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O ano está acabando e, para todo empreendedor, esse é o momento certo de avaliar o que se passou, resolver o que ainda precisa ser resolvido.
Avalie as metas e os resultados
Quando você inicia um negócio, mesmo que sozinho, define logo as metas a serem alcançadas em um determinado período, não é mesmo? Afinal, são elas que embasam suas ações para a obtenção de resultados. Por isso, o final do ano é o momento ideal para comparar o que foi planejado com o que foi efetivamente realizado.
Suas metas foram muito agressivas? Houve alguma análise falha que o levou a considerar isso? Como foram os resultados? O momento é de reflexão, mas é preciso se apoiar em dados concretos para que o planejamento do próximo ano seja pautado em metas ambiciosas, porém adequadas à realidade do mercado em que sua empresa se situa.
Faça um balanço patrimonial
Agora também é hora de realizar o balanço patrimonial, ou seja, identificar como anda, de fato, a saúde financeira do seu negócio. Faz-se necessário, portanto, diferenciar ativos e passivos para obter o patrimônio líquido, o real capital disponível da empresa.
O ideal é, inclusive, que esse balanço patrimonial seja acompanhado durante o decorrer do ano, com uma avaliação trimestral para a realização de ajustes que favoreçam o caixa. Por isso, mantenha-o organizado para que, ao final do próximo ano, surpresas desagradáveis sejam completamente evitadas ou, pelo menos, reduzidas.
Analise recursos tecnológicos e de infraestrutura
É simples: para crescer, é necessário investir. Nesse sentido, o que soa como gasto pode ser, na verdade, a ferramenta que faltava para poupar tempo de execução e ampliar resultados. Por isso, é preciso avaliar quais recursos tecnológicos e de infraestrutura poderiam auxiliar as atividades do seu negócio.
Como exemplo podemos citar o acréscimo de novas opções de pagamento para seus clientes, aumentando a possibilidade de vendas, reduzindo inadimplências e até mesmo automatizando cobranças. Nesse sentido, um sistema para geração de boletos e controle de pagamentos pode fazer toda a diferença. Por isso, avalie onde a tecnologia poderia favorecer o crescimento do seu negócio e considere as ponderações em seu planejamento estratégico do próximo ano.
Compare-se com os concorrentes
Nem sempre será possível ter acesso aos números de seus concorrentes, contudo, é necessário avaliar o que foi desenvolvido em sua empresa, a repercussão gerada no mercado e comparar com o que foi feito pelas demais do segmento. Com isso você não apenas terá insights sobre em que investir, mas também sobre como fazê-lo de uma forma ainda mais eficaz.
Converse com seus clientes
Como anda a satisfação de seus clientes diante dos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio? Esse indicador é significativamente relevante para que se possa traçar com mais segurança os próximos passos do seu negócio. Afinal de contas, ninguém é mais indicado para falar sobre eficiência do que quem busca resultados práticos com o que é proposto por sua empresa, não é mesmo?
Considere uma pesquisa de satisfação ou mesmo uma conversa mais próxima com seus clientes mais expressivos. Compile as informações e utilize-as a favor do crescimento do seu negócio no planejamento estratégico do próximo ano.
Fonte: https://gerencianet.com.br/blog/faca-um-balanco-de-fim-de-ano-do-seu-negocio-em-5-passos-176/