Investir Em Pessoas

INVESTIR EM PESSOAS É O CAMINHO PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

INVESTIR EM PESSOAS É O CAMINHO PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

Reter bons funcionários melhora os negócios e minimiza custos. Encontrar e reter talentos é uma tarefa difícil para as empresas. O caminho adotado pelas empresas é investir em capacitação e programas de retenção de bons talentos. Além da remuneração, que é um importante ingrediente na retenção de talentos, a valorização das pessoas, nas oportunidades oferecidas internamente, uns dos pontos mais importantes para segurar funcionários na empresa.

Assegura-se que a satisfação do funcionário é o que o segura na empresa e que deve ser levado muito a sério. Para alcançar excelentes resultados não basta uma empresa ter instalações modernas, processos adequados, estruturas organizacionais bem definidas e planejamento estratégico. A forte crença nas pessoas é o que, de fato, pode colocar uma empresa entre as melhores do seu mercado. São elas que fazem a diferença para que a empresa tenha sucesso em seus negócios. Uma das melhores ferramentas é estender o contínuo aprimoramento pessoal e profissional dos funcionários.

A empresa deve ser dotada com políticas e estruturas de treinamento interno, mas também, contar com o desenvolvimento por parceiros do mercado, com expertises específicas para complementar essa missão. Mesmo a empresa oferecendo vários programas e apoio a capacitação das pessoas, mas é imprescindível a importância do funcionário assumir a responsabilidade nesse processo de desenvolvimento. Não dá para a responsabilidade por desenvolvimento ser exclusiva da empresa. É sabido que o setor automotivo encontra certa dificuldade de encontrar profissionais para áreas técnicas. Essa situação pode ser minimizada com o trabalho de capacitação realizado internamente, abrangendo cargos de todos os níveis.

Com isso, a empresa não terá a necessidade de trazer profissionais de fora. Tudo começa com a criação de um ambiente de valorização e de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para que as pessoas sintam-se estimuladas a contribuírem com seu melhor. Apesar de parecer simples, mas não é fácil conseguir, é preciso acreditar que gente é que faz a diferença, e entender que são as pessoas que fazem o dia a dia da empresa, dando vida aos projetos e as ambições das empresas. O conselho que fica, é a empresa ter um RH estratégico, com capacidade de entender as necessidades e os anseios das pessoas e do negócio adequado à realidade da organização.

gestao

Fonte: José Francisco Costa (Diretor Executivo Sincodiv/ES)

Consulte os nossos outros post sobre o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *