Muitos sonham em abrir um negócio. Ter maior autonomia nas decisões comerciais e poder lucrar de acordo com o empenho empregado para o sucesso do negócio.
Índice
O que é uma franquia?
Trata-se de um sistema de negócio que já possui um formato próprio e credenciado, ou seja, é licenciado por um franqueador – que é sempre o dono da marca, este por sua vez, concede o direito da sua utilização mediante alguns critérios, de modo que várias estratégias já são estabelecidas, facilitando assim, a gestão do empreendimento.
Nesse sistema, alguns pontos são definidos, como:
- Táticas do negócio,
- Estratégias de marketing,
- Sistema operacional,
- Princípios,
- Missão,
- Valores,
- Visão,
- Entre outros procedimentos.
Quando um empreendedor decide comprar uma franquia, ele possui o benefício e direito de usar o sistema e o nome patenteados, e assim, pode administrar o negócio de acordo com as regras existentes da franquia.
Vantagens de comprar uma franquia
- Possuir um diagnóstico de território;
- Método já testado e aprovado, que possui todo um treinamento envolvido, tanto para o empreendedor, como para os colaboradores;
- Suporte da franquia com base na tecnologia e com orientação para expansão rápida da rede;
- Produtos e serviços já prontos para serem vendidos e que já possuem aceitação no mercado;
- Parceiros que dão sustentação e apoio para o desenvolvimento do negócio;
- Independência jurídica;
- Indicação de fornecedores;
- Confiabilidade da marca perante sua popularidade;
- Segredos e técnicas de atendimento;
- Marketing direcionado;
- Crédito no mercado;
- Projeto arquitetônico definido e estruturado com base em pesquisas de mercado;
E como funciona ser integrado a um sistema de franquia?
Para ter direito a uma abrir uma franquia, naturalmente, é preciso comprá-la. O dinheiro é pago no ato em que o contrato é assinado, onde haverá detalhamento sobre toda a responsabilidade do empreendedor franqueado e também do franqueador.
Algumas franquias podem ser mais baratas e outras bem caras, depende muito do porte, popularidade e diferenciais de cada uma. Portanto, o investimento pode variar de R$ 5 mil até 300 mil.
Na contratação e compra da franquia podem conter alguns itens, como:
- Compra dos direitos da marca;
- Primeiro estoque.
- Treinamento dos funcionários e gestores;
- Compra dos equipamentos para o trabalho;
- Reforma e decoração do ponto;
O franqueado precisa pagar as taxas com relação aos direitos de exploração (que são os royalties). Estas podem ser de menos de 1%, e a depender do franqueador, podem também ser mais caras, em 30%, por exemplo, dependendo do produto a ser comercializado.
Em que mais consiste o sistema de franquia?
Para ser franqueado, o empreendedor precisará ser pessoa jurídica ou física. De forma que essa ação traga o benefício de ter direitos sobre a marca e a patente.
Royalty – se trata na verdade, de uma remuneração periódica que é paga pelo empreendedor franqueado.
Fundo de propaganda – também conhecido como fundo de promoção, é o montante que se refere às taxas referentes a publicidade. E são utilizadas para finalidades de divulgação e marketing.
Taxa da franquia – É o valor comercializado pelo franqueador para que o empreendedor possa aderir ao sistema da franquia. O valor pode ter reajuste e será cobrado novamente a cada renovação de contrato, a depender da marca.
Conselhos de franqueados – possui caráter consultivo e se trata de um grupo formado pelos franqueados que trabalham para administração do Fundo de Propaganda da marca.
Circular de oferta de franquia – segundo a legislação brasileira, esse documento deve ser entregue pelo franqueador para o empreendedor franqueado, até 10 dias antes que a assinatura do pré-contrato, do contrato ou do pagamento aconteça.
Se você tem mais dúvidas sobre o assunto, incluindo sobre as tributações, nada melhor do que ter uma assessoria contábil. Nós da Roca Contábil, somos especialistas em Contabilidade para Franquias!
Até breve!