Apesar de em alguns casos não ser obrigatório, é muito importante saber como emitir nota fiscal MEI. Acompanhe esse post e te passaremos todas as informações necessárias para a realização desse processo!
A quantidade de registros como microempreendedor individual – MEI vem crescendo constantemente em nosso país, e com isso, esse grupo procura evoluir seus procedimentos, inclusive sabendo como emitir nota fiscal MEI.
Mesmo que a obrigatoriedade da emissão das notas fiscais para o MEI continue apenas em casos de serviços para pessoas jurídicas, o número de emissões para pessoa física aumentou.
Esse aumento muitas vezes diz respeito à requisição por parte dos clientes, então caso você queira conquistar de uma vez por todas a sua clientela, precisa saber como emitir nota fiscal MEI!
Quer saber como realizar esse processo, fique com a gente!
Preparamos um post com o passo a passo que deve ser realizado para que você aprenda a emitir nota fiscal MEI!
Índice
1- Saiba quais são os tipos de nota fiscal
O primeiro passo não deve ser deixado de lado de forma alguma!
É preciso conhecer todos os tipos de notas fiscais disponíveis para emissão do microempreendedor individual e, além disso, que estejam acessíveis no seu estado.
Ademais, é preciso analisar a constância em que a emissão da mesma é necessária.
Os tipos disponíveis para a escolha do MEI, são:
- Nota Fiscal Avulsa (NFA);
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e);
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); e
- Nota Fiscal de Venda ao Consumidor.
Para saber qual dessas se encaixa perfeitamente ao seu negócio, faça uma pesquisa minuciosa.
A vantagem das mesmas pode variar de acordo com o perfil de seus clientes, a frequência em que a nota fiscal é requisitada, entre outros.
2- Consiga a autorização para emissão
Após definir qual modelo de nota fiscal melhor se enquadraria ao seu negócio, chegou o momento de saber se você poderá de fato emiti-la.
Para isso, você precisará da Autorização de Impressão de Nota Fiscal (AIDF), documento que permitirá que você imprima o talão de notas em uma gráfica.
Para conseguir essa autorização, você precisará ir até a Secretaria da Fazenda correspondente ao seu estado.
3- Faça a impressão das notas fiscais
Com a AIDF em mãos, você poderá imprimir as notas fiscais no lugar correspondente.
Essas notas podem ser preenchidas manualmente, e são benéficas caso um número alto de clientes a requisitem.
Mas não se preocupe, caso não tenha conseguido adquirir a autorização para imprimir suas próprias notas, você poderá emiti-las na Secretaria da Fazenda do seu município ou estado sempre que for necessário.
4- Já se o seu caso for a nota eletrônica…
Caso esse tipo de nota fiscal esteja disponível no seu estado, você poderá requisitá-lo, afinal, o processo de emissão é muito mais simples.
Para isso, você precisará preencher um formulário, anexar os documentos comprobatórios e solicitar um login e senha para o sistema da Secretaria da Fazenda para emitir sua NF-e.
Muito simples, certo? Dá para acreditar que isso pode fidelizar o seu cliente?
Com a Roca Contabilidade, saber como emitir nota fiscal MEI será ainda mais fácil!
Conte com nossos serviços e ofereça para o seu negócio, todos os artifícios necessários para o seu desenvolvimento, assim como a emissão da nota fiscal!