O conhecido Simples Nacional, ou Super Simples, é um regime tributário voltado especialmente a micro e pequenas empresas. De uma forma simplificada, ele irá englobar os tributos dos Estados, do Distrito Federal, da União, e dos municípios. Por isso, é imprescindível que você conheça as vantagens e benefícios do Simples nacional para startups.
Se você começou sua startup agora, tem uma micro ou pequena empresa, e tem dúvidas sobre a tributação, não se preocupe. Vamos te informar os benefícios que você terá com o simples nacional para startups, e ainda te auxiliar a entender melhor como você efetuará seu pagamento de impostos nesse regime tributário.
Índice
Os benefícios do simples nacional para startups
O simples nacional para startups é opcional, mas não deixa de ser o mais eficiente regime tributário a ser utilizado por micro e pequenas empresas. Ele é um sistema bem mais prático que os demais sistemas tributários, por conseguir arrecadar diversos tributos mensalmente de forma mais prática para essas empresas, como:
- IRPJ;
- IPI;
- CSLL;
- COFINS;
- PIS;
- INSS;
- ICMS;
- ISS.
Há certas exceções na arrecadação desses tributos, e muitas vezes o recolhimento será feito de forma distinta, de acordo com a atividade e valor de receita recebida. Porém, mesmo com certos recolhimentos particulares externos ao simples nacional, esse sistema ainda é o mais simples de arrecadação para empresas pequenas e microempresas.
Vantagens do simples nacional para startups
Há diversas vantagens com o simples nacional para startups, algumas sendo certas para todas que optarem pelo regime, enquanto outras não necessariamente sendo aplicáveis para certas empresas.
-
Possibilidade de menor tributação
Certas empresas conseguirão, nesse regime tributário, reduzir quantias destinadas para os tributos, principalmente se compararmos a outros regimes tributários como o lucro real e lucro presumido.
-
Atendimento tributário simplificado
A simplificação do pagamento dos mais diversos tributos, e a facilidade de atender às legislações previdenciária, trabalhista e tributária, são algumas das vantagens mais bem vistas do simples nacional.
-
Tributar conforme receber as vendas
Uma espécie de regime de caixa também é disponível para certos casos, onde se possibilita o pagamento dos tributos e receitas à medida que as vendas são recebidas, facilitando para diversas lojas o pagamento de tributos fracionado.
-
Possibilidade de participação de consórcios
Com o sistema de Sociedade de Propósito Específico (SPE) um estabelecimento em sistema de tributação simples nacional poderá participar dos chamados consórcios simples, que permitem a venda e compra de serviços e produtos para facilitar o crescimento do negócio.
-
Benefícios extras
No sistema de tributação simples nacional, há regras específicas para protesto de títulos, com a redução das taxas disponíveis, e pagamento via cheque.
No geral, há uma incrível conveniência para todas as empresas que optam pelo sistema do simples nacional. Além da possibilidade de economia dos impostos, a facilitação de pagamento desses tributos é uma das principais vantagens, visto que o tempo que normalmente se gasta para se pagar a tributação em outros regimes é bem maior e o processo é mais burocrático.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Roca. Será um prazer te ajudar.
Aproveite e confira 6 casos de sucesso sobre startups brasileiras.
Sucesso e até a próxima.