Foco: uma palavra que parece tão complicada e extensa, mas que traduz um único objetivo, o de onde quer chegar. Por isso, existe uma grande importância de ter foco em seus negócios, já que saber onde quer chegar significa saber ganhar mais dinheiro.
O foco pode estar bastante ligado a saber o que é ou não importante para sua empresa, assim como saber o que é mais ou menos importante. Por isso, a lição número um para ter este foco é justamente isso…
Defina as prioridades
Por mais que tudo seja importante dentro da empresa ou de um projeto qualquer, definir o que é prioridade é o primeiro passo para ser mais produtivo. E ser mais produtivo é o primeiro passo para ganhar mais dinheiro. Desta forma, uma coisa leva a outra e você mantém o foco lucrando ainda mais.
Com certeza, não há nada que seja sem importância em seu negócio, mas há coisas que estão mais relacionadas a ele e definem um senso de urgência e outras que podem esperar para serem resolvidas depois. Assim, você foca no que é essencial e depois parte para o que é menos importante.
Ler e-mails o dia todo pode ser um grande fator que “tira o foco” do negócio, pois quanto mais você ler e-mails, mais achará coisas diferentes para fazer e ir parando uma coisa para começar outra sem terminar nenhuma delas realmente não é nada produtivo e, consequentemente, não te ajudará a ganhar mais dinheiro.
Por isso, é importante definir horários. Veja um horário bom para ler todos os seus e-mails e delimitar o que é mais e menos importante. Saiba ainda delegar as tarefas para não sobrecarregar seu serviço.
Depois, defina um horário onde fará ligações aos clientes, outro em que fará reuniões internas, um para manter-se atualizado com os números da empresa e outro para fazer algum tipo de planejamento. Isso nada mais é do que organizar o seu dia de acordo com o seu foco maior, que é ganhar dinheiro através do seu negócio.
Não mude a todo o momento
Outro fator importante relacionado com a importância de manter um foco em seu negócio relaciona-se com a grande concorrência que surge a todo o momento. Por isso, ter um objetivo e segui-lo até o final é de extrema necessidade para conseguir ganhar dinheiro e fazer o negócio ir para frente.
Muitas empresas se perdem no meio do caminho por acharem que avaliar a concorrência é sempre fazer o mesmo que eles e sempre mudam sua estratégia quando veem que a do concorrente é diferente. Como não sabe qual é o objetivo do seu oponente, nem sempre a estratégia dá certo para a sua empresa, mesmo que o ramo seja o mesmo.
Assim, traçar um objetivo e ter um foco até o final é o ideal para ganhar dinheiro com seu negócio. Não que o foco nunca deva ser mudado, mas desde que você realmente veja que seu objetivo está diferente. Do contrário, mude as estratégias e mantenha sempre o foco no objetivo principal do seu negócio.
Tenha objetivos definidos
Mas de nada adianta não mudar o seu objetivo nem conseguir ser produtivo e focado nas tarefas do dia a dia se os seus objetivos não estão bem definidos. É essencial que uma empresa tenha um objetivo principal e os outros secundários para que mantenha o foco neles e trace as ações corretas.
Para isso, lembre-se que um Plano de Negócios e um Plano de Marketing são ideais para definir o foco do negócio e as estratégias que melhor se adequam a este foco. Se ainda não tem um, faça já o seu, pois verá como será vantajoso.
O que eu quero, quando quero, como quero, etc. são respostas que qualquer empreendimento deve ter antes de sair do papel, independente do tamanho do negócio ser pequeno, médio ou grande.
Se os seus objetivos ainda estão um pouco jogados, pegue agora uma folha de papel ou abra um novo documento e comece a responder estas perguntas.
E então, você costuma dar importância em ter foco em seus negócios ou acredita que pode mudar de foco todos os dias que dará na mesma? E como você procura manter o seu foco e ganhar dinheiro na empresa?
Luis Marins, citação em seu artigo a importância de ter foco nos negócios, da revista gestão e negócios:
” Sem foco, a empresa de hoje perde competitividade, as pessoas ficam perdidas, os clientes não identificam valor à empresa e todo o negócio se perde.”
Fontes: http://www.clube-do-dinheiro.com/a-importancia-de-ter-um-foco-em-seus-negocios/
http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/artigos/a-importancia-de-ter-foco-nos-negocios/2571/#