Empreendimentos nascem condenados porque se baseiam em conceitos falhos
Os primeiros meses de atividades de um negócio é um período crucial para a consolidação de um projeto empreendedor. Segundo dados do Sebrae, é no primeiro ano de vida das pequenas empresas que o risco de algo dar errado é mais elevado, inclusive em razão da falta de experiência do empreendedor.
Nesse contexto, as falhas mais corriqueiras estão relacionadas a falta de planejamento, como a ausência de pesquisa sobre o mercado em que se pretende atuar e a inexistência de um diferencial competitivo em relação à concorrência e, claro, o despreparo do empreendedor.
Portanto, muitos novos empreendimentos estão condenados desde o início porque os conceitos sobre os quais se baseiam de algum modo são mortalmente falhos. Eles podem até parecer bons em um primeiro momento, mas não vão funcionar no mundo real. Não resistem ao primeiro contato com o cliente.
Talvez porque resolvam um problema que só exista na cabeça do empreendedor, ou então porque o mercado não é grande o suficiente para o sucesso da empresa.
Um dos erros mais comuns na fase do planejamento e que se torna uma das maiores falhas dos negócios na fase da operação é fazer um planejamento financeiro errado. Ou seja, negligenciar a saúde financeira.
Subestimar ou ignorar a concorrência é outro problema. Toda empresa tem concorrentes, isso é um fato! Diretos ou indiretos, eles estão lá, competindo com você pelos mesmos clientes e negligenciar esse fato é grande um erro.
Se você acredita não ter concorrência então precisa refletir mais amplamente sobre o que sua empresa oferece, que problema ela resolve e como resolve. Lembre-se de que problemas podem ser resolvidos de diversas maneiras, que concorrentes podem atender as mesmas necessidades de seus clientes de uma forma diferente.
Acreditar que o boca-a-boca será suficiente para o sucesso da empresa, seja por falta de dinheiro ou por excesso de otimismo, é outro grande erro que pode ser fatal. O empreendedor precisa entender qual o mercado que quer atingir, saber onde está seu público-alvo e como se comunicar com ele usando os canais mais adequados.
Como empreendedor e gestor é importante saber delegar, mas deixar a gestão da empresa, principalmente a financeira, somente nas mãos de terceiros é muito arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades e características de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período do seu dia para verificar de perto a rotina de cada área da empresa.
Fonte: http://www.insper.edu.br/conhecimento/estrategia-e-gestao/falhas-que-podem-matar-seu-negocio-nos-primeiros-meses/
Nesse contexto, as falhas mais corriqueiras estão relacionadas a falta de planejamento, como a ausência de pesquisa sobre o mercado em que se pretende atuar e a inexistência de um diferencial competitivo em relação à concorrência e, claro, o despreparo do empreendedor.
Portanto, muitos novos empreendimentos estão condenados desde o início porque os conceitos sobre os quais se baseiam de algum modo são mortalmente falhos. Eles podem até parecer bons em um primeiro momento, mas não vão funcionar no mundo real. Não resistem ao primeiro contato com o cliente.
Talvez porque resolvam um problema que só exista na cabeça do empreendedor, ou então porque o mercado não é grande o suficiente para o sucesso da empresa.
Um dos erros mais comuns na fase do planejamento e que se torna uma das maiores falhas dos negócios na fase da operação é fazer um planejamento financeiro errado. Ou seja, negligenciar a saúde financeira.
Subestimar ou ignorar a concorrência é outro problema. Toda empresa tem concorrentes, isso é um fato! Diretos ou indiretos, eles estão lá, competindo com você pelos mesmos clientes e negligenciar esse fato é grande um erro.
Se você acredita não ter concorrência então precisa refletir mais amplamente sobre o que sua empresa oferece, que problema ela resolve e como resolve. Lembre-se de que problemas podem ser resolvidos de diversas maneiras, que concorrentes podem atender as mesmas necessidades de seus clientes de uma forma diferente.
Acreditar que o boca-a-boca será suficiente para o sucesso da empresa, seja por falta de dinheiro ou por excesso de otimismo, é outro grande erro que pode ser fatal. O empreendedor precisa entender qual o mercado que quer atingir, saber onde está seu público-alvo e como se comunicar com ele usando os canais mais adequados.
Como empreendedor e gestor é importante saber delegar, mas deixar a gestão da empresa, principalmente a financeira, somente nas mãos de terceiros é muito arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades e características de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período do seu dia para verificar de perto a rotina de cada área da empresa.
Fonte: http://www.insper.edu.br/conhecimento/estrategia-e-gestao/falhas-que-podem-matar-seu-negocio-nos-primeiros-meses/