Vamos conhecer neste artigo alguns cases de padarias de sucesso. O setor de panificação é um daqueles que, mesmo sofrendo com os revezes da economia, consegue sobreviver com a criatividade dos empresários:
Índice
1. Cases de padarias de sucesso: busca pelo crescimento
A pequena rede de padarias paulista Benjamin Abrahão foi comprada por dois empresários em 2015, Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemann. Os empresários resolveram transformar a marca em uma grande rede nacional, já que o setor oferece excelentes oportunidades.
O setor de panificação chega a movimentar mais de 90 bilhões de reais todos os anos, com a incrível quantidade de 15 milhões de pãezinhos vendidos diariamente. Portanto, é um setor que merece melhores investimentos, principalmente quando se trata de pequenos empreendimentos familiares.
2. Superpadarias entre os cases de padarias de sucesso
A crise financeira que se abateu sobre o Brasil a partir de 2015 veio trazer alta no preço da principal matéria prima utilizada pelo setor, a farinha de trigo. Mesmo havendo um aumento no ticket médio, o faturamento regrediu em razão da redução do fluxo de clientes.
Uma das saídas encontradas pelo setor foi a criação de superpadarias, estabelecimentos que atuam de forma mais variada, oferecendo, além da venda de pães, bolos e doces, também almoço e mercadorias de primeira necessidade. O modelo que tornou diversos estabelecimentos cases de padarias de sucesso, permite atender praticamente 24 horas.
As superpadarias demonstram que, mesmo estando em crise o mercado, de uma forma geração, a inovação pode trazer bons resultados. Basta apenas que o empresário tenha uma atitude positiva e criatividade.
3. Da fábrica direto para as prateleiras dos supermercados
Entre os cases de padarias de sucesso destaca-se a Pita Bread, uma fábrica de pão sírio, que é tem produtos vendidos não em padarias tradicionais, mas sim em supermercados. A fábrica da Pita Bread começou suas atividades em 1991, depois que um dos sócios, Ricardo Sayegh, viajou para o Líbano e se encantou com a produção do pão sírio.
Instalada em Atibaia, a 55 quilômetros de São Paulo, a fábrica já trabalhava com moagem de trigo para quibe. Atualmente, sua capacidade de produção diária é de 20 mil pacotes de pão sírio, além de 20 mil embalagens de outros produtos, como os snacks.
4. Cases de padarias de sucesso com um mestre
A inovação é que vem marcando os cases de padarias de sucesso, como pode comprovar Robério Shimura, um empresário do setor de panificação. Conhecido pela sua criação de novas receitas de pães, Shimura atualmente ensina panificação para quem deseja entrar no mercado ou pretende fazer seus próprios pães.
Depois de comprar empresas e reformá-las, o empresário conseguiu fama ao participar de programas de televisão. Em uma dessas oportunidades, começou a ensinar como fazer novas receitas, encontrando um mercado ainda melhor do que as padarias.
Nessa empreitada, criou a Levain Escola de Panificação e Confeitaria, em 2012, em São Paulo, distribuindo um espaço de 1 mil metros quadros em fábrica e em escola, tendo em seu quadro de alunos interessados de fora de São Paulo e de outros países.
5. Micropadarias entre os cases de padarias de sucesso
Nem só de superpadarias vive o mercado. Depois de trabalhar diversos anos em escritórios de engenharia, a empresária Beth Viveiros encontrou-se diante de um dilema em sua carreira depois de seu pai ter sofrido um acidente.
Vendo o pai no hospital, passou a pensar que não pretendia ficar o resto de sua vida trabalhando em escritórios e, assim, procurou a escola de panificação de Shimura. Seus primeiros produtos e novas receitas se tornaram conhecidos através das redes sociais.
Atualmente, a empresária possui mais de 20 mil seguidores, levando-a a utilizar a internet para vender seus produtos. Analisando modelos de padarias do exterior, imaginou um formato de assinatura para que os clientes pudessem ter o pão fresquinho pelo menos uma vez por semana no café da manhã.
Juntamente com seu marido, passou a fazer as entregas pessoalmente. Hoje, depois de pedidos para distribuição de seus produtos em bares e restaurantes, a empresária montou seu próprio ponto comercial, aumentando a produção e atendendo maior número de clientes.
O imóvel onde está instalada a padaria é localizado em uma tranquila rua da Vila Mariana, em São Paulo. A exigência da clientela fez com que ela abrisse suas portas ao público com o formato de micropadaria, abrindo às 16 horas e fechando às 20. Nesse período, é feita a venda do que é produzido pela manhã, mudando o cardápio todos os dias, aproveitando os produtos sazonais que encontra.
6. Le Pain Quotidien, um dos cases de padarias de sucesso
O cheiro de pão é um dos mais conhecidos do público. No Brasil, atualmente, existem mais de 60 mil padarias. Em algumas delas, o pãozinho francês pode ser substituído pelas baguetes e bolinhos mais sofisticados, além dos apreciados croissants.
As padarias gourmet chegaram ao mercado recentemente e, quase sempre com produção artesanal, sem uso de fermento químico ou de ingredientes orgânicos, conseguiram ganhar força.
O setor das padarias gourmet é dominado por empresas de pequeno porte, chegando a faturar anualmente mais de 60 bilhões de reais. Com sua implementação, os clientes passaram a dar preferência a receitas mais elaboradas, fazendo crescer o ticket médio dessas pequenas padarias, chegando a ultrapassar 25 reais.
O consumo de pães e produtos de panificação ultrapassa 33,5 quilos per capita por ano. Embora os custos fixos de uma padaria possam levar mais de 70% do lucro bruto, o setor oferece bons lucros.
As padarias gourmet estão entre os cases de padarias de sucesso principalmente em São Paulo, estado que concentra hoje o maior número de padarias no Brasil. A chegada da rede belga Le Pain Quotidien veio para aquecer ainda mais o setor, oferecendo produtos artesanais produzidos por mão de obra qualificada.
No setor de padarias gourmet, a matéria prima é quase sempre importada, com uma fermentação natural, que pode chegar a 12 horas, ao contrário do uso de fermento químico, que leva apenas uma hora.
Os cases de padarias de sucesso demonstram que vale a pena usar a criatividade e procurar um nicho de mercado onde que possibilite melhores resultados. Vale a pena pensar em como fazer para atrair mais clientes e oferecer aquilo que a concorrência ainda não descobriu.
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Sucesso e até breve.