Ícone do site ROCA CONTABILIDADE

Qual o comportamento ideal de um empreendedor de sucesso?

Todos os empreendedores almejam o sucesso. Isso é fato, mas nem todos conseguem ser bem-sucedidos, nesse sentido é que muitas empresas simplesmente fecham as portas, antes de completarem os dois anos de existência, e por que isso acontece?
Porque algumas práticas não são levadas ou acompanhadas com a devida atenção. É preciso entender algo muito importante: não basta ter talento, ou pensar em um negócio rentável, se outras ações e medidas não forem providenciadas e trabalhadas em conjunto.
Muitos empreendedores andam “caçando” o sucesso à todo custo, quando na verdade não existem grandes mistérios para se conseguir êxito nos negócios.

O que é preciso para ter sucesso?

Há 4 pilares importantes na gestão de quaisquer negócios, são eles:

Gestão das informações relevantes

Montar uma empresa pode parecer fácil, mas existem inúmeras vertentes que precisam ser bem planejadas e desenvolvidas. Um empreendedor de sucesso precisa pensar em estratégias consistentes, viáveis e realmente úteis.
Isso requer um trabalho de análise, de fixar, e de maneira inspiradora transformar falhas em transformação e forças em oportunidades. Dessa forma é possível conseguir atingir os objetivos principais, seja um empreendedor iniciante ou não.
Para chegar a uma estratégia interessante e inteligente, o empreendedor precisa estar atento às ameaças e também as oportunidades do negócio em questão. Nisso deve existir um parecer sobre:

Tendo assim como base a análise FOFA ou de SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Com base nisso é possível quebrar as barreiras e chegar a melhores resultados. Se o empreendedor atua somente com base em suposições, que garantias ou vantagens ele terá?
O renomado escritor norte-americano Tom Peters, autor do Best Seller“Vencendo a Crise – Como o Bom senso empresarial pode superá-la”,   conhecido como um dos mais populares gurus de negócios, quase que idolatrado por homens de negócios do mundo inteiro, disse certa vez que em tempos loucos, é preciso ter ideias loucas! Isso é o mesmo que falar de ideias excepcionais, que superam expectativas e resultados, e é nesse sistema que em grande parte, os empreendedores de sucesso conseguem êxito.
Portanto, antes de iniciar o seu negócio, ou ainda se tem intuito de melhorá-lo reflita nos seguintes pontos:

Gestão contábil e financeira

Contabilidade é o mesmo que a saúde do seu negócio. Para cumprir as responsabilidades legais, com pagamentos de fornecedores, pagamento de tributação, pagamento de funcionários, planos de capitalização, fluxo de caixa, receita e despesa e lucratividade é preciso ter relatórios constantes, que devem ser embasados na realidade da empresa.
Não é possível armazenar tantas informações na mente. Empreender já exige muito esforço, interações diversas e outras ações correlatas, portanto, nada melhor do que ter uma equipe contábil para manter o negócio seguro e capitalizado.
Um empreendedor de sucesso mantém sua contabilidade em dia, estando a par das finanças, saldos, receitas e despesas do seu negócio.

Gestão da proximidade em recursos humanos

Outro ponto a se preocupar tem a ver com os recursos humanos. Os indivíduos gostam de se sentirem inspirados, e é exatamente isso que os motivam a trabalharem, a se doarem e a se dedicarem ao máximo em pró dos objetivos. Portanto, é preciso sempre lembrar que pessoas não são robôs, e que fontes de estímulos viabilizam as funções e promovem melhorias na produtividade.
Um empreendedor de sucesso capacita, acredita e motiva seus colaboradores.

Gestão do conhecimento, criatividade e inovação, como forma de atração

Criatividade, inovação, preocupação com o processo de criação e aplicação de novos conhecimentos, são o cerne da gestão do conhecimento! Todo empreendedor de sucesso conhece bem seu empreendimento e sabe que, se a gestão do conhecimento for levada a sério e trouxer um impacto real sobre a forma como ele faz negócios e não apenas uma moda passageira, então ela tem que ser focada sobre como fazer mudanças radicais na maneira com que ele percebe e utiliza tal conhecimento. Ela precisa ser sobre a criação de novos conhecimentos, a aplicação destes conhecimentos no dia-a-dia da empresa,  e como dizia Peter Drucker “sobre tornar todo este conhecimento em algo produtivo”. Em outras palavras gestão do conhecimento precisa se concentrar fundamentalmente na criatividade e inovação, para gerar lucratividade para a empresa.
Por isso, um empreendedor de sucesso conhece muito o seu negócio, o seu mercado, os seus concorrentes e o seu público alvo. E assim, através deste conhecimento produtivo, com muita criatividade, ele gera inovação com brilhantismo, e mesmo nas coisas mais simples, ele é capaz de modelar o trabalho e torná-lo ainda melhor que o da concorrência!
E aí, ainda restam dúvidas sobre o comportamento dos empreendedores de sucesso? Então deixe seus comentários abaixo! Nossa equipe ama interagir como você!
E não se esqueça: COMPARTILHE esta matéria em suas redes sociais, você vai ver que seus amigos vão curtir você compartilhar conhecimento com eles!
Até a próxima!

Sair da versão mobile