Índice
Como reduzir custos com Fator R
Veja como é possível fazer uma redução significativa dos custos em sua empresa utilizando o Fator R no Simples Nacional
Ao estudar o Fator R, o empresário deve estar ciente de como ele funciona.
Se você quiser descobrir como o Fator R pode ajudá-lo a reduzir custos, continue lendo para ver como ele funciona!
Veja os artigos listados e tenha acesso a dicas para melhorar a gestão e a lucratividade da sua empresa.
- Como reduzir perdas em sua empresa
- Conta pessoal e empresarial: por que separar?
- Como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil?
O que é o Fator R?
As empresas que fazem parte do Simples Nacional e estão enquadradas em atividades permitidas devem ser tributadas sob o Anexo III ou o Anexo V. O Fator R determina se sua tributação está sujeita às alíquotas do Anexo III ou Anexo V.
O Fator R ajuda na redução de custos com impostos
O Fator R é uma alternativa que ajudará a descobrir em que estrutura fiscal do Simples Nacional seu negócio se enquadra.
Primeiramente, os cinco anexos criados pelo Simples Nacional funcionam como agrupamentos de segmentos de negócios e atividades para cada CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Como o valor de imposto pago é determinado por seu anexo, quanto maior o faturamento da empresa, maior será o valor de impostos que o PJ deve pagar.
Vamos dar uma olhada nos anexos:
- O Anexo I é determinado para as atividades de comércios;
- O Anexo II é determinado para atividades de indústrias;
- Os anexos III, IV e V são para atividades de prestação de serviço.
Para uma lista de atividades, é possível fazer o cálculo do fator R e ver se elas podem ser tributadas pelo Anexo III ou Anexo V, tendo possibilidade de pagar menos impostos independentemente da atividade exercida.
Confira aqui, no site do Simples Nacional e veja quais são essas atividades permitidas ao cálculo do Fator R.
Como funciona o cálculo do Fator R?
O gerente deve ter a folha de pagamento da empresa, o pró-labore em 12 meses e a receita bruta da empresa para o ano anterior, a fim de calcular o Fator R. A adição da folha de pagamento ao pró-labore é, então, dividida pela receita bruta da empresa para calcular o Fator R.
O cálculo é:
Fator R = folha de pagamento + pró-labore / receita bruta
Quando a porcentagem calculada é inferior a 28%, a empresa, então, estaria sujeita à tributação pelo Anexo V do Simples Nacional; o Anexo III define a porcentagem de alíquotas das empresas cujo cálculo do Fator R seja superior a 28%.
As taxas de impostos do Anexo III começam em 6%, enquanto as do Anexo V começam em 15,5%. Portanto, o cálculo para enquadramento no Anexo III é fundamental se sua empresa deseja reduzir custos com o pagamento de impostos.
Roca Contábil, o apoio contábil de que sua empresa necessita!
Um contador também pode lhe ajudar com a estrutura. Embora o Simples Nacional seja um modelo tributário muito atraente, pode ser que sua empresa, tendo um crescimento no mercado, seja melhor representada por outro tipos de regime, tais como Lucro Real e Lucro Presumido.
Agora que você adquiriu uma compreensão das ideias relacionadas ao Simples Nacional e ao Fator R, não deixe de entrar em contato conosco e começar a reduzir seus custos com a redução de impostos.
CLIQUE AQUI E TENHA APOIO PARA UTILIZAR O FATOR R NA REDUÇÃO DE CUSTOS