Abrirumaempresasozinho4

Vai abrir uma empresa sozinho? Entenda as diferenças de natureza jurídica!

Quando o empreendedor vai abrir uma empresa, são muitas as dúvidas, muitas coisas para analisar,estudar, gera uma certa insegurança, frio na barriga, o medo do futuro e a ansiedade então, nem se fala!

Se você está nessa situação, fica tranquilo, meu amigo…você não é o único!

Muitas vezes, no seu plano de negócios, a melhor opção é você não ter sócio. Pois, de repente, você está querendo um controle maior na gestão do seu negócio, não quer depender de ninguém para tomar as suas decisões ou viveu a vida inteira como CLT e agora quer esse momento de você mesmo ser o dono do seu negócio. Ou por qualquer outro motivo, você acabou tomando essa decisão e estamos aqui para ajudá-lo nessa etapa tão importante!

Então, vamos lá aos conceitos:

Para você abrir uma empresa sozinho, existem duas formas de natureza jurídica: EMPRESA INDIVIDUAL e EIRELI.

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é quando você abre a empresa sozinho e tem uma blindagem jurídica, ou seja, a sua responsabilidade pela empresa está LIMITADA ao capital dela, caso a sua empresa tenha algum problema no futuro, o seu patrimônio pessoal estará protegido.

Porém, para você abrir uma EIRELI você precisa integralizar um capital social de no mínimo 100 (cem) salários mínimos. Integralizar quer dizer, depositar esse dinheiro na conta da empresa e deixá-lo para pagar os custos. Você não pode transferir esse dinheiro para a sua conta pessoa física e nem usar esse dinheiro em beneficio próprio. Esse dinheiro será único e exclusivamente para arcar com os custos da empresa.

Já a EMPRESA INDIVIDUAL não tem essa blindagem jurídica, isso quer dizer que se você tiver algum problema com essa empresa, você responderá ILIMITADAMENTE pela empresa, inclusive com o seu patrimônio pessoal.
Ela é aberta no seu nome e a forma de constituição é pelo requerimento do empresário. Ela não tem exigência de capital social mínimo.

Sem dúvidas, a opção mais segura é a EIRELI, porém muitos empresários não dispõe dessa quantia para dar o start no negócio, e nesta situação, quais seriam as alternativas?

A outra alternativa seria abrir uma Sociedade, pois a sociedade também tem responsabilidade LIMITADA como a EIRELI, porém não tem exigência de capital social mínimo. Mas você não teria como fugir de ter um sócio, o que dependendo do negócio, pode ser até estratégico.

E ai, para você, qual seria a melhor opção?  

Se precisar de ajuda para abrir uma empresa, entre em contato com a ROCA! Será um prazer ajudá-los!

E se quiser saber mais sobre abertura de empresa, veja esse post do nosso site que fala sobre a burocracia na hora de abrir uma empresa http://rocacontabil.com.br/conheca-a-burocracia-de-como-abrir-uma-empresa/

Sucesso e até breve!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *