O sucesso de um supermercado vai depender muito da sua atuação, performance e resultados, por isso ter uma contabilidade para supermercado posicionada em ações estratégicas se torna tão essencial.
O segmento de supermercados está em todo o brasil e se faz presente em diversas regiões e bairros, concentrando assim um bom volume de vendas, já que se trata de um nicho que atende as necessidades básicas dos consumidores.
No entanto, nem sempre as receitas do supermercado são tão positivas, quando comparadas com as despesas que esse empreendimento possui. Por esse e por muitos outros motivos, que envolvem a sua lucratividade e sucesso, é que se faz importante entender melhor a importância da contabilidade para supermercados.
E quais são os maiores destaques de um supermercado?
Certamente, antes de nos aprofundarmos mais sobre as questões financeiras, contábeis e fiscais de um supermercado, é preciso destacar as áreas em que o supermercado tem necessidades e que diretamente se interligam as outras áreas:
- Contratação de funcionários;
- Produtos;
- Atendimentos ao cliente;
- Filiais;
- Tecnologias;
- Processos e logísticas internas;
- Entre outros.
Todos esses acabam sendo importantes, pois, como dito, existe uma atuação de interligação em todos os pontos econômicos e produtivos do supermercado.
Como a contabilidade para supermercado pode me ajudar?
A contabilidade para supermercado, com sua gestão contábil, é de grande utilidade por muitos sentidos, incluindo, dessa maneira:
- Melhor projeção do fluxo de caixa;
- Análises de indicadores para supermercados;
- Cálculo do ponto de equilíbrio para supermercados;
- Planejamento tributário para supermercados.
- Determinação de custos padrões para supermercado;
- Elaboração de orçamento e controles orçamentários para supermercados.
Outro detalhe importante é que um contador experiente no setor de supermercado tem especialidades que o diferenciam em vários sentidos, tendo assim, condições de:
- Fazer melhores análises dos resultados financeiros do supermercado;
- Verificar quais são as brechas e problemas que estão ocasionando problemas com a receita;
- Análise de débitos, créditos e juros que o supermercado tem sido submetido a pagar ou ter;
- Análise da folha de pagamento, validando como e de que maneira essa carga trabalhista pode ser reduzida dentro do supermercado. Dentro desse sistema, é preciso destacar: décimo terceiro salário, férias, DRE, entre outros.
Somente através de um bom controle de gestão nas finanças é possível verificar onde se pode abater taxas e impostos, de modo que o empreendedor não tenha que pagar mais do que seja necessário.
Nós temos especialidades e habilidades específicas que permitem essa triagem, gerando assim uma contabilidade para supermercados assertiva, na condição de gerar melhores controles gerenciais e de resultados.
Por isso, na hora de fazer o controle de sua gestão empresarial, pense em todas essas necessidades e esteja bem amparado acima de tudo.
Muitas vezes, tudo é uma questão de profunda análise sobre qual o melhor tipo de regime tributário para supermercados e em como um planejamento tributário pode ser de grande ajuda, para melhorar a economia, reduzindo despesas no supermercado e tenho maior ponto de equilíbrio e lucratividade.
Portanto, venha conversar conosco! Ficaremos felizes em poder ajudar os seus negócios com alto poder de desempenho e melhores resultados!