Nos dias atuais, entender as necessidades de adaptação, é fator relevante para que o negócio consiga ser bem-sucedido.
Montar um negócio pode até ser fácil, mas geri-lo de maneira qualificada exige muita dedicação! É aí que o valor percebido entra como estratégia de força para o empreendimento.
Índice
Você sabe o que é o Valor Percebido?
Muito trabalhado nas estratégias de marketing, o valor percebido de um produto ou serviço é a percepção, ou seja, a opinião do cliente em relação aos benefícios do produto. Nesse sentido entra:
- Garantias.
- Qualidade.
- Usabilidade.
- Utilidade.
- Preço.
Qualquer que seja o produto ou o serviço, ele é avaliado pelo cliente da seguinte forma:
– O produto vale o preço?
Por exemplo: O cliente chega numa loja de eletrodoméstico e está em busca de uma máquina de lavar que seja eficiente e moderna e que tenha boa capacidade e praticidade.
O vendedor mostra uma no valor de 3 mil reais. Ela é a mais moderna, mas não seca, apenas lava, então caberá ao vendedor oferecer algo ainda melhor: eis que surge a opção da máquina que lava e seca, havendo a agregação de mais 2 mil reais, que pode ser parcelado em até 10 x.
O valor da oferta será percebido de acordo com a utilidade e vantagens do produto oferecido e mesmo que o cliente pague um pouco a mais, poderá comprá-lo, porque está certo dos benefícios trazidos pela oferta de valor.
Começa a compreender como o Valor Percebido funciona?
Leia também: Como valorizar seu produto ou serviço?
E como gerar a percepção de valor no cliente?
O Valor Percebido pelo Cliente também é definido como VPC. Permite o estudo de 4 fontes:
- Como é a rivalidade do mercado?
- O que você oferece de melhor em suas ofertas?
- Qual é a fatia do mercado?
- E pelo que o negócio e seus produtos são orientados?
Com tantas ofertas sendo oferecidas a todo momento, conquistar o cliente se torna uma tarefa que exige estratégias muito bem definidas, do contrário, perder pra concorrência é fácil.
Nesse sentido de fazer com que o negócio ganhe destaque, é que se faz necessário trabalhar com o Valor Percebido.
Em que o Valor Percebido se baseia?
- No posicionamento da empresa
Isso quer dizer, que o cliente quando entrar na sua empresa ou loja, observará a relevância, marca, nome que ela tem perante o mercado e se possui vantagens competitivas.
- A qualidade da empresa
A qualidade da organização também é posta em comparação. Os clientes analisam se o empreendimento possui organização e precisão em seus trabalhos, portanto na hora de comprar algo várias áreas da qualidade são pesadas.
- A velocidade da empresa
Como empreendedor você pode até achar que tudo está perfeito em sua logística, mas há de confirmar que sempre há ainda o que melhorar em seu empreendimento.
A entrega é parte do processo de vendas, mas infelizmente empresas que recebem uma demanda forte de compras, acaba falhando nesse sentido, por não estar com essa logística bem adequada e assim atrasos ocorrem, os clientes saem insatisfeitos e se perde muito na prestação do serviço de vendas e entrega. Por isso, para que sua empresa seja bem-conceituada na mente e lembrança dos clientes, é preciso ter valor em cada uma dessas atividades em resposta ao cliente.
Você precisa ler: PRECIFICAÇÃO: VOCÊ CONSIDERA O VALOR QUE O CLIENTE VÊ NO SEU PRODUTO?
Formulação estratégica para gerar valor a sua empresa e ofertas
O Valor Percebido é calculado de acordo com todos esses pontos-chaves, por isso se faz necessário estar sempre atento a qualidade e aos serviços oferecidos por sua empresa, da mesma forma os custos, tempo demandado para execução do trabalho deve ser considerado, para que um valor justo seja cobrado ao público-alvo.
Se 2 empresas oferecem o mesmo serviço, são consequentemente concorrentes, então o maior VPC será verificado pela clientela de acordo com a que tiver o menor custo, entrega em menor tempo e qualidade avançada.
Para achar o número do seu valor percebido, faça o seguinte cálculo:
Pronto! Agora é hora de você empreender de forma consistente e inteligente, por meio do VPC!
Preparado?
Em caso de dúvida ou necessidade, entre em contato!
Até a próxima!