Gestão De Negocios

Como diminuir falhas na gestão do seu negócio a partir de informações contábeis

No século atual, onde os empreendedores tomam conta e trazem um novo olhar e  novos tipos de negócios que atendem as mais diversas necessidades de um mercado cada vez mais exigente,  surge o bônus das facilitações e praticidades aos clientes e consumidores.

Comércios cresceram e ampliaram trazendo inovações mercadológicas. Padarias deixaram de apenas vender pão e trouxeram versatilidade e melhores ofertas seguindo a tendência de grandes confeitarias.  Restaurantes se adaptam a vender um serviço de acordo com o bolso do seu cliente.

Esses são apenas alguns exemplos da variedade no mercado varejista e industrial diante do momento atual.

Como ônus da situação, os custos também cresceram de acordo com a comodidade oferecida e a burocracia aumentou de acordo com o crescimento da economia.

As legislações mudaram para ampliar seu leque de controle e a mão de obra qualificada ficou cada vez mais difícil, diante da variedade de profissionais.

Essas dificuldades do mercado moderno podem trazer falhas, gerando problemas para alguns empreendedores, principalmente aos que estão iniciando seus negócios. Para isso é importante alguns cuidados simples e básicos de como diminuir falhas na gestão do seu negócio a partir das informações contábeis.

O plano de negócios é o planejamento do sucesso

O Plano de Negócios é extremamente importante para estudo estratégico de onde a empresa quer chegar. Para a contabilidade, ele é a indicação dos objetivos financeiros e precisa ser cautelosamente desenvolvido. Ele deve ser revisto a cada momento importante, visando o crescimento organizacional e financeiro da empresa.

Leia um post interessantíssimo sobre Plano de Negócios: A IMPORTÂNCIA DE FAZER O PLANO DE NEGÓCIOS

De olho na baixa produtividade

O primeiro passo para diminuir essas falhas é estar atento à produtividade da sua empresa. Um funcionário despreparado e/ou desmotivado pode trazer sérios prejuízos ao seu negócio.

Do mesmo modo, a alta rotatividade traz sérios prejuízos devido ao tempo tomado para cada novo aprendizado. O investimento em profissionais qualificados é extremamente importante para a contabilidade fechar no fim do mês.

Lembre-se o capital humano é extremamente importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Logo ele deve ser muito bem avaliado e monitorado.

Fique atento a qualquer motivo de baixa produtividade do seu negócio, ela implicará totalmente no fechamento contábil no fim do mês.

Leia também: INVESTIR EM PESSOAS É O CAMINHO PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

Utilize ferramentas que atendam a necessidade da sua empresa.

De nada adianta a empresa dispor de alta tecnologia, se não tiver domínio delas. É importante ter ferramentas de trabalho que auxiliem no processo de modo contínuo sempre.

Para isso invista em softwares de gestão e procure integrá-los com os sistemas de sua contabilidade de acordo com a necessidade da sua empresa dentro do ramo de atuação e demanda mensal. Mais importante do que ter é saber maximizar os processos com o que se adquire.

Foque nos processos

Processos precisam ser constantemente monitorados e melhorados de modo a atender as necessidades da empresa.

De modo organizado, simples, claro e bem visível eles devem ser mantidos e constantemente revisados. Isso auxilia no controle dos mesmos e facilita a rotina. Deste modo, há maior qualidade no atendimento aos prazos e consequentemente ao faturamento do seu empreendimento.

Dê importância ao capital de giro

Todas as empresas têm gastos mensais com despesas fixas e variáveis e este é um tópico que deve ser cautelosamente abordado.

É importante manter um “respiro” do seu negócio, deste modo evita-se desespero na hora de fechar as informações contábeis no fim do mês.

Alguns problemas mais comuns de descapitalização é a venda desenfreada a prazo. Ainda que esteja em níveis elevados de vendas, não dá pra vender tudo e receber depois, pois implica diretamente no seu capital de giro.

Foco nas despesas do negócio

Perder o controle das despesas é uma das práticas mais falhas de gestão do negócio próprio. Misturar contas pessoais com contas da empresa, traz sérios prejuízos para a saúde financeira da mesma.

É importante ter organização e um bom controle desses gastos.

Busque auxílio profissional

A principal medida precatória de controlar o futuro do seu negócio é contar com a colaboração de profissionais qualificados para tal.

O contador é pode ser o clínico geral e também o maior especialista financeiro de qualquer empresa. Ele consegue apontar possíveis problemas e direcionar ao tratamento de acordo com a necessidade. Deste modo, esse profissional é extremamente importante para qualquer negócio.

Não há fórmula mágica para fazer sua empresa decolar, mas algumas técnicas podem te dar estruturas para desempenhar um excelente papel com o empreendedorismo.

Coloque-se a postos e faça sua empresa subir cada dia mais com essas dicas!

Pense nisso e até a próxima

Você precisa ler também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *