Inovação No Mercado De Panificação

Descubra a diversificação de produtos que uma padaria pode servir!

São mais de 60 mil padarias espalhadas pelo país. Logo cedo, o cheiro de pão fresquinho já invade as ruas. O mercado de panificação tem crescido muito no Brasil.

No país existem mais de 63 mil padarias e, segundo dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2015, este setor movimentou R$84,7 bilhões. São 15 milhões de pães vendidos diariamente.

A crise

Mesmo com o pão sendo um alimento famoso entre os brasileiros, em 2015 o setor de panificação teve um crescimento de 2,7% considerado ruim em relação à inflação de 11%. Mesmo com este resultado desanimador, ainda ficou com a menor queda entre os setores de alimentação.

O preço da farinha aumentou graças ao impacto do dólar e o mercado sofreu com redução de consumidores. Logo, o faturamento do setor diminui.

Mesmo com este resultado ruim e com a crise se instalando no mercado, as padarias souberam enxergar as oportunidades e conseguiram inovar para escapar da crise.

Leia também: VOCÊ QUER ABRIR UMA PADARIA DE SUCESSO?

As novidades

Uma das saídas encontradas pelas padarias foi fugir das vendas matinais do pãozinho francês e criar as conhecidas “super padarias”, também chamadas de “Padarias Gourmet”.

Essas padarias são vistas como multi comércios, pois elas têm:

  • Sopas;
  • Refeições Variadas e Sofisticadas
  • Confeitaria Diferenciada
  • Varejo;
  • Adega;

A padaria gourmet é inovadora por ser o único tipo de padaria aonde o consumidor tem ao seu dispor uma gama de horários de consumo diversificado. É amplo e geralmente você a encontra aberto das 6 horas da manhã até ás 23 horas da noite e em alguns bairros, até 24 horas.

Isso é um bom exemplo de que a inovação traz oportunidades e bons resultados.

Para superar a crise, as empresas precisam se manter positivas, sem ficar paradas pensando que está tudo perdido, pois isso só piora o cenário.

Com inteligência, criatividade e ações positivas, sua empresa pode superar as dificuldades, sejam elas externas ou internas.

Leitura interessante: Padaria Gourmet: A Inovação no setor de Panificação!

Ponto forte: Qualidade e produtos diversificados

A padaria disse adeus a tradicionalidade. Você não vai mais só entrar nela para tomar um café e comer o elogiado pão francês.

Agora, você também pode comer doces finos, pizzas e pratos light. Para o almoço tem salada e muitas opções de massa.

Os produtos são de qualidade, feitos de forma artesanal e agradam  muito o paladar da clientela.

Ainda que o pão seja o mais procurado, ter um mix de produtos, que atendam a demanda das agitadas rotinas alimentares é o que chama atenção e faz as padarias se destacarem em meio a crise.

O consumidor tem buscado cada vez mais bolos e pães integrais, que são feitos com ingredientes mais saudáveis, que possuem menos açúcar, sódio e gorduras saturadas.

As padarias ainda oferecem uma boa variedade de produtos para quem está em dieta ou possui algum tipo de restrição alimentar, tais como, bolos sem glúten e alimentos com zero lactose. Também produz alimentos com baixo teor de açúcar para os diabéticos e sem gordura para os clientes que controlam o peso ou o colesterol. As refeições pré-prontas, que o cliente finaliza em casa, também estão conquistando o público.

As embalagens estão modificadas para atender as normas de conservação de alimentos e garantir a qualidade dos produtos. A presença da validade na embalagem é um processo que aumenta a segurança para o cliente na hora de adquirir o produto. Além disso, o design está mais funcional e atrativo, produzido com materiais recicláveis, que não degradam o meio ambiente.

Clientes gostam de espaços com iluminação aconchegante, onde eles se sintam bem acomodados para fazer suas refeições. Investir nessa ideia faz a padaria superar os desafios e se manter no mercado competitivo.

O segmento de panificação no Brasil é um dos mais promissores e está em franca expansão. Portanto, se você quer investir na abertura de uma padaria e ter muito sucesso, basta você apostar em inovações e oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes.

E não se esqueça de contar com o apoio de especialistas em empreendedorismo, contabilidade e finanças. Começar tendo como parceiro de negócios uma assessoria contábil especializada em contabilidade para padarias pode ser o grande diferencial para que o seu empreendimento seja um sucesso.

Pense nisso e até a próxima!

Você vai gostar de ler: Conheça o segredo das padarias que fazem o maior sucesso entre os consumidores hoje no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *