Análise E Viabilidade De Processos, Projetos

Como a contabilidade pode ajudar no conhecimento prévio da viabilidade de um projeto?

Atualmente com a crescente busca pelas melhorias em todos os processos empresariais, cada dia mais, o mercado exige técnicas de gestão que minimize os custos e maximize os lucros no menor tempo possível.

Isso porque a inovação tecnológica e a alta capacitação profissional, juntas oferecem subsídios para análise e viabilidade de processos e principalmente de projetos.

Com isso, o setor de contabilidade vem cada dia mais ganhando destaque nas tomadas de decisões.

Sendo assim, preparamos este artigo especialmente para que você saiba, como a contabilidade pode ajudar no conhecimento prévio da viabilidade de um projeto.

A importância da análise de viabilidade

Todo negócio sobrevive de lucro. Com isso antes mesmo de se fazer qualquer negócio é imprescindível analisar se o mesmo possui condições mínimas que seja para trazer esse retorno financeiro.

Baseado nesse pensamento em lucratividade e da necessidade de estruturação, os projetos precisam ser analisados em cada aspecto de modo criterioso.

Um projeto mal planejado, analisado e estruturado, pode ser um vilão para o empreendedor em seu negócio, proporcionando a perda de tempo, gastos desnecessários, mão de obra mal alocada, etc, trazendo assim sérios prejuízos financeiros e existenciais.

Aspectos envolvidos na análise de viabilidade

A viabilidade de um projeto é analisada de acordo com os aspectos envolvidos neles.

Alguns aspectos são muito importantes e devem ser levados em conta na viabilidade e elaboração de um projeto, como:

  • Tecnologia disponibilizada;
  • Distribuição;
  • Mercado consumidor;
  • Logística atribuída.

No entanto, aprofundando ainda mais as necessidades análise de viabilidade, outros fatores podem ser decisivos neste momento, e que envolvem diretamente os recursos financeiros que a empresa possui, como por exemplo:

  • Investimento inicial
  • capital de giro
  • Lucratividade
  • Necessidade de empréstimos;

A importância da contabilidade na viabilidade de projetos

A contabilidade tem papel importantíssimo dentro de qualquer organização. Isso porque ela detém de informações relevantes para qualquer passo que a empresa queira dar.

É a contabilidade que possui informações e diagnósticos precisos que irão indicar como anda a saúde financeira da empresa, se há ou não condições de realizar uma compra, e oferece subsídios para análise da viabilidade de qualquer investimento através da Gestão Contábil.

Analisando a lucratividade do projeto

A lucratividade é analisada de acordo com os custos envolvidos no projeto, a sua formação de preços competitivos em relação a concorrência e o potencial de retorno de investimentos de seu mercado de atuação.

Isso não quer dizer que, apenas porque existe uma demanda de mercado, que você pode sair produzindo produtos, pois terá uma lucratividade enorme com o mesmo. De forma alguma! É necessário realizar uma análise prévia e criteriosa, de modo a avaliar a viabilidade de produção do mesmo.

Logo, a contabilidade avalia os valores envolvidos computando os custos indiretos e também invisíveis como, por exemplo, o custo de capital (juros), os tributos, aumento dos custos fixos para confecção dos mesmos, como aluguéis, energia elétrica, instalações, administração, entre outros.

Analisando a necessidade de capitais

Para a elaboração de qualquer projeto, como por exemplo, um novo empreendimento, uma pesquisa, um lançamento, ou ainda a produção de um novo produtos ou serviço, é importante também estar atento à necessidade de capitais que envolvem o mesmo. Isso facilita a não aquisição de dívidas por já prever todos os custos que o envolve e qual o montante de capital será direcionado de investimento à elaboração do mesmo.

Neste momento novamente entra o gestor contábil, onde por experiência consegue melhor apurar e “abrir os olhos” do empreendedor.

Análise de valores de aluguéis, energia, salários de funcionários, encargos sociais, taxas envolvidas, impostos, veículos de comunicação, supervisão e administração, são pautados nesse momento.

A contabilidade como aliada a diminuir os riscos

Para todas as análises, muitas vezes é levado em conta os históricos presentes da contabilidade da empresa em questão.

Já no caso dos itens em que não há base histórica, a contabilidade também consegue ter métricas plausíveis de mensuração, baseada em previsões orçamentária que podem ser levadas em conta nessas análises.

Desse modo fica notória a participação fundamental da contabilidade ao trazer elementos importantes na análise da viabilização dos projetos e deste modo, auxiliar nos diversos momentos de tomadas de decisões.

Fica a dica e muito boa sorte!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *