Como andam as vendas da sua empresa? Está colhendo os resultados que gostaria?
Se não está, é interessante saber que se você não criar estratégias capazes de lhe diferenciar da concorrência, com certeza não atingirá os resultados desejados. Possuir uma estratégia de merchandising muito bem definida é um dos caminhos para conquistar o seu espaço no mercado.
Tem dúvidas sobre como criar uma boa estratégia de merchandising? Então fique conosco!
No post de hoje você conhecerá os melhores caminhos para se tornar referência no seu segmento e, assim, elevar suas vendas!
Boa leitura!
Índice
Saiba quem é seu público-alvo e sua persona
Não há como falar em estratégias sem saber qual é o seu público-alvo, certo?
Sendo assim, é imprescindível conhecer os hábitos de compra e comportamento do seu potencial cliente. Além disso, compreender seus desejos, anseios e dificuldades também auxilia na criação da estratégia mais pertinente ao grupo.
Defina metas
Todo negócio deve ser norteado por metas e objetivos. Então, antes mesmo de abrir o seu negócio, considere elaborar um planejamento estratégico.
Com ele, você saberá como as ações estão impactando o seu mercado, se as estratégias estão resultando no efeito desejado e, caso necessite, saberá o que precisa ser ajustado para atingir as metas e objetivos.
Tenha um ponto de venda física ou site com layouts incríveis
A experiência visual é realmente importante como estímulo ao processo de compra. Isso porque, antes de tudo, o cliente consome com os olhos. A necessidade de investir em um bom layout torna-se ainda mais interessante para destacar o seu negócio dos concorrentes.
Seja na venda presencial ou online, cria um ambiente personalizado, atrativo e visualmente bonito. E isso vai além de cores e infraestrutura.
No caso das lojas físicas, por exemplo, devem ser considerados também a organização, disposição e apresentação dos produtos ou serviços, motivação e treinamento dos funcionários e limpeza do ambiente.
Nas lojas virtuais, os mesmos pontos devem ser observados. Porém, algumas substituições devem ser realizadas. No quesito atendimento, aposte em um SAC bem treinado e disponível quando e onde o cliente desejar. Categorize a disposição dos produtos ou serviços para facilitar a compra e contratação.
Além disso, construa um layout bem organizado, intuitivo e que identifique visualmente a sua empresa.
Elabore um calendário anual de promoções
A maioria dos estabelecimentos comerciais segue apenas o calendário anual tradicional. Ou seja, cria promoções especiais para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa, Natal etc. Mas e se o seu estabelecimento criar ações sazonais para outros períodos?
As mudanças de estação são uma boa pedida para promoções especiais, principalmente no varejo de vestuário. Em outros setores, principalmente o de serviços, vale apostas nas datas relacionadas aos segmentos profissionais como o dia do contador, dia do médico, dia do engenheiro etc.
Ofereça experiências únicas e exclusivas
Quando o cliente vivencia experiências exclusivas, elevam-se as chances de atração e fidelização. Afinal, se o consumidor é bem recebido no seu estabelecimento, ele não procura a concorrência.
As experiências sensoriais estão em alta. Um som ambiente especial ou até mesmo um cheiro diferente podem despertar sensações positivas. Se você oferece serviços e produtos infantis, instalar um playground ou uma área kids faz toda a diferença.
Apostando nas ações que indicamos no post de hoje, você conseguirá elevar o valor do seu negócio, ganhar autoridade e, principalmente, diferenciar-se da concorrência.
Gostou do artigo? Se tiver outras dicas de ações para merchandising, compartilhe conosco deixando o seu comentário!
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