Investir na abertura de uma padaria é investir em um dos segmentos empresariais que nunca deixarão de ser uma tendência promissora de negócio lucrativo. Produtos assados e pães especialmente preparados com os mais diversos ingredientes – atendendo à todo tipo de gostos e dietas – nunca sairão de moda, pois já são considerados produtos básicos de consumo no dia a dia de qualquer ser humano.
Como resultado, os proprietários de padarias sempre estão lucrando, não importa qual estação do ano. Porém, como o pão e outros produtos vendidos em padarias tem uma enorme demanda, mais e mais padarias são construídas em toda parte. Isso quer dizer que a concorrência está começando a ficar pesada, e é por isso que as padarias precisam estar alertas e investir em inovações criativas, para poderem assim, se manterem no topo da preferência dos consumidores.
E sua padaria… o que tem apresentado de novidades para o seu público que a faz ser um diferencial frente a seus concorrentes?
Você provavelmente já percebeu que as padarias têm se sofisticado e deixado de serem locais exclusivos para a tradicional venda de pão francês e leite de vaca. Ainda que o seu negócio tenha como foco somente esta estratégia, você deve investir em inovações para que seu empreendimento não se torne obsoleto.
Uma inovação de mercado que está agradando e muito a clientela das padarias é a aposta certeira no serviço de entregas em domicílio, uma tática que tem gerado grandes vantagens tanto ao grande quanto ao pequeno empreendedor do segmento.
Vamos analisar o porque esta novidade tem feito tanto sucesso no setor de panificação? Confira!
A logística da vida diária nas cidades do Brasil
É fato que a logística da vida diária, principalmente nas médias e grandes cidades, está cada vez mais complicada. São poucos estacionamentos, ruas estreitas, muito tráfego de carros e diversos outros fatores que deixam o trânsito e a locomoção de pedestres bem estressante.
Ainda tem o fator cansaço gerado pela rotina diária das jornadas de trabalho longas e estressantes e várias outras atividades que contribuem para que a população viva em uma correria continua e “sem tempo” para fazer o primordial, que é cuidar da alimentação produzida em casa.
Porém, é aí que está a grande SACADA – com a vida agitada nas grandes metrópoles, você tem um terreno muito fértil para explorar os serviços de entrega domiciliar em sua padaria!
Oferecendo um serviço de entrega em domicílio a seus clientes você tem muito mais chances de aumentar as vendas de sua padaria. São muitos proprietários de panificadoras que estão enxergando esta excelente OPORTUNIDADE e aproveitando-a para melhorarem sua lucratividade.
Esta estratégia agrega um enorme diferencial ao seu comércio!
Escapando da crise…
O setor de panificação tem sofrido um pouco com os efeitos da crise, pois com o aumento do desemprego os consumidores ficam com medo e optam por gastar menos e optam por preparar seus próprios alimentos.
Sendo assim, uma das saídas para não depender somente das velhas tradições comerciais, muitos empresários do setor aderiram aos serviços de entrega domiciliar para padarias. Esta inovação de mercado tem gerado excelentes resultados para o empreendedor que trabalha a mesma de forma adequada.
Apenas para você ter uma ideia, em algumas padarias o serviço de delivery representa até 40% do faturamento total!
É ou não um bom índice?
Veja agora algumas dicas para você começar a estruturar este modelo de entregas:
- Comece com um bom planejamento para criação de serviços de entrega em domicílio;
- Estruture um site com um menu/galeria demonstrativo e produza fotos profissionais de seus produtos, de modo a que o consumidor sinta desejo ao acessá-los de realizar compras;
- Invista na criação de redes sociais;
- Invista em vídeos mostrando as preparações e o resultado final de suas receitas;
- Divulgue suas fotos, vídeos e promoções exclusivas em seu site e redes sociais;
- Monte uma rede de atendimento telefônico específica para o delivery e estruture um serviço de atendimento online através do seu site;
- Contrate um motorista.
- Adapte um veículo para o serviço de entregas delivery.
- Forneça treinamentos necessários aos novos colaboradores, etc.
- Adéque o novo serviço às expectativas do seu cliente.
- Selecione uma área viável onde você consiga garantir estas entregas com a cobrança de uma pequena taxa. Normalmente as entregas são realizadas em até 5 km do perímetro da padaria.
É importante também que você trabalhe bem o processo de atendimento até a chegada do produto à casa do consumidor. Outro ponto que merece atenção é quanto ao cuidado com os alimentos a fim de que cheguem intactos até a residência do seu cliente. Invista em embalagens térmicas, atraentes e totalmente personalizadas para seus produtos.
Todo este esforço irá resultar em mais demanda e resultados positivos ao seu negócio.
Conclusão
Investir em uma padaria pode não ser tão simples, pois, como todo bom negócio há concorrência é gigantesca. Porém, você pode prosperar investindo em inovações e funcionais, como a entrega em domicílio, por exemplo. E, isso não precisa de uma grande soma de dinheiro.
Se você acreditar que pode, com inteligência, criatividade, inovação e outras ações positivas cabíveis ao seu tipo de negócio; certamente você irá minimizar qualquer dificuldade que estiver passando em relação ao seu empreendimento.
Os serviços de entrega em domicílio para padarias estão deslanchando pelo Brasil. Empreendedores estão atentos ao crescimento por este tipo de demanda e estão apostando firmemente nela.
Portanto, você também pode acreditar no enorme potencial das entregas em domicílio e alavancar seus rendimentos. Faça desta inovação um de seus diferenciais!
E então? Está animado/a para apostar nesta inovação de mercado para padarias? Tem mais alguma dúvida? Registre nos comentários que teremos prazer em te ajudar!
Um forte abraço.
Sucesso!