ROCA CONTABILIDADE

Valor do MEI – Saiba qual o investimento necessário exercer sua atividade sem complicações

Pensando em finalmente abrir um CNPJ e começar a empreender? Então saiba qual valor do MEI e programe-se para estar em dia com a Receita Federal!

Uma das grandes dúvidas dos microempreendedores que desejam iniciar uma atividade liberal é saber o valor do MEI, por isso, hoje, iremos te ajudar a fazer essa conta!
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade empresarial, criada para facilitar o registro e a profissionalização de empreendedores que exercem atividade remunerada com um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Contudo, como esse é um assunto recorrente aqui no blog da Roca Contabilidade, você pode conferir nossa sessão que é focada, especialmente, em contabilidade para MEI.
Por isso, vamos ao que interessa…

Quanto custa ser um MEI?

Como está discriminado no próprio Portal do Empreendedor – MEI, na área de perguntas frequentes, o MEI é obrigado a pagar um valor mensal (DAS) que é determinado de acordo com a atividade que o profissional exerce.
O valor do MEI fixo é de R$ 47,70, que corresponde a 5% do salário mínimo, estabelecido pelo decreto nº 9.255, de 29.12.2017, porém, são acrescidos os valores de:

Resultando nos seguintes valores:

E quanto eu gasto com a abertura de um MEI?

Bom, já que falamos do custo para se manter exercendo a atividade de Microempreendedor Individual, nada mais justo do que falar também dos gastos que você pode ter para a abertura da sua empresa.
Como dito no início dessa postagem, a grande vantagem do valor do MEI é o baixo custo, dessa forma esse modelo empresarial auxilia, e muito, os empreendedores que queiram se legalizar e exercer sua atividade sem preocupações com a justiça.
Então, além do baixo custo mensal, para se inscrever como MEI, você pode fazer de graça!
Isso mesmo! Bastam alguns documentos, um computador e está tudo certo!
Para saber mais sobre como você pode abrir o seu MEI de graça, clique na imagem abaixo:
posso abrir uma empresa de graça
O valor do MEI é pensado nas pessoas que desejam exercer suas atividades com o máximo de facilidade e o mínimo de preocupações.
Entretanto isso, abre portas para algumas perguntas, como por exemplo:

MEI precisa de contador?

O microempreendedor que deseje iniciar suas sem os serviços de um contador, está de acordo com a lei.
Contudo, é aconselhável avaliar a sua situação, muitos empreendedores ficam estagnados em questões legais e tributárias e por isso não conseguem dar o “próximo passo” para transformar a sua atividade individual em uma empresa de sucesso, mesmo com o valor do MEI baixo.
Para saber mais, você pode conferir a nossa postagem “Mas, afinal, MEI precisa de contador?!

MEI pode contratar outro MEI?

Outra dúvida de incomoda os microempreendedores individuais é se MEI pode contratar outro MEI.
Sim, o microempreendedor pode solicitar os serviços de outro profissional que também esteja enquadrado no mesmo modelo empresarial, no entanto, existem algumas restrições!
Para saber mais, você pode acessar a nossa postagem clicando na imagem abaixo:

Por fim, não se esqueça que para quaisquer dúvidas, você pode contar com a contabilidade especializada em MEI da Roca Contábil!
A Roca é um escritório de contabilidade em São Paulo, que é focado em trazer resultados efetivos para o seu negócio, desta forma, podemos transformar o seu MEI em ME e, juntos, crescermos cada vez mais!
O acha de marcarmos uma conversa?
Entre em contato!
Acesse nosso Facebook: @rocacontabil
#contabilidadeemsaopaulo #contabildadeparamei #valordomei

Sair da versão mobile