Gestão financeira
Chamamos de gestão financeira o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do pequeno negócio. Em palavras simples: obter o máximo de lucro (ou resultado) com nossas atividades.
Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é tomar uma decisão importante: separar o dinheiro do pequeno negócio do dinheiro das despesas particulares(manutenção da família).
É praxe misturar a Pessoa Física com a Pessoa Jurídica nos pequenos negócios. O caixa para pagar e receber é um só e isto atrapalha ou impede a gestão financeira do pequeno negócio.
Nota-se isso quando pega-se um táxi ou faz-se uma compra nos pequenos estabelecimentos comerciais no início do dia: o taxista não tem troco (o dinheiro do dia anterior ficou em casa) e o comerciante pede que o passageiro pague com dinheiro trocado.
As três frentes de ação da gestão
- Gestão do caixa no dia a dia: administrar as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros;
- Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, modernizar, abrir novas unidades, comprar novas máquinas e equipamentos, etc.;
- Gestão de crises: é um assunto pouco comentado, mas muito frequente. Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, enfim, fazer escolhas difíceis em tempos difíceis.
A seguir nos próximos posts, serão apresentados alguns pontos de atenção e dicas para uma boa gestão financeira de cada um dos itens acima.
Fonte: Sebrae