Gestão de Pessoas – Confiança ou Competência
A mão de obra qualificada para padarias tem se tornado um desafio constante. Porém a ausência de processos definidos colabora para alta rotatividade e absenteísmo no setor.
O departamento de Rh em diversas situações é confundido com departamento pessoal e não há uma execução de ações que proporcionem uma integração e acompanhamento necessário para formação e reciclagem dos colaboradores dentro das empresas.
Não é incomum que os cargos de liderança sejam escolhidos por confiança e não por competências, os salários e benefícios não sejam igualitários a mesma função de outros segmentos e os processos de condução de pessoas possuam deficiências.
Contratar somente por confiança demonstra uma ausência de controle; processos que necessitam de correção para que os resultados operacionais e financeiros sejam eficientes. Portanto além de transparecer confiança deve-se avaliar as habilidades técnicas para execução das atividades propostas.
Possuir colaboradores com perfil de liderança para condução de processos corretos é um investimento necessário.
Os erros com quadro de pessoal no geral se iniciam no processo de seleção e recrutamento, poucas panificadoras possuem definidos a descrição de cargos; o que, e quando deve ser realizado para cada função. Não obstante após a contratação a integração acontece abruptamente, muitas vezes não preparando os colaboradores do próprio setor para a condução dos processos com a chegada do novo(a) colaborador(a), sendo o mesmo submetido ao direcionamento de outros profissionais que nem sempre possuem formação técnica suficiente ou no contexto comportamento estão satisfeitos com suas funções.
Assim o clima organizacional que o novo profissional é inserido gera um descontentamento logo nos primeiros períodos de trabalho. As avaliações de produtividade não são realizadas com constância e os feedbacks não acontecem assertivamente com planejamento individual ou junto a sua equipe.
Portanto repensar a gestão de pessoas dentro das padarias é garantir a efetividade para os padrões de excelência dos serviços. Os indicadores do segmento mostram que o setor de atendimento ao cliente é um dos mais afetados, porém todos os setores merecem a mesma atenção.
Formar colaboradores é garantir resultado financeiro. A justificava que o profissional estabelecerá vinculo curto com a empresa é arcaico e fora do contexto atual. O padrão de excelência consiste que independentemente do tempo que o colaborador permanecer na organização, que seja propiciado o máximo de ferramentas possíveis para seu crescimento e consequentemente obtenção de resultados provindos de sua função.
Para trabalhar pessoas é necessário saber onde se quer chegar a curto, médio e longo prazo. Ter metas de crescimento gerais, por setores e individuais. A missão da organização deve ser sabida e entendida por cada membro da empresa e visão deve ser partilhada traçando estrategicamente planos de ação onde se possam conquistar os resultados esperados.
Para resultados efetivos é importante possuir um modelo de gestão que contemple a formação de pessoas, criando uma rotina de treinamentos de acordo com necessidade de cada um, avaliando periodicamente os departamentos, considerando a produtividade em equipe e individual. Quanto Custou cada setor por período e quanto produziu é um indicador importante.
Fábio Marques
Consultor em Gestão de Empresas
fabio@baseforteconsultoria.com.br