Abrir Uma Padaria

Quero Abrir uma Padaria: – 8 dicas para você empreender com muito sucesso!

Nada cheira tão bem, e nem é tão delicioso como um pão recém-assado, saindo “quentinho” do forno!  Diante deste fato, não é de se surpreender que os negócios de padaria florescem, não importa a crise e nem as condições econômicas – sejam tempos ruins ou bons, com chuva ou com sol, as pessoas nunca dispensam de seu pãozinho diário.

Porém, abrir uma padaria bem sucedida requer mais do que apenas conhecimento e habilidades para fazer pão. Como proprietário de uma empresa, você também precisa ter as habilidades necessárias para estabelecer e manter um negócio. Por isso preparamos 8 dicas sobre os aspectos mais importantes que você precisa levar em consideração para abrir uma próspera e popular padaria.

       1-Invista em qualificação

Você precisa ter as qualificações adequadas para investir em abrir uma padaria. Quando você se tornar um mestre em criar um croissant delicioso, com aquela massa folhada, e ainda por cima, conseguir calcular bem os custos de toda sua produção, você vai entender que somente aquelas habilidades que você tinha em produzir pães caseiros, não eram suficientes para você abrir uma padaria. Os cursos profissionalizantes de panificação, não somente lhes ensinarão como fazer pães e massas à base de água, eles desenvolverão em você também habilidades fundamentais sobre o negócio e irão prepará-lo para o mundo real do empreendedorismo na panificação

      2-Análise de SWOT

Se você vai começar um negócio de padaria a partir do zero, comprar um negócio existente ou comprar uma franquia, você vai precisar fazer uma análise de SWOT – Analisar seus Pontos Fortes, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Você pode precisar discutir os aspectos legais com um advogado, bem como consultar um contador que irá ajudá-lo a formular planos estratégicos e projeções financeiras para avaliar estimativas de custos atuais e futuros e lucros.

     3-A Localização é essencial

Abrir uma padaria de sucesso exige um fluxo constante de clientes regulares. Procure bairros recém-formados ou áreas de condomínios de casas ou apartamentos. Opte sempre por locais com alto tráfego de pessoas e pouca concorrência. Também observe as áreas que não possuem muitos empreendimentos deste tipo, como centros industriais ou centros comerciais de alta densidade, onde você, com certeza, poderá atrair clientes ansiosos por um pãozinho fresquinho, ou até mesmo para almoços, “happy hours” e jantares.

     4-Fluxo de caixa e Capital de Giro

A maioria dos especialistas em negócios irá lhe dizer que você precisa ter reservas de dinheiro disponíveis, o suficientes para apoiar a sua empresa durante pelo menos 3 meses. Configurar os custos de uma padaria pode não ser uma tarefa tão fácil, especialmente se você está começando do zero. Então, você precisa considerar os  custos de locação ou compra de equipamentos, aluguel da loja, salários do pessoal e os custos de preparação dos alimentos em seu orçamento. Saiba quanto seu empreendimento vai lhe custar em uma base semanal para os primeiros 3 meses e tenha certeza que você terá capital de giro suficiente para cobrir todas as despesas. Consulte um contador à respeito, com certeza ele poderá te ajudar!

      5-Equipamentos são Fundamentais

A qualidade e o porte dos equipamentos – para compra ou arrendamento – para o funcionamento de sua padaria, serão determinados pela forma como você vai atuar, pelo porte que você definiu (grande ou pequena) , quantos clientes você prevê atender diariamente e, claro, o valor que você tem para investir. Não faça loucuras para comprar equipamentos no início no início do negócio, principalmente se você não possui os recursos. Analise a qualidade de equipamentos usados e considere a locação, ou se preferir, busque apoio e faça um acordo de leasing satisfatório por enquanto, até que você esteja bem estabelecido.

     6-Defina bem seus Preços

Seu preço depende de uma série de fatores, por isso faz muito sentido consultar um especialista financeiro ou um contador especializado em contabilidade para padarias, para ajudá-lo no início. Esta iniciativa é importante para que você defina seus preços em um montante que lhe garanta uma margem de lucro aceitável, porém, não tão caros para que você não afaste os clientes. Os preços também serão determinados pela qualidade de seus produtos.

     7-A qualidade dos Produtos

A qualidade dos produtos vendidos em sua padaria pode fazer crescer ou quebrar o seu negócio. Um negócio de padaria depende de um alto volume de vendas para ter lucratividade, por isso, é importante que você pesquise seu mercado demográfico para avaliar que tipo de produtos de panificação você conseguirá vender bem. Por exemplo, você está perto de escolas? Fábricas? Escritórios? Condomínios residenciais?  O tipo de clientes que você espera atender irá ajudá-lo a determinar o tipo de produtos que você deve comercializar em sua padaria.

     8-Invista em Marketing

Uma campanha de marketing inteligente e responsiva, não pode deixar de fazer parte da sua estratégia de negócios em momento algum. E você não precisa esperar inaugurar para começar a fazer o marketing de sua padaria. Você pode começar a anunciar antes mesmo de abrir as portas para receber seu público. Você pode fazer isso através do belo letreiro que você mandou preparar em “letras caixa” para enfeitar a fachada do seu empreendimento ou com panfletos entregues na vizinhança do local. Pode também investir em um bom site e também em um perfil nas redes sociais, para divulgar o novo empreendimento, expor fotos dos seus produtos, data de inauguração, promoções, novidades, etc. Ao abrir sua padaria, use cupons com ofertas especiais ou ofereça degustação de seus pães e doces para incentivar as vendas e garantir o retorno do maior número de pessoas possíveis para comprar seus produtos. Enfim, existem uma série de ações de Marketing que você deve investir para que o seu empreendimento seja próspero.

Conclusão

Se você fizer sua lição de casa, você pode com certeza, ter muito sucesso ao abrir uma padaria, pois, é um segmento de mercado muito gratificante e próspero, que nunca perderá seu lugar na preferência dos clientes.

Se tiver dúvidas sobre como abrir uma padaria, procedimentos legais, plano de negócios, análise de custos, dentre outros assuntos, entre em contato conosco ou poste seus comentários logo abaixo. Como gostamos sempre de enfatizar, nós da Roca Contabilidade temos verdadeira paixão por atender bem a quem nos solicita!

Muito sucesso e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *