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Passo a passo para um treinamento de equipe de sucesso
Veja como fazer um treinamento de equipe eficiente em sua empresa e aumente a produtividade dos seus funcionários
O treinamento de equipe é um dos processos fundamentais no processo de motivação dos colaboradores da empresa.
Devemos compreender esse processo como bastante necessário para elevação da qualidade produtiva da empresa.
É de suma importância compreender o grau de crescimento que a empresa poderá alcançar ao treinar seus colaboradores.
Neste artigo, apresentamos cinco dicas essenciais que toda empresa pode e deve aplicar para treinar e motivar seus colaboradores. Confira!
Aplicando o treinamento de equipe
A seguir, apresentamos dicas importantes que podem ser aplicadas em qualquer empresa independente de seu porte ou segmento de atuação.
1 – Metas
No tocante aos métodos de treinamento, é indicado definir metas para orientar os principais passos a serem dados para elevar a motivação da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa.
De todo modo, as metas são essenciais para guiar a equipe e alcançar a produtividade.
A empresa precisa ter metas que possam gerar positivos retornos de alto nível para a empresa crescer e se estabelecer melhor com uma equipe mais criativa e proativa.
2 – Treinamento especializado
Além de oferecer oficinas generalizadas para os colaboradores, em muitos casos poderá ser necessária a aplicação de oficinas de formação específica, por exemplo, para gestores, gerentes de rede de negócios, equipe de vendas e outros setores mais segmentados do ambiente interno laborativo.
Os objetivos fortalecer a capacidade dos funcionários, elevar a receita e reduzir gastos ou perdas com rotatividade de colaboradores.
3 – Envolvimento da equipe
A empresa precisa aplicar o treinamento de equipe de forma inteligente e que atraia o interesse de todos. É importante que o envolvimento dos colaboradores seja alto em cada atividade na realização de cursos, oficinas e seminários.
O sentimento de pertencimento deve ser aprofundado quando os membros da equipe conhecem melhor cada colega e podem se sentir seguros com a equipe na qual trabalham.
4 – Ouvir, ouvir e ouvir
Mesmo quando há pleno processo de treinamento, os gestores da empresa precisam ouvir seus colaboradores para verificar se os investimentos em treinamentos estão surtindo o efeito esperado.
Em alguns casos, a empresa poderá alocar diferentes equipes para outros setores da empresa como forma de gerar renovação de produção ou de desenvolvimento de melhores serviços.
Principalmente, depois de um processo de cursos e oficinas, os funcionários devem sentir a necessidade de compartilhar experiências e fazer parte de alguns processos de decisão.
5 – Amplie o canal de comunicação
A empresa deve ainda ampliar o canal de comunicação entre as diferentes equipes da empresa como forma de ampliar o contato e o nível de colaboração entre todos no processo de realização e consolidação de novos projetos.
Dessa forma, a empresa contará com uma nova cultura de comunicação e de feedback como forma de compreender diferentes cenários no ambiente interno e manter a proximidade com os seus comandados.
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