Índice
Saiba como fazer o processo de contratação e demissão corretamente
Fique longe de problemas trabalhistas! Aprenda a fazer o procedimento de contratação e demissão de forma correta.
Todas as empresas passam pela necessidade de realizar contratações e demissões.
Esses procedimentos fazem parte da rotina empresarial desde a criação do negócio, principalmente para empresas que pretendem crescer no seu segmento de mercado.
Contar com colaboradores e prestadores de serviços qualificados é uma estratégia e o melhor método para compartilhamento de responsabilidades, desenvolvimento de novas habilidades na empresa e geração de oportunidades de trabalho.
A empresa, por sua vez, precisa realizar a contratação e demissão de funcionários de forma correta para evitar problemas trabalhistas que afetem o negócio.
Mas como fazer isso? Continue a leitura conosco e confira o guia que preparamos para você!
Contratação e demissão
O ato de contratar ou demitir envolve uma série de iniciativas com o pleno intuito de selecionar os melhores funcionários para a empresa ou de enxugar a folha de pagamentos no momento do desligamento do funcionário.
É fundamental que a equipe de recursos humanos siga os principais procedimentos respeitando a legislação vigente trabalhista e crie métodos otimizados para manter a empresa protegida com a aplicação de meios formalizados tanto para contratar quanto para demitir um colaborador.
Como realizar a admissão?
Trata-se de uma iniciativa que visa identificar e selecionar candidatos a uma vaga na empresa, lembrando que o primeiro passo é anunciar a vaga em meios analógicos e digitais, podendo ainda expandir a divulgação da vaga em redes sociais como o Linkedin.
O processo seletivo envolverá a avaliação do currículo, entrevista com os candidatos pré-selecionados e demais testes individuais.
Ao definir o escolhido para a vaga, é iniciado o processo de admissão, através do qual o funcionário deve apresentar documentos como carteira de trabalho, certidão de nascimento, CPF, RG, título de eleitor, PIS/PASEP e carteira profissional.
A empresa ainda poderá solicitar a realização de exame admissional para poder certificar-se da saúde do novo contratado.
Após a formalização, a empresa ainda deve iniciar processo de integração do novo funcionário.
Como realizar a demissão?
O processo ou ato de demitir um funcionário está diretamente relacionado com o processo de desligamento do colaborador nas atividades e ambientes de atuação profissional na empresa.
Quando a demissão é feita sem justa causa, ela pode indicar a abertura de aviso prévio, saldo de salário, pagamento do décimo terceiro e das férias proporcionais, além de orientar o trabalhador para receber o seguro desemprego.
Mas quando o funcionário pede demissão, na lei atual, perde o direito ao seguro desemprego, mas recebe o saldo de salário, férias e décimo terceiro.
Há ainda a demissão consensual, cuja decisão é realizada em conjunto entre empregador e empregado.
Nesse entendimento, a empresa paga um valor menor ao colaborador sobre a multa do fundo de garantia (20%), inclui metade do valor de aviso prévio e o empregado poderá movimentar apenas 80% do FGTS.
Portanto, o processo de contratação e demissão envolve compreensão da legislação e das melhores práticas de gestão de recursos humanos.
Conte com a Roca Contábil para realizar os processos de contratação e demissão de funcionários corretamente
Nós, da Roca Contábil, somos especialistas em gestão de departamento pessoal.
Conosco, você irá contar com uma equipe de especialistas preparados para atender suas demandas trabalhistas e previdenciárias de acordo com as normas legais.
Desse modo, você irá garantir a conformidade de sua empresa e ficará longe de processos e demais problemas trabalhistas.
Portanto, entre em contato conosco hoje mesmo!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!