Índice
Veja agora os cuidados para não cair na malha fina do Imposto de Renda
É preciso tomar todos os cuidados no momento de emitir a declaração do Imposto de Renda e assim evitar cair na malha fina, o que pode significar problemas. Contar com a ajuda de um profissional contábil fará toda a diferença.
Por que uma empresa pode cair na malha fina? Geralmente, devido à desatenção e alguns descuidos no preenchimento do Imposto de Renda.
No entanto, podem ter outros motivos e que precisam ser analisados com mais cuidado.
Sendo assim, é muito importante contratar um profissional contábil para que, assim, sua empresa não seja alvo de fiscalização.
Pensando nesse cenário, vamos apresentar alguns cuidados para que a sua empresa não caia na malha fina do Imposto de Renda.
Se deseja saber mais sobre isso, fique por aqui e acompanhe este artigo.
Entendendo o motivo da sua empresa cair na malha fina
É importante ressaltar que cair na malha fina, na maioria das vezes, pode ser devido a erros no envio de informações ou mesmo por omissões.
Com o avanço da tecnologia, melhorando os sistemas de comunicação, os dados que são processados eletronicamente são enviados de forma imediata.
Assim, todas as informações são cruzadas, proporcionando uma análise mais completa e detectando qualquer falha ou inconsistência.
Caso apareça algo, a sua declaração do Imposto de Renda fica retida, ou seja, sua empresa cai na malha fina.
Para saber mais detalhes sobre como fazer a declaração do IR, evitando cair na malha fina, acesse os nossos artigos abaixo e veja informações relevantes sobre o Imposto de Renda 2022:
Malha fina: como saber se a minha DIRPF está retida?
Para saber se a sua empresa realmente caiu na malha fiscal, é necessário fazer uma consulta no status da sua declaração.
Primeiramente, é preciso entrar no site de atendimento virtual da Receita Federal, o e-CAC.
Em seguida, faça o seu login e acesse “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
Na opção “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”.
Agora, você poderá verificar se realmente se encontra nessa situação e saberá o motivo de estar nela.
Malha fina: cuidados necessários para a DIRPF não ficar retida
Portanto, para evitar que a DIRPF fique retida, é necessário que tenha atenção a alguns detalhes que fazem a diferença no final.
Por esse motivo, o empresário não deve se preocupar com esse cenário somente quando precisar cumprir com o prazo da declaração de Imposto de Renda, mas durante todo o decorrer do processo de trabalho da sua empresa. Assim, você poderá resolver quaisquer pendências em tempo hábil.
Separamos abaixo os cuidados necessários para que você não caia na malha fina. Confira!
- Manter uma boa gestão das suas informações;
- Separar toda documentação necessária com antecedência;
- Dedicar tempo para o preenchimento;
- Estar com as obrigações fiscais em dia;
- Não cometer erros no preenchimento da declaração;
- Não omitir nenhuma informação;
- Realizar a revisão do formulário antes da entrega;
- Contratar uma contabilidade profissional.
Não caia na malha fina, conte com os serviços da Roca Contábil!
Nós, da Roca Contábil, estamos há mais de 30 anos no mercado apresentando soluções de assessoria e consultoria contábil em São Paulo para os nossos clientes.
Somos especialistas em serviços fiscais, com expertise em Imposto de Renda, e oferecemos um serviço que busca suprir as novas demandas geradas pela evolução do mercado.
Garantimos qualidade, confiabilidade, flexibilidade e ética em nossos serviços, portanto, não hesite em contar com o nosso apoio.
Não corra o risco de cair na malha fina, entre em contato com um de nossos especialistas e receba o suporte de que você necessita!
Ter um planejamento tributário de excelência!