Índice
Trabalhar como profissional liberal ou autônomo? Entenda as diferenças!
Você deseja trabalhar como profissional liberal ou autônomo? Leia o nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto!
Quando decidimos trabalhar por conta própria, precisamos tomar muitas decisões importantes. Uma delas é se devemos abrir uma empresa ou trabalhar como profissional liberal ou autônomo.
Porém, você sabe quais são as diferenças entre profissionais liberais e autônomos? Sabe quais são as vantagens de cada um e se você pode, de fato, ser um profissional liberal ou autônomo?
No artigo de hoje, nós, da Roca Contábil, vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Diante disso, continue conosco e tenha uma ótima leitura!
Se você gostou do tema de hoje, também pode se interessar por:
- Saiba se profissional liberal precisa declarar Imposto de Renda;
- Saiba agora como declarar Imposto de Renda sendo autônomo.
O que é um profissional liberal?
O profissional liberal é aquele que possui alguma formação técnica e/ou acadêmica para prestação de serviços de natureza técnico-científica. Além disso, a sua profissão é registrada em alguma ordem de classe ou conselho profissional, sendo, portanto, regulamentada por legislações próprias com embasamento constitucional.
Como exemplo de profissionais liberais, podemos citar:
- Médicos;
- Advogados;
- Engenheiros;
- Arquitetos;
- Dentistas;
- Psicólogos;
- Contadores.
A principal vantagem do profissional liberal é a liberdade para atuar com vínculo empregatício no regime CLT, por conta própria ou abrir a sua própria empresa. Além disso, há uma maior flexibilidade de horário e a possibilidade de faturar muito mais do que trabalhando em regime CLT.
Já em relação às responsabilidades dos profissionais liberais, podemos citar como principais:
- Contribuir com o sindicato da sua categoria;
- Realizar o recolhimento correto dos tributos devidos, como Imposto de Renda, INSS, PIS e ISS.
Vale ressaltar que, caso você queira abrir a sua própria empresa, os tributos e a forma como eles serão recolhidos e calculados irão depender do regime tributário em que a sua empresa estará enquadrada (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).
O que é um profissional autônomo?
O profissional autônomo, por sua vez, não precisa de formação técnica e/ou universitária para exercer sua profissão. Ele possui total liberdade e independência, sem registro em ordem de classe ou conselho profissional e sem vínculo empregatício, ou seja, não trabalhando no regime CLT.
Esses profissionais também possuem maior flexibilidade de horário, bem como maior liberdade para negociação de preços com os clientes.
No entanto, por não haver vínculo empregatício, eles não possuem seus direitos trabalhistas garantidos. Contudo, o autônomo também pode formalizar sua profissão e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) para garantir seus direitos trabalhistas e previdenciários.
Vale ressaltar que, quando falamos dos profissionais liberais, não há a possibilidade de se tornar MEI, pois tais profissões não fazem parte das atividades permitidas por essa formalização.
Em relação às responsabilidades do profissional autônomo, podemos citar a contribuição à previdência, como o pagamento do INSS. Ademais, para ter algumas garantias e receber a partir de recibo de pagamento autônomo, esses profissionais precisam registrar suas atividades junto à prefeitura.
Agora que você já sabe o que são os profissionais liberais e os profissionais autônomos, as suas diferenças, as vantagens, as características e as responsabilidades de cada um, é hora de saber qual a melhor opção para você. Veja a seguir!
Profissional liberal ou autônomo: qual escolher?
Como você pôde observar, a principal diferença entre o profissional liberal e o autônomo se encontra na formação profissional.
Isso porque, para ser profissional liberal, é necessário ter formação técnica ou universitária, o que não se faz necessário para o autônomo.
Dessa forma, caso você possua essa formação, a opção mais indicada é trabalhar como profissional liberal.
No entanto, seja como profissional liberal ou autônomo, é fundamental que você conte com o suporte de especialistas contábeis para prestar o suporte de que você precisa a fim de manter o seu negócio saudável e lucrativo. Conte com a Roca Contábil!
A Roca Contábil pode ajudar você!
Nós, da Roca Contábil, estamos há mais de 40 anos no mercado prestando serviços nas áreas contábil, fiscal, de departamento pessoal, de legalização e muito mais.
Dessa forma, temos a experiência e a expertise de que você precisa para guiar o seu negócio ao caminho do sucesso.
Logo, não perca mais tempo e entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a tomar as decisões mais assertivas e vantajosas para o seu negócio.
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS AGORA MESMO!