que as empresas em que atuam não oferecem, ao mesmo tempo em que eles também podem indicar os clientes de sua empresa.

  • Não se esqueça do mundo virtual

A internet é uma excelente fonte de informações para vender mais e captar mais clientes. Procure por essas informações pesquisando sites de empresas concorrentes, de agências reguladoras e de associações.
Através da lista de clientes ou de empresas associadas, você poderá ampliar sua rede de contatos e oferecer as soluções que eles estejam buscando.

  • Tenha um site fácil de navegar

Falando em internet, tenha um site para sua empresa que seja de fácil navegação e compatível com os dispositivos móveis. A maior parte dos usuários, atualmente, acessa a rede através de smartphones ou de tablets e isso deve ser aproveitado para vender mais e captar mais clientes.
Criando um site responsivo, sua empresa será localizada com mais facilidade e você alcançará mais rapidamente seu público-alvo.

  • Não fale em preço, mas sim em valor

Seja na internet ou o contato pessoal, procure sempre falar em valor dos produtos e não em seu preço. Ofereça todas as informações necessárias sobre seu produto ou serviço e faça com que o cliente perceba que você pode oferecer a melhor solução.
Porém, não se esqueça de usar a linguagem do seu cliente. Você não pode usar um vocabulário complicado para uma pessoa simples, ao mesmo em que não pode ser simplório com uma pessoa com nível cultural avançado.

  • Utilize as redes sociais

As redes sociais deixaram de ser simplesmente um sistema de comunicação ou de exposição de fatos e pessoas, tendo se tornado um excelente meio de vender mais e captar mais clientes.
Assim, por exemplo, o Facebook pode ser usado para fazer anúncios patrocinados, que vão atingir diretamente as pessoas mais voltadas para os seus produtos e serviços. Utilizando as redes sociais com sabedoria, você poderá ampliar sua carteira de clientes e aumentar sensivelmente suas vendas.
Além disso, se você unir um blog ao perfil das redes sociais e ao seu site, poderá tratar de assuntos que interessam diretamente ao seu público alvo. Não se esqueça, porém, que, nesse caso, é preciso estar mais próximo aos seus futuros clientes, respondendo a comentários e participando de suas discussões.

  • Utilize o Inbound e o marketing de conteúdo

O Inbound marketing é uma estratégia já utilizada por um grande número de empresas, assim como o marketing de conteúdo. Mantendo um blog com conteúdo relevante e oferecendo todas as informações sobre sua empresa, você terá em seu estabelecimento exatamente aqueles clientes que estão confiando em você e naquilo que você pode lhes oferecer.

  • Não se esqueça do marketing tradicional

Sempre que seja necessário utilize o marketing tradicional para vender mais e captar mais clientes. Mesmo que traga custos para sua empresa, sempre é interessante manter folhetos, banners e cartazes, ou anunciar em jornais e rádios de sua cidade para captar maior número de clientes.
Sua estratégia de marketing deve ser unificada, criando promoções que possam ser úteis para seus clientes, agilizando seus resultados e atraindo leads, tanto para seu blog, site e perfil nas redes sociais, deixando o cliente mais à vontade para procurar seu estabelecimento.
Lembre-se que, para vender mais e captar mais clientes, você não pode depender apenas da sorte: é preciso arregaçar as mangas e utilizar todas as ferramentas disponíveis, seja no mundo virtual ou real.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca. Será um prazer atendê-lo! Podemos te ajudar a desenvolver o seu negócio através da contabilidade.
Sucesso e até a próxima.

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