Descubra a diversificação de produtos que uma padaria pode servir!

marketing@roca

São mais de 60 mil padarias espalhadas pelo país. Logo cedo, o cheiro de pão fresquinho já invade as ruas. O mercado de panificação tem crescido muito no Brasil.
No país existem mais de 63 mil padarias e, segundo dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2015, este setor movimentou R$84,7 bilhões. São 15 milhões de pães vendidos diariamente.

A crise

Mesmo com o pão sendo um alimento famoso entre os brasileiros, em 2015 o setor de panificação teve um crescimento de 2,7% considerado ruim em relação à inflação de 11%. Mesmo com este resultado desanimador, ainda ficou com a menor queda entre os setores de alimentação.
O preço da farinha aumentou graças ao impacto do dólar e o mercado sofreu com redução de consumidores. Logo, o faturamento do setor diminui.
Mesmo com este resultado ruim e com a crise se instalando no mercado, as padarias souberam enxergar as oportunidades e conseguiram inovar para escapar da crise.
Leia também: VOCÊ QUER ABRIR UMA PADARIA DE SUCESSO?

As novidades

Uma das saídas encontradas pelas padarias foi fugir das vendas matinais do pãozinho francês e criar as conhecidas “super padarias”, também chamadas de “Padarias Gourmet”.
Essas padarias são vistas como multi comércios, pois elas têm:

  • Sopas;
  • Refeições Variadas e Sofisticadas
  • Confeitaria Diferenciada
  • Varejo;
  • Adega;

A padaria gourmet é inovadora por ser o único tipo de padaria aonde o consumidor tem ao seu dispor uma gama de horários de consumo diversificado. É amplo e geralmente você a encontra aberto das 6 horas da manhã até ás 23 horas da noite e em alguns bairros, até 24 horas.
Isso é um bom exemplo de que a inovação traz oportunidades e bons resultados.
Para superar a crise, as empresas precisam se manter positivas, sem ficar paradas pensando que está tudo perdido, pois isso só piora o cenário.
Com inteligência, criatividade e ações positivas, sua empresa pode superar as dificuldades, sejam elas externas ou internas.
Leitura interessante: Padaria Gourmet: A Inovação no setor de Panificação!

Ponto forte: Qualidade e produtos diversificados

A padaria disse adeus a tradicionalidade. Você não vai mais só entrar nela para tomar um café e comer o elogiado pão francês.
Agora, você também pode comer doces finos, pizzas e pratos light. Para o almoço tem salada e muitas opções de massa.
Os produtos são de qualidade, feitos de forma artesanal e agradam  muito o paladar da clientela.
Ainda que o pão seja o mais procurado, ter um mix de produtos, que atendam a demanda das agitadas rotinas alimentares é o que chama atenção e faz as padarias se destacarem em meio a crise.
O consumidor tem buscado cada vez mais bolos e pães integrais, que são feitos com ingredientes mais saudáveis, que possuem menos açúcar, sódio e gorduras saturadas.
As padarias ainda oferecem uma boa variedade de produtos para quem está em dieta ou possui algum tipo de restrição alimentar, tais como, bolos sem glúten e alimentos com zero lactose. Também produz alimentos com baixo teor de açúcar para os diabéticos e sem gordura para os clientes que controlam o peso ou o colesterol. As refeições pré-prontas, que o cliente finaliza em casa, também estão conquistando o público.
As embalagens estão modificadas para atender as normas de conservação de alimentos e garantir a qualidade dos produtos. A presença da validade na embalagem é um processo que aumenta a segurança para o cliente na hora de adquirir o produto. Além disso, o design está mais funcional e atrativo, produzido com materiais recicláveis, que não degradam o meio ambiente.
Clientes gostam de espaços com iluminação aconchegante, onde eles se sintam bem acomodados para fazer suas refeições. Investir nessa ideia faz a padaria superar os desafios e se manter no mercado competitivo.
O segmento de panificação no Brasil é um dos mais promissores e está em franca expansão. Portanto, se você quer investir na abertura de uma padaria e ter muito sucesso, basta você apostar em inovações e oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes.
E não se esqueça de contar com o apoio de especialistas em empreendedorismo, contabilidade e finanças. Começar tendo como parceiro de negócios uma assessoria contábil especializada em contabilidade para padarias pode ser o grande diferencial para que o seu empreendimento seja um sucesso.
Pense nisso e até a próxima!
Você vai gostar de ler: Conheça o segredo das padarias que fazem o maior sucesso entre os consumidores hoje no Brasil!

Deixe um comentário

Recomendado só para você

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /srv/app293.45a4c2f2.configr.cloud/www/wp-content/plugins/cresta-posts-box/cresta-posts-box.php on line 217
“O que é, objetivos, restituições e isenções” A Receita Federal…
Cresta Posts Box by CP