Crowdfunding Para Startups

Crowdfunding para startups – como começar?

A criação de startups virou uma tendência nos últimos anos. Com a tecnologia se desenvolvendo a cada dia, ficou muito mais fácil para que cada vez mais pessoas se tornem empreendedores. Mas, é preciso dinheiro para financiar ideias, e nem sempre dispomos dele, não é? Você já pensou em criar um crowdfunding para startups?

Se nunca havia pensado antes, agora deve estar muito interessado. E foi pensando nisso que resolvemos elaborar algumas dicas para te mostrar o passo a passo de como começar seu crowdfunding.

Crowdfunding para startups

Em primeiro lugar, o que é um crowdfunding? Bom, essa palavra pode ser traduzida para “fundo de financiamento coletivo”.

Um fundo de financiamento coletivo serve para:

  • Dar oportunidades de pessoas conseguirem fundos para seus negócios;
  • Possibilitar que interessados na startup ajudem para que ela comece a funcionar;
  • Propagar a solidariedade e as ideias mais interessantes de startups.

Basicamente, é para isso que serve um crowdfunding. Se você está sem dinheiro para investir na sua startup, fique calmo, pois nem tudo está perdido.

Como começar?

O primeiro passo para organizar um crowdfunding para startups é escolher o site de financiamento coletivo que mais te agrada.

Feito isso, você deve preencher os campos com as informações necessárias, para se cadastrar e registrar ali a sua proposta.

Hora de divulgar

A melhor maneira de começar a divulgar um fundo de financiamento coletivo é propagando a ideia na sua rede de contatos. Comece com amigos e familiares, e depois vá divulgando para outras pessoas também.

Isso porque as pessoas se sentem mais incentivadas quando vêem que já existem outras apostando no desenvolvimento da startup que está sendo financiada.

Mande mensagens inbox

Para conseguir expandir esse contato com as outras pessoas, tente uma aproximação por mensagens inbox. As pessoas se sentem mais “especiais” quando o contato feito é mais direto, e por isso, aumenta suas chances de conseguir ajuda no financiamento.

E é preciso ficar atento! Tente esse contato ao perceber que as pessoas estão online, porque elas geralmente respondem mais rápido. Quem demora muito para visualizar esse tipo de mensagem geralmente deixa passar despercebido.

Explique sua proposta

Há quem tenha preconceito com crowdfunding, principalmente quando não existe total compreensão sobre essa ferramenta. Por isso, é importante que você deixe bem claro aos seus possíveis colaboradores, que não se trata de falta de vontade de trabalhar ou de poupar dinheiro, e sim, de algo que você quer muito colocar em prática, justamente para trabalhar, mas que não tem dinheiro para dar início.

Seja paciente

Quem começa um financiamento coletivo normalmente fica desesperado por não conseguir o dinheiro no tempo em que pensava que conseguiria. Saiba que essas coisas levam muito tempo e, por isso, você precisa ter paciência.

Vá divulgando e estabelecendo contato! Não se esqueça de manter a calma, porque as coisas acontecerão em seu próprio tempo. Mas, agora que você já sabe como começar um crowdfunding para startups, não espere mais. Comece já a divulgar suas ideias e boa sorte!

Em caso de dúvidas sobre como administrar as finanças para começar a sua startup, entre em contato com a Roca!

Conheça outras dicas (e mais crowdfunding) para financiar uma startup.

Sucesso e até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *