Ícone do site ROCA CONTABILIDADE

Entenda como organizar prateleiras de supermercado e trabalhar o desejo de compra?

Você tem um supermercado e quer criar estratégias para aumentar as vendas? Entender como organizar prateleiras de supermercado será sua maior lição em marketing. E uma que não pode deixar de aprender!
Felizmente, esse é um assunto bastante difundido, então não terá problemas em achar conteúdo que te ensine os melhores métodos de organização. Melhor ainda, não precisa ir a lugar nenhum.
Porque nós mesmos iremos te ensinar como organizar seus produtos e trabalhar o desejo de compra do seu cliente!
Por isso, continue conosco pelo artigo, no qual daremos um passo a passo de como organizar prateleiras de supermercado, de maneira que encoraje seus clientes a colocar os produtos no carrinho.

Como organizar prateleiras de supermercado – passo a passo

1 Coloque os produtos mais lucrativos no centro ou na parte superior das prateleiras: já notou como dificilmente você presta atenção no que está na parte inferior das prateleiras do mercado? É porque nosso cérebro é configurado para, primeiro, ver o que está diretamente em nossa frente, para então olhar para cima.
Por isso, ao posicionar produtos nas prateleiras, certifique-se de colocar as marcas mais lucrativas ou mais procuradas na região central ou superior das suas gôndolas.
2 – Produtos de necessidade básica vão nas prateleiras inferiores: não deixe os produtos de necessidade básica no centro. Ocupe estes espaços com os mais lucrativos e que podem passar despercebidos caso os clientes não os vejam.
Na parte inferior, coloque produtos de necessidade básica, que sempre fazem parte da lista de compras dos clientes. As três características que definem esses produtos são a alta rotatividade, a baixa margem de lucro e o fato de que seu cliente não sairá sem essa mercadoria.
Ou seja, mesmo que ele não os veja de primeira, certamente irão buscar nas partes inferiores. Já produtos não tão necessários podem acabar sendo ignorados.
3 – Produtos para crianças também nas prateleiras inferiores: um dos poucos tipos de produtos que podem ir nas prateleiras inferiores são aqueles de interesse das crianças. Entenda que não estamos falando da necessidade dos pequenos, mas os doces e salgadinhos que os atraem tanto.
Por seu tamanho, também coloque esse tipo de produto na parte inferior, onde fica o centro do campo de visão dos pequenos.
4 – Siga a ordem direita-esquerda e cima-baixo: fechando nossas dicas de como organizar prateleiras de supermercado, temos a fórmula definitiva de organização. Não tente inovar e ser o “diferentão”.
O hábito comum dos consumidores de mercado é percorrê-lo da direita para a esquerda e buscar produtos olhando de cima para baixo. Por isso, posicione seus produtos de necessidade básica nos corredores da direita, seguido dos produtos de maior saída ou lucratividade.
O único produto necessário que deve ficar no setor esquerdo do seu mercado são os de hortifruti. Por também serem uma necessidade, você obriga seu consumidor a passar por todos os corredores do mercado.
Para tornar a busca por marcas e cores específicas dos produtos mais simples, procure posicioná-los de cima para baixo. Esse ponto é um dos poucos nesse guia de como organizar prateleiras de supermercado que exigem testes para descobrir o que dá certo para o seu negócio.
Esses são alguns dos passos essenciais de posicionamento para aguçar o desejo de compra dos seus clientes, mas ainda existem algumas dicas que você pode aproveitar para ter mais chances de aumentar suas vendas. Continue conosco para conhecê-las!

Dicas para atiçar o desejo de compra

Nossa primeira dica é colocar prateleiras próximas ao caixa com guloseimas. Considerando que é muito difícil que o seu cliente não fique alguns minutos parados na fila, esse é o momento perfeito de tentar fazer com que ele realize mais uma compra.
Agora, por que guloseimas? Primeiro porque tudo que era importante para abastecer sua casa já foi comprado. Em segundo lugar, porque é um momento no qual as crianças ficam mais entediadas e, por curiosidade, vão olhar os produtos e se interessar por algum.
A dica seguinte é crucial para que suas ofertas especiais vinguem. Além das prateleiras onde costumam ficar, coloque-as também na entrada do supermercado. Dessa maneira, o cliente já encontrará o que veio buscar e continuará dentro do supermercado. Se a sua oferta for difícil de achar, ele vai embora sem levar nada.
Outro tipo de produto que também deve ser colocado na entrada do seu supermercado são os itens sazonais. Está em época de festa junina? Então coloque doces e salgadinhos típicos, como amendoins, paçocas e o famoso pé-de-moleque na entrada. Dessa maneira, quem estiver se preparando para organizar uma festa já encontra os produtos sem perder tempo.

Organizei minhas prateleiras. E agora?

Aprendeu como organizar prateleiras de supermercado e aplicou o que mostramos ao longo do artigo? O trabalho não acaba por aí.
Agora, será a hora de avaliar as táticas que deram certo ou que precisam de ajuste. Fique atento aos produtos com maior saída, por onde seus clientes mais andam e quais prateleiras costumam atraí-los.
Faça isso de maneira periódica, sempre avaliando e ajustando sua estratégia à medida que os meses passam, ficando atento também às sazonalidades, como mostramos na última dica.
Quais respostas seus clientes estão dando em relação à maneira como organiza suas gôndolas? Deixe seu comentário dizendo o que deu certo e o que precisou ajustar!

Summary
Article Name
Como organizar prateleiras de supermercado ?
Description
Você tem um supermercado e quer criar estratégias para aumentar as vendas? Entender como organizar prateleiras de supermercado será sua maior lição em marketing. E uma que não pode deixar de aprender!
Author
Publisher Name
Roca Contábil
Publisher Logo
Sair da versão mobile