E Social. Qualificação Cadastral

E-Social. Qualificação Cadastral. Como Fazer ?

Processo Admissional – Qualificação Cadastral

O Primeiro Impacto do e-Social no processo admissional, como mudança obrigatória, é a realização da Qualificação Cadastral do Trabalhador. Veja Abaixo:

O QUE É “QUALIFICAÇÃO CADASTRAL” ?

A Qualificação Cadastral descrita pelo e-Social, é uma das etapas que tem o objetivo de comparar os dados do cadastro de pessoas físicas (CPF) e o número de identificação social – NIS (NIT/PIS/PASEP).

Através deste processo de “Qualificação Cadastral”,  é possível identificar inconsistências que impedem o envio dos dados do cadastro de colaboradores ao ambiente do eSocial. Essas inconsistências são ajustadas, na maioria das vezes, pelo empregado junto ao órgão envolvido (RFB, CEF, Banco do Brasil, INSS, etc.).

AONDE REALIZAR A QUALIFICAÇÃO CADASTRAL ?

A consulta da Qualificação Cadastral on-line pode ser feito pelo site do eSocial (https://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral)

A consulta permite verificar se o seu cadastro está correto, e indicará onde estão as inconsistências, caso existam.

Quando houver inconsistências, a empresa deverá solicitar que o empregado ou candidato regularize as inconsistências.

QUANDO DEVE SER REALIZADO A QUALIFICAÇÃO CADASTRAL ?

Neste primeiro momento, todos os empregadores deverão realizar a qualificação cadastral de seus empregados, para que não haja rejeição no envio dos dados ao sistema do eSocial.
Após esta fase de carga de dados de todos os empregados, os empregadores antes de admitir, deverão realizar a qualificação cadastral dos candidatos, a fim de verificar possíveis inconsistências de dados, e somente prosseguir no processo admissional após esta etapa, que é imprescindível para que não haja rejeição no envio dos dados ao eSocial, relativo a admissão do empregado, cujo o prazo, é de até um 1 dia útil antes do seu inicio.

CONSULTA PASSO-A-PASSO:

Existe dois tipos de consultas, sendo a consulta individual e em lote. A consulta individual é possível realizar por qualquer pessoa sem nenhuma restrição, bastando inserir os dados correto do trabalhador. A outra consulta é em lote, no qual somente a empresa poderá realizar com o certificado digital.

Neste momento, faremos passo a passo de uma consulta individual:

1) Primeiramente, acesse o link indicado acima, e em seguida selecione a opção “CONSULTA QUALIFICAÇÃO CADASTRAL ON-LINE”

2) Selecione a opção “CONSULTA ON-LINE”

3) Em seguida, insira os dados solicitados nos respectivos campos indicados, e clique em “Adicionar”:

4) Após Adicionado o Trabalhador, clique em “Consultar”:

5) Após clicar em Consultar, o Resultado da Consulta da Qualificação Cadastral Individual aparecerá, e o sistema indicará a mensagem se o cadastro está regular.

A consulta é simples, podendo até as empresas como sugestão, solicitar ao candidato que na apresentação da documentação para registro, que apresente a consulta impressa da “Qualificação Cadastral”, como forma de agilizar o processo.

Acompanhe nossos próximos emails sobre o tema. Qualquer dúvida, entre em contato com o departamento de pessoal da Roca.

ROCA CONTABILIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *